Inflação ZERO no mês de junho

A manchete é no mínimo inusitada: devido à queda nos preços dos alimentos, tornou-se a principal influência para a estabilidade na inflação em junho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi zero no mês passado, representando o mais baixo desde junho de 2006, quando houve deflação (inflação “negativa”) de 0,21%.
Nos primeiros meses do ano, os alimentos viviam um movimento de alta impulsionado por problemas climáticos. Mas em maio a variação dos preços perdeu força e culminou com uma queda em junho, de 0,90% – a maior baixa de preço ficou por conta da batata inglesa, 23,97% mais barata no mês passado. Os produtos não alimentícios também contribuíram para a estabilidade do índice, variando 0,27%.
Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE. O IPCA é o indicador oficial de inflação do país, usado pelo Banco Central para estabelecer metas de preços e influenciando também nos juros. Se o IPCA registra variação positiva, pode estimular alta nas taxas de juros, para segurar o consumo e frear aumento de preços.
Copa do Mundo: para o IBGE, o resultado de junho está diretamente relacionado ao campeonato mundial de futebol. Uma série histórica do instituto indica que, desde o Plano Real, a inflação cai nos meses de realização do Mundial ou nos meses que antecedem o evento, com os brasileiros deslocando o consumo para camisetas e cornetas e reduzindo a demanda por produtos como alimentos e automóveis. Outro fator de influência são os “feriados” não programados em função dos jogos.
Desde o início do ano, o acumulado do IPCA subiu 3,09%. O grupo de alimentos teve inflação de 4,52% no semestre. Avaliando os últimos 12 meses terminados em junho, a inflação medida pelo indicador está em 4,84%, menor do que a verificada nos 12 meses imediatamente anteriores (5,22%) e perto do centro da meta de inflação para 2010, que é de 4,5%. Existe uma forte especulação que mesmo com esse resultado o COPOM irá subir o índice da SELIC para 11%.

O leitor bom-despachense Michel Silva (funcionário dos Correios na nossa cidade) perguntou: ”Como posso ter acesso ao IPCA no período de 01 ano?”. Prezado leitor, basta visitar a página do IBGE, órgão no Brasil responsável por levantar alguns índices econômicos. O link direto para indicadores é http://www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#indicadores.

Fonte: IBGE, Diário Catarinense (08/07/2010).

Rápidas e Rasteiras:

Padre bom de tiro: no último dia 18 de junho a polícia foi até a fazenda do Padre Ézio, ex-pároco de Santo Antônio do Monte. Lá encontraram mais de 40 armas de fogo em bom estado. O religioso era campeão de tiro, como havia sofrido um acidente automobilístico a família comunicou à polícia a excêntrica coleção.

Visita do Governador do Rotary: nos próximos dias 13 e 14 de julho estarão visitando nossa cidade o Governador do Rotary (distrito 4760) Wilson Caixeta de Castro e sua esposa Silésia com o objetivo de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo clubes rotários de nossa cidade e também mostrar as metas para esse ano.O Lema do Rotary Internacional esse ano é ” Fortalecer Comunidades Unir Continentes”.

Conselho de Cultura: foi aprovado na última reunião do conselho municipal de cultura o seu regimento interno, agora o próximo passo é a criação do plano municipal de cultura para que ele seja aprovado e possa ser executado. Com relação as comemorações do centenário de Bom Despacho os primeiros passos já estão sendo dados.

Bom Despacho e os candidatos: Bom Despacho terá nessas eleições um candidato a deputado federal (Coronel Jefinho) e também um candidato a deputado estadual. José Antônio Cardoso Cançado (Zé do Nô) que é o presidente licenciado de nossa cooperativa, causou surpresa no meio político uma vez que ele nunca disputou uma eleição.

Carta do Jefinho: recebi uma correspondência muito positiva do nosso vereador. Na ocasião o mesmo reforça os seus objetivos na candidatura à câmara federal e ressalta a importância de bom-despachense votar em bom-despachense. Boa sorte ao Jefinho e sucesso em sua campanha.

Cruzamentos nas ruas cidade: por diversas vezes já recebi reclamações da falta de educação dos nossos motoristas. Pessoas são atropeladas ou quase sofrem acidentes, nos cruzamentos e passagens de pedestres. Na Praça da Matriz é quase impossível atravessar na hora de pico, os motoristas passam por cima de quem estiver e sem dó. Fica o alerta para o policiamento ser mais rigoroso em todos os pontos da cidade, uma vez que a boa educação falta, a Lei fala mais alto.

Senado aprova PEC do Divórcio: proposta elimina a necessidade de separação judicial por mais de um ano ou de separação de fato por mais de dois para a concretização do divórcio.

Criada a estatal para gerenciar contratos do pré-sal: criação da Pré-sal Petróleo S/A, que gerenciará contratos de exploração do setor, foi aprovada em votação simbólica no Senado e vai agora a sanção presidencial. O nome inicial era Petrosal, mas um empresário do nordeste o havia registrado e não abriu mão.

Posts Relacionados

Deixe um comentário