Um passo de cada vez para crescer sempre

Existe uma campanha muito forte para que o brasileiro seja mais empreendedor e aqueles que estão na informalidade que busquem se legalizar. São campanhas do Governo Federal como Empreendedor Individual vêm a cada ano arrebanhando profissionais de diversas áreas para atitudes mais profissionais e oficializadas com as entidades públicas.

Montar um negócio não é tão fácil e fantasioso como alguns consultores em administração e empreendedorismo apregoam por aí. Toma tempo, planejamento e dedicação. O dono do negócio, principalmente aqueles de menor porte, é um verdadeiro faz-tudo na empresa, produz, paga conta, entrega, faz propostas comerciais, negocia, etc… Se o negócio vai bem, o empreendedor já cria dentro de si uma confiança sugerindo a ele dar o próximo passo, crescer, expandir, desenvolver seu negócio. Aí que mora o perigo, será que está preparado? Será que existe mercado para essa expansão?

Nessa semana a presidenta Dilma jogou um balde de água fria em vários setores da Economia ao anunciar cortes na casa de R$50 bilhões. Muita gente que há um bom tempo vinha se preparando para concursos ficou a ver navios, já que a proposta do Governo é diminuir a entrada de servidores. Já imaginou a repercussão para vários setores do mercado? O professor de cursinho está receioso, o dono de cursinho, o aluno, o dono da gráfica que fazia apostilas, todo mundo que aproveitou o boom dos últimos meses não sabe o que fazer.

Crescer é fundamental. Crescer estruturado é sobrevivência e tem a ver com uma expressão muito utilizada ultimamente: sustentabilidade do negócio. As turbulências causadas pelo famoso risco Brasil, que aquele somatório de um tanto de itens que prejudicam nosso poder de competição, causam susto principalmente para aqueles menos avisados.

Ter uma poupança, não creditar os rendimentos em um único gerador de recursos, conhecer o mercado, estudar cenários, tudo isso são ações óbvias mas que poucos empresários acabam se esquecendo. Conhecemos muitas empresas que se mantém na mesma velocidade há anos, não acelera, mas também quando a estrada está cheia de buracos, continua devagar e sempre.

Todo dia somos bombardeados na imprensa por informações positivas do crescimento do País e das oportunidades. Na última sexta o Globo Repórter mostrou regiões do Brasil onde faltam profissionais para atender o número de vagas. Assim, mesmo que você queira expandir seu negócio, dar o próximo passo, será que existe gente preparada?

Vamos crescer e vamos desenvolver muitos negócios em todo o Brasil, mas teremos lucro e bons rendimentos somente após a profissionalização da nossa gestão e dos nossos funcionários e colaboradores que fazem acontecer nas empresas.

Rápidas e Rasteiras:

IIG fará palestras: o Instituto Integrado de Gestão fará palestras para apresentar os seus cursos de pós-graduação e MBA. Os encontros acontecerão no dia 19 de fevereiro. Para aqueles interessados em ampliar seus conhecimentos e aumentar sua empregabilidade, será uma ótima oportunidade para saber mais sobre cada curso. Contatos pelo  telefone 3521-4341.

Boleka na Fazendinha: na última sexta o músico se apresentou no restaurante que já se transformou em referência para apresentação dos nossos artistas locais.

Carnaval 2011: Prefeitura de BD está prometendo um grande evento, fica aqui a sugestão para investirem pesado na organização e segurança de quem estará por lá se divertindo.

IFETMG inicia suas aulas na cidade: com a presença das autoridades municipais, as aulas dos cursos técnicos de técnico em gerência de saúde e técnico em meio-ambiente, iniciaram no último dia 07 de fevereiro. Estamos torcendo pelo sucesso dessa iniciativa e que venham mais cursos técnicos.

ACIBOM: assumiu a presidência da Acibom o empresário Jailton Antônio de Oliveira (Leão Embalagens) para o biênio 2011/2012 em substituição ao Ronaldo Tavares Gontijo (Contabilidade Gontijo). Parabéns ao Ronaldo, sem dúvida fez uma gestão inovadora e com muitas realizações. Desejamos ao Jailton e a toda nova diretoria sucesso e que continuem o trabalho em prol do desenvolvimento de nosso comércio e indústria.

Escolinha Criança Feliz: considerada uma das melhores escolas de atendimento às crianças de nossa cidade, conquistou a autorização da Superintendência de Ensino para o atendimento a crianças de 03 anos. À diretora Lucinha nossos cumprimentos, extensivos a todos que trabalham na escola e se preocupam com a educação infantil.

APAE: tomou posse na última semana o amigo Tarcísio Paulo como novo presidente da APAE- Bom Despacho. Ao Pirola, como é carinhosamente chamado o Tarcísio, sucesso para continuar os trabalhos já em andamento e muitas conquistas, nossa cidade tem muito a ganhar.

Inflação do aluguel aumenta para 0,66% na primeira prévia de fevereiro: a taxa, calculada pela Fundação Getulio Vargas, superou a verificada um mês antes, que foi de 0,42%. No ano, o índice acumula elevação de 1,46% e nos últimos 12 meses, de 10,93%.

Próxima semana: você conhece alguém que tem um negócio diferente na cidade? Algo inusitado, nunca antes pensado para nossa região. Mande sua história ou de algum conhecido para o contato da coluna, as melhores serão publicadas.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta