Viva São João!

 

Ontem (dia 24) foi comemorado dia de São João, um dos três santos cultuados no mês de junho, originando assim, em todo o Brasil, as chamadas Festas Juninas.

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura européia, como as festas juninas. Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

 

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

 

Para nós, uma boa época para as delícias da culinária da época e quem sabe momento para rever as ações e os objetivos para o ano. Já chegamos na metade de 2011, o que programamos em janeiro tem se cumprido? O que de mudou de lá para cá e o que falta ainda para continuarmos com nossos planos? Não basta planejar, é preciso controlar.

 

Os empresários estabeleceram com suas equipes as metas, a dona de casa programou aprender uma nova atividade para aumentar a renda em sua casa, o estudante está se preparando para o vestibular, e assim, todos nós criamos expectativas em janeiro. Mas será que estamos trabalhando para alcançá-las ou estamos no estilo Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar”?

 

Não durma no ponto!

 

Referência: Brasilescola.com

 

Rápidas e Rasteiras:

Obras na Arena dos Calçados, em Nova Serrana, seguem a todo vapor:  palco das partidas do Nacional na elite do Campeonato Mineiro em 2012, no local, que antes era o Centro de Convenções de nova Serrana, será construído uma moderna arena, com capacidade para oito mil pessoas, além de ter cabines de rádio e TV, camarotes e iluminação, para que possa acontecer jogos na parte da noite.

 

Faltam 342 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!

 

Mais informações sobre o Centenário em:

http:www.senhoradosol.com.br

 

100 anos/ 100 soluções: 

7- Revitalização das instalações elétricas em toda a cidade, em especial no Centro, enterrando a fiação;

 

8- Miséria zero: contratação de profissionais do serviço social para mapear e erradicar a miséria na cidade.

 

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

Homenagens: o Rotary Arraial comemorou no dia último dia 21, 24 anos de fundação e de grandes serviços prestados a nossa comunidade. Foi realizada uma missa na Igreja Matriz pelo Padre Gervásio e em seguida festa comemorativa na sua sede social. Na ocasião o presidente Alair homenageou, pela sua colaboração na comunidade bom-despachense, os seguintes profissionais: Margarida Lelis (Associação dos Doadores de Sangue), Tenente Hélcio (Comandante da 50ª Cia) e Júnio Luiz Nunes (2º Sargento da PMMG-Comandante da Guarnição/Patrulha de Prevenção e Degradação Ambiental).

 

 

 

Fotógrafo: Capivara

 

Maxivinil: agora é 100% bom-despanchense uma vez que os jovens empresários Eduardo e Breno adquiriram a parte de seu sócio. Já estão com projetos de expansão, que venham novos empregos.

 

Lions Club: na próxima terça-feira dia 28/06 o Lions Club de Bom Despacho faz a mudança de sua diretoria saindo o atual presidente Roberto Ivan Neves e assumindo Sra. Maria Vilma Cançado, viúva do saudoso Dr. Orlando Cançado.

 

Parabéns: amanhã, domingo (26), faz mais um aniversário minha professora de Português Marlene Valadares, que me apresentou “O Romanceiro da Inconfidência” e “Olhai os lírios do campo”, livros que até hoje trilham meus passos e imaginação. À dona Marlene o meu muito obrigado e parabéns!

 

Vitrais: vamos iniciar o projeto de fotografar e registrar em forma de livro todos os vitrais das igrejas em nossa cidade. Empresários e pessoas interessadas em contribuir para a confecção do livro (que terá toda sua renda revertida para fins sociais na cidade) podem me procurar pelo contato da coluna.

 

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br

Posts Relacionados

Deixe uma resposta