“Yes, we can”

Em bom Português, “Sim, nós podemos”. Esse foi o lema utilizado pelo 44º presidente americano durante o período de eleições. Barack Houssein Obama, negro, filho de um queniano e uma havaiana, cidadã americana, avós muçulmanos, basta dizer por aqui como esse novo personagem da política internacional congrega variadas características, diferentes aos olhos dos americanos.

 

Obama graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review. Atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Orgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000. Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago. Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória na eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convenção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos.

 

Veja um trecho do discurso no momento da posse, no dia 20 de janeiro, em Washington:

 

“Hoje eu digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão superados facilmente e em pouco tempo. Mas saiba isso, América – eles serão superados. Hoje nos unimos porque escolhemos a esperança sobre o medo, a união sobre os conflitos e a discórdia. Hoje proclamamos um fim ao pequeno descontentamento, às falsas promessas, à recriminação e aos princípios morais desgastados, que por muito tempo prejudicaram a nossa política. Nós continuamos sendo uma jovem nação, mas nas palavras da Bíblia, a hora chegou para afastar as infantilidades. Chegou o momento de reafirmar o espírito duradouro; de escolher uma história melhor; de continuar a transmitir o dom, a nobre idéia, que passamos de gerações a gerações: a promessa de Deus de que todos somos iguais, livres, e de que todos merecemos a chance de ter a felicidade.”

 

O mercado mundial tem visto com bons olhos a postura do novo estadista. São grandes as expectativas, uma delas é a de que o governante americano aprove junto ao Congresso, um plano de mais de US$ 800 trilhões, como incentivo às empresas que têm sofrido com a crise mundial.

 

Obama inaugura um novo tempo nos EUA, seja na Política, como na revisão dos valores americanos. Sua postura demonstra preocupação com os povos menos favorecidos, meio-ambiente e trazer de volta aos lares americanos, os combatentes das guerras do Afeganistão e Iraque.

 

Que o exemplo de um Político de postura sirva como referência para os nossos da Câmara Municipal e da Prefeitura. Sim, nós também podemos, mas precisamos cobrar de nossos vereadores e prefeito, que façam valer os títulos a eles conferidos, em prol de nossa comunidade.

 

Rápidas & Rasteiras:

 

8 Cursos de Pós na cidade: a Unipac Bom Despacho iniciou esta semana a divulgação de 8 cursos de especialização. Cada curso dura mais de 360hs e confere ao participante o título de especialista. Conheça os cursos e seus coordenadores: Análises Clínicas (Olímpio Melo Neto, Mestre em Ciencias Biológicas), Contabilidade e Governança Pública (José Athadeu Jr., Mestre em Contabilidade pela FVC/BA e consultor), Direito Civil Aplicado (Gustavo Ferreira Carvalho, Mestre em Direito pela UNINCOR), Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos (coordenado por Márcio de Souza Tibo, atual presidente do PMI-MG e da SUCESU-MG e por Ítalo Coutinho, mestrando em Administração), Gestão em Agronegócio com ênfase em Produções Sustentáveis (Fábio Augusto Gomes, Mestre em Ciência Animal e doutorando pela Universidade Federal de Lavras); Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (Elaine Cristina Dias Franco, Mestre em Promoção de Saúde pela UNIFRAN/SP e membro da equipe do Intercâmbio Internacional na Universidade do Estado de Nova York – EUA), Curso O Assitente Social e as Políticas Sociais (Paulina Helena Lima Zambelli, Mestre em Ciências Sociais pela PUC/MG) e Curso Treinamento Esportivo (Kenya Paula Moreira Oliveira, Mestre em Educação Física com ênfase em Fisiologia do Exercício e atividades físicas para grupos especiais). . Maiores informações no site www.unipacbomdespacho.com.br.

 

Método eficiente para aprender matemática: o Kumon é um método de estudo individualizado que busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só. Diariamente se formam pessoas autoconfiantes, disciplinadas, capazes de enfrentar desafios, buscar os próprios sonhos, são os valores que sintetizam o método. Em nossa cidade existe uma franquia, oportunidade para alunos que querem se desenvolver, preparar para vestibulares ou suprir alguma deficiência.

 

Festa de São Sebastião: no último dia 20 de janeiro foi o dia de São Sebastião, protetor das pestes. Tradicionalmente comemorado em Bom Despacho no povoado do Mato Seco, com seu tradicional forró nesta época do ano. Maiores informações sobre a festa este ano na Casa Paroquial, telefone: 3521-2108.

 

Teatro e Festival de Cinema: em Belo Horizonte, a 33ª campanha pela Popularização do Teatro vem atraindo públicos de todas as idades. Fernanda Nizatto, filha de pais bom-despachenses, atua na peça “Acredite, um espírito baixou em mim”, interpretando a engraçadíssima personagem Normanda. Na histórica cidade de Tiradentes acontece a 12ª Mostra de Cinema, foco para as produções independentes. Para saber mais basta acessar os sites www.sinparc.com.br e www.mostratiradentes.com.br, respectivamente.

 

O que você tem feito para combater a dengue? Acredita-se que em 2 anos teremos uma vacina contra a dengue. Mas até lá o Brasil vai travar uma batalha contra o mosquito e conta com nosso esforço para eliminar os focos. Procure por pontos de água parada em sua casa, na casa do vizinho, em lotes fechados, não permita que o inseto prolifere e traga uma epidemia para a cidade.

 

45 anos da Biblioteca Municipal: inaugurada no dia 7 de setembro de 1964, pelo prefeito Dr.Roberto de Melo Queiroz, em solenidade em que falaram o fundador da instituição, professor Jacinto Guerra, e os estudantes Itamar José de Oliveira e Tadeu de Araújo Teixeira. O primeiro empréstimo de livro foi para a professora Maria Auxiliadora Teixeira Guerra. A Biblioteca funcionou inicialmente no próprio gabinete do Prefeito, no antigo prédio da Prefeitura, situado na Praça da Matriz, nas imediações do atual Edifício Bom Despacho. O acervo inicial de 500 livros novos, doados pelo Instituto Nacional do Livro, que funcionava no Rio de Janeiro. A Prefeitura adquiriu modernas estantes metálicas e uma comprida mesa para os leitores. Por decreto do prefeito Antônio Leite de Oliveira, a instituição passou a ter o nome de Biblioteca Municipal Jacinto Guerra. No período 1997-2000, primeiro governo Haroldo Queiroz, foi criada a AABM – Associação dos Amigos da Biblioteca Municipal. 

 

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

Deixe uma resposta