Aumento do número de pedidos de seguro-desemprego

 

Segundo o Ministério de Trabalho, através de sua representação em Belo Horizonte, houve um aumento de 52% de pedidos de seguro-desemprego em dezembro de 2008, em comparação com o mês anterior. A explicação se dá ao analisar a parcela da população que tem feito essa solicitação, grande parte composta por operários e metalúrgicos da região metropolitana.

 

Em Bom Despacho, o fechamento de postos de trabalho no setor siderúrgico e têxtil, representou aproximadamente o fechamento de 200 postos diretos de trabalho. A impressão de prestadores de serviço em nossa cidade é que os industriários bom-despachenses, estão esperando o mau agouro financeiro passar, não tem se visto muita movimentação nesse início de ano, será que 2009 somente vai começará para eles após o Carnaval. Tem também a posse do novo presidente americano, Barack Obama. Vale lembrar que quem sai na frente, bebe água limpa, ficar na espreita por muito tempo e não arriscar, pode ser uma perda de oportunidade.

 

Na contra-mão vem o setor de educação, no último domingo, dia 11 de janeiro, a UNIPAC anunciou a contratação de 13 professores para disciplinas de diversos cursos. Há uma expectativa de contratação de mais funcionários para atuação em áreas de apoio, como administração e serviços gerais, uma vez que o último vestibular no final de 2008 foi de grande sucesso, superando as expectativas da direção do campus universitário.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, voltou a defender a redução da jornada de trabalho e de salários para evitar mais demissões, acertada na terça-feira com a Força Sindical. Segundo ele, a proposta de redução de jornada e de salários em até 25%, como prevê a legislação, foi aceita por unanimidade pelos 33 empresários presentes na reunião do Conselho Superior Estratégico da Fiesp, realizada nesta quarta-feira. Skaf advertiu, no entanto, que um acordo nesses níveis não garantirá a estabilidade dos trabalhadores no emprego. Assim anunicou o Jornal O Globo em sua edição de quarta, dia 14.

 

Assim, a crise financeira mundial tem sortido efeito na indústria brasileira. Segundo pronunciamento da futura Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, o Brasil, bem como China, Índia e Rússia, está dentro das poucas economias mundiais onde os efeitos foram mais brandos.

 

Imaginem se por aqui, não só a sombra da onça, mas a dita cuja em carne e osso tivesse aparecido ?

 

Rápidas & Rasteiras:

 

Pancadas de Chuva: segundo o Instituto Meteorológico (InMet), localizado em São José dos Campos, SP, serão mais comuns no Sudeste e Brasil Central, chuvas fortes em pouco período de tempo. Nesta quarta uma chuva caiu em Bom Despacho, não chegou a causar problemas, mas confirma as informações do Instituto. Vale alertar a população sobre lixos, restos de construções, encostas e todo perigo iminente que se agravam com chuvas intensas.

 

Motocross e Bicicross: no último dia 11 de janeiro, ocorreram corridas de MotoCross e BiciCross no Aeroporto localizado na saída para Martinho Campos. Um dos destaques foi o garoto Lucas Araújo, 5 anos, que ganhou o primeiro lugar na categoria BMX de 5 a 6 anos. O evento independente coordenado pelo moveleiro Adilson Cabral, contou com o apoio de diversos patrocinadores da iniciativa privada e da Associação de Ciclistas de Bom Despacho. O Adilson tem se destacado como um grande incentivador e empreendedor do esporte em Bom Despacho.

 

Doação de Presépio: a família do Frei Paulo doou o presépio feito por ele para o Museu da Cidade. As peças do presépio foram feitas à mão, utilizando massa de olaria de nossa cidade. A doação foi feita pela Dona Leninha, que reside na Praça da Inconfidência. Há 50 anos que o presépio é montado na casa da Dona Leninha, uma das curiosidades é uma Preta Velha que fica a observar a cena natalina, representando uma senhora que na época do Frei Paulo todos os anos visitava o presépio e ficava admirando-o. Maiores informações sobre o Museu da Cidade é com o empresário Julio Benigno, telefone 3522-2553.

 

Campanha Empreendedores 2009: envie para o expediente do JORNAL DE NEGÓCIOS ou para o e-mail de contato dessa coluna, sugestões de empreendedores a serem entrevistas nesse ano de 2009.

 

Ganhadores das apostilas de Gestão de Projetos: foram 2 os ganhadores, o contador Matheus Araújo da GTC Constrói e o aluno de Engenharia de Telecomunicações, Fábio Silveira, morador do Bairro Realengo. Eles enviaram suas propostas para 2009, em comum tinham o desejo de participar mais ativamente das atividades políticas em nossa cidade.

 

Parabéns ao Pai da Informática em Bom Despacho: no último dia 13, foi aniversário do meu amigo Itagildo Garbazza, mais conhecido como Itagildinho. Esse meu conterrâneo foi o primeiro empreendedor da informática em nossa cidade e trouxe para cá a Internet em 1998.

 

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

Deixe uma resposta