Médias e pequenas empresas inovam e aumentam sua participação no PIB

Segundo o diretor técnico e presidente em exercício do Sebrae, participação poderia ser mais significativa com a melhoria de gestão de processos nas empresas. Inovação é o caminho para aumentar a participação das micro e pequenas empresas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A afirmação é do diretor técnico e presidente em exercício do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, feita durante o Seminário Internacional Projeto Sistemas Regionais de Inovação, nessa terça-feira (14), em Brasília.

Carlos Alberto ainda destacou a relevância das micro e pequenas empresas na economia nacional e internacional, como representantes de 99% do universo de pessoas jurídicas, mas lembrou a baixa participação do segmento no PIB brasileiro. “Hoje, a participação das MPE não passa dos 30%, apesar de sua representatividade, em toda e qualquer economia, no Brasil e no mundo. Por isso, nosso desafio deve ser aumentar, senão dobrar essa participação”, disse. Essa participação poderia ser bem mais significativa com a aplicação de práticas e estratégias de melhorias de gestão de processos no dia-a-dia das empresas. “Estou convencido de que temos que reorientar o foco. Precisamos partir da oferta para a demanda, traduzindo conceitos e riscos da inovação para empresas O caminho é simples: vamos identificar e oferecer soluções para as demandas, entre elas questões como financiamento e acesso ao crédito”, declarou Carlos Alberto.

O presidente em exercício do Sebrae também alertou para a necessidade de reforço das alianças estratégias entre os diferentes atores que apóiam a inovação. Para ele, o ponto-chave para o desenvolvimento é a superação da forte dispersão de iniciativas, sinergias e eficiências entre os principais atores de estímulo à cultura inovadora. “A idéia é coordenar e articular as agências e os atores institucionais”, afirmou.

Na abertura do seminário, realizada na parte da manhã, o Sebrae e a CNI anunciaram parceria para sensibilizar e mobilizar os proprietários de micro e pequenos negócios para a importância de inovar em suas atividades. O convênio será assinado em outubro e prevê que até o fim de 2013 sejam investidos R$ 48,8 milhões para a implantação de processos inovadores em pelo menos 18 mil empresas de todo o País.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias – em 14/09/2010

Rápidas e Rasteiras:

Feiras Internacional de Construção: Construir Minas – Belo Horizonte 2010. A feira é um sucesso dos eventos para a construção civil – e pela FIEMG, acaba de se fundir a experiência da Tambasa em feiras por todo o país. Primeiro, a GL Eventos e a Fagga compraram parte dos direitos da Construir Rio, no Rio de Janeiro. E agora, todos os parceiros estão juntos, levando este nome para Minas Gerais. A união de forças tão importantes, concentradas num único evento em Belo Horizonte, uma garantia indiscutível de que a nova feira será uma das maiores do país. A empresa MAXVINIL (pertencente aos empresários bondespachenses Eduardo e Breno) expôs de 14 a 17 de setembro.

Dia do Administrador: na última reunião da câmara municipal a UNIPAC prestou homenagem aos administradores Ivan Cruz (Santa Casa), Professor João Roberto (Unipac) e Ricardo Alvarenga (empresário e vereador na cidade) pela passagem do dia municipal do administrador instituída pela lei 2155/2010 de autoria do vereador homenageado que em seu pronunciamento destacou a importância dos administradores para o progresso de nosso País e também de nossa universidade que abriu oportunidade para as pessoas estudarem. Estiveram também presentes representantes alunos graduandos em Administração.

Feira de Pedras: mais uma edição de sucesso foi a já tradicional feira de pedras e artesanato regional. O setor de pedras que enfrenta dificuldades há vários anos começa a reagir. Esse setor é uma importante fonte de renda em nosso município e seu aquecimento irá beneficiar a cidade.

Orçamento Municipal: deu entrada no legislativo municipal o orçamento para o ano de 2011 para ser discutido e aprovado. Trata-se de uma oportunidade para os munícipes debaterem juntamente com os vereadores buscando uma melhor aplicação de nossos recursos financeiros.

Empresário anuncia produção de carro elétrico para os próximos anos: o anúncio foi feito por Eike Batista, presidente da holding EBX, que pretende construir uma planta industrial no norte fluminense. A produção inicial será de 100 mil veículos. Os primeiros devem circular já em 2014.

Começam hoje os processos de exclusão de 35 mil empresas do Simples Nacional: o Chefe da Divisão de Cobrança da Pessoa Jurídica da Receita Federal, Bruno Andrade, explica como se dará o processo e alternativas para as empresas. Nessa quarta-feira (15) a Receita Federal do Brasil começou a encaminhar os Atos Declaratórios Executivos (ADE) de exclusão de 35 mil empresas do Simples Nacional, determinados por débitos com União, estados e municípios referentes aos anos-calendário 2007 e 2008. Após o recebimento do comunicado as empresas têm prazo de 30 dias para quitarem seus débitos, o que somente poderá ser feito por meio de pagamento à vista. Em entrevista à ASN, o chefe da Divisão de Cobrança da Pessoa Jurídica da Receita Federal, Bruno Andrade, explica como se dará o processo e quais são as alternativas para essas empresas.

Acordo Ortográfico: na última semana a discussão foi sobre a obrigatoriedade do acordo a partir de 2012. “A Língua Portuguesa sempre me interessou muito. Sendo assim, o fato de cobrarem as novas regras nos concursos públicos a partir de 2012 não fez com que estudasse mais. Continuo procurando me aprimorar e estar sempre atenta as atualizações. Afinal, é preciso estar preparada para todas as ocasiões e não somente para concursos.” (Mel Gontijo, via Orkut). Participe da nova comunidade de Bom Despacho: http://www.vai.la/Zw7

Twittando:

260 mil se inscrevem para 28 mil vagas em cursos de petróleo e gás http://goo.gl/9Lle

O caso Migre.me: uma aula de gerenciamento de crise com a ação de Jonny Ken. http://goo.gl/IW22

Alô da semana: desta vez vai para o pessoal dos Correios Central (Rua Vigário Nicolau), forte abraço para minhas leitoras Ivani, Silvana, Sonara e toda a sua equipe. São pessoas que zelam pelo profissionalismo e cuidado com nossas correspondências.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br

Posts Relacionados

Deixe uma resposta