Waldemar Niclevicz e sua lição de determinação e perseverança

Desde quando começou a confusão da aplicação da prova do ENEM que havia decidido que iria escrever sobre isso. Mas, tudo muda, o tempo todo, acabei por decidir em trazer uma experiência que tive essa semana. Na terça, dia 09, começou em Belo Horizonte o 5o Congresso de Gerenciamento de Projetos, promovido pelo PMI-MG (capítulo do principal instituto sobre o tema no mundo).

As 2 primeiras palestras foram sobre como agregar valor aos nossos empreendimentos (projetos) e como a paixão move nossas ações para o sucesso. A última foi a que mais me chamou atenção. O alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz dissertou sobre suas experiências e como superar desafios. Sabe o segredo dele ? Vou contar algumas dicas:

– perseverança (por muitas vezes ele estava próximo em alcançar, mas não conseguiu, mesmo assim não desistiu e foi até conseguir)

– planejamento (o projeto de aventura dele não é apenas no momento de subir a montanha, existe todo um trabalho antes e após)

– paixão (gostar muito do que faz, sentir grande satisfação ao realizar sonhos)

Parece muito óbvio, mas é o que funciona, eu vivo repetindo que o simples é que faz as coisas acontecerem. Fico vendo muita gente competente numa choradeira danada, ao invés de começarem por pequenas ações de mudança, essas pessoas focam em resolver todos os seus problemas e os do mundo também, por isso gastam muita energia e não conseguem nada.

Waldemar tem um histórico de vida sensacional. Hoje tem 44 anos, mas aos 28 foi o primeiro brasileiro a chegar no topo do Everest (o ano era 1995 e até então 341 pessoas haviam conseguido a proeza de subir o maior pico do mundo). Depois disso ele subiu as maiores montanhas de cada continente e outras aventuras, as quais ele mesmo chama de projetos de sonhos.

Mais informações em: HTTP://www.niclevicz.com.br.

Foto: Ítalo e Waldemar Niclevicz, um dos grandes do alpinismo mundial.

Outra palestra que assisti e que me chamou muito atenção foi da Prefeitura de Belo Horizonte, proferida pela Beatriz Góes e Tiago Lacerda. Eles falaram sobre o projeto de melhorias do município e região metropolitana até 2030 e sobre os investimentos necessários na cidade para receber a Copa de 2014. Na ocasião, Tiago Lacerda, filho do atual prefeito de BH, disse que a cidade tem grandes chances de receber a Copa das Confederações.

Semana que vem vamos falar de oportunidades na cidade. Você tem algo a contribuir ou a questionar sobre o tema? Envie para o contato da coluna.

Rápidas e Rasteiras:

Expedição ciclística à Barra do Funchal: faça sol, faça chuva vai acontecer nos dias 14 e 15. Ainda há tempo de você se inscrever e participar. Vamos sair no domingo às 7 hs da manhã de frente ao Fidélis no Bairro São José. Mais informações com o Titão (celular 8812-6557). Vamos pedalar?

Ação Rotária: o Rotary Club Bom Despacho-Arraial realiza neste feriado de 15 de novembro mais uma Ação Rotária no pátio da Paróquia São Vicente a partir das 09h00min da manhã. São várias as atividades que serão desenvolvidas como brinquedos do SESC, aferição de pressão, cortes de cabelo, distribuição de lanche, balas, algodão doce.S erá uma realização do Rotary Arraial e com a colaboração da Secretaria Municipal de Ação Social, SESC, UNIPAC, dentre outros.Participe!

Feira do Conjolo favorece arte local: nessa última sexta aconteceu a II Feira do Conjolo em BD, onde os participantes puderam aproveitar para comprar os presentinhos para o final de ano. Além disso boa música ao vivo com artistas locais. Esse projeto faz parte do Atelier do Conjolo administrado pela Iara e Sandra. O Centro de Arte e Cultura faz parte dos apoiadores desta idéia. Já estamos na espera da 3a edição, vamos quere nossa cidade cada mais Cult!

Escola Criança Feliz: depois da polêmica envolvendo a construção da Escola Municipal Criança Feliz estão ocorrendo boatos que ela será retirada do DNIT e irá funcionar em outro bairro. Os pais de alunos podem ficar despreocupados que a Escolinha continuará a atender no mesmo local, tendo em vista que cerca de 80% dos alunos moram na região do Bairro São José.

Uma criança, uma árvore: é sobre isso que discorre o projeto aprovado pelos vereadores em BD. Essa brilhante idéia, já aprovada em outras cidades de MG, orienta que “…fica o Poder Executivo autorizado a instituir no Município de Bom Despacho o  “Projeto uma Criança, uma Árvore”, a ser implementado mediante a disponibilização pela Municipalidade ao pai ou à mãe da criança, de uma muda de árvore, frutífera ou não, a cada nascimento em maternidade local, para ser plantada em local apropriado…” O projeto foi apresentado pelo vereador Ricardo Alvarenga e apoiado pelos demais.

Foto: Vereador e empresário Ricardo Alvarenga.

Pão sovado: não existe melhor em todo o Brasil, digo isso de carteirinha, pelo pouco que já rodei por esse mundo de Deus afora, a Padaria Silva produz desde 1957 o pão sovado mais gostoso que já apreciei. Sob direção do Omar Máximo da Silva, popular Sô Omar, a Padaria Silva é referência em nossa cidade. Parabéns ao Sô Omar e a todos os funcionários da padaria.

Foto: Sô Omar e o pão sovado – contribuição do radialista Rosemberg Rodrigues – a voz que não pára, a voz que não cala.

DPU e Ministério Público no Ceará associam-se para anular Enem: a Defensoria Pública da União no Distrito Federal se associará ao Ministério Público Federal no Ceará na ação que suspendeu as provas do Enem. Você foi prejudicado pelo ENEM? Mande sua experiência para o contato desta coluna.

PanAmericano está saneado e segue vida normal (?): o banco está recuperado com o aporte de R$ 2,5 bilhões, feito ontem, diz Alvir Hoffmann, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil. Segundo ele, não há evidência de irregularidades em outras instituições. Sílvio Santos, principal sócio do Banco (a CAIXA é outro sócio) ofereceu o SBT como garantia.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta