Mapeamento da altura das florestas no mundo

Nessa última semana, foi realizado um inédito mapa mundial de altura de florestas, que poderá ser útil para a geração de modelos climáticos e inventários de carbono, foi gerado a partir de imagens de satélites. Usando os dados da agência espacial americana Nasa, o pesquisador Michael Lefsky, da Universidade do Colorado, chegou a uma imagem que aponta que as mais altas florestas do mundo são as do noroeste da América do Norte, na costa do Oceano Pacífico, e as do sudeste asiático

Segundo a pesquisa, as florestas de coníferas (pinheiros) são as que têm as copas mais altas, ultrapassando facilmente os 40 metros. As florestas tropicais, como a Amazônia, têm em torno de 25 metros. O levantamento não considera as alturas das árvores individualmente, mas a média de altura de áreas de 5 quilômetros quadrados.

Lembrando que mapas regionais de altura de florestas já existiam, mas este é o primeiro com abrangência global. Uma das utilidades do levantamento é entender para onde vão 2 bilhões de toneladas de carbono que “sobram” nas contas dos cientistas quando se contabiliza as emissões globais. Calcula-se que 7 bilhões de toneladas de carbono são liberados anualmente pela ação humana na atmosfera. Deste total, 3 bilhões ficam na atmosfera e 2 bilhões são absorvidos pelos oceanos. Os 2 bilhões restantes podem ser absorvidos pelas florestas, desconfiam os cientistas. Sabendo a altura média das árvores é possível estimar quanto carbono é retido.

Imagem: Nasa/Divulgação

Rápidas e Rasteiras:

Queijos, vinhos, amizade: já se iniciaram os preparativos para mais uma Noite Italiana que ocorrerá em outubro no SESC. Promovido pelo Rotary Arraial essa festa já faz parte do calendário de nossa cidade. Esse ano deverá ter mais de 600 participantes, sendo que a renda é utilizada no custeio das ações sociais que o Rotary desenvolve em BD.

PSF Jardim América: está sendo concluída a obra de asfaltamento em frente ao PSF Jardim América que se localiza na Rua Brasília, o que certamente irá beneficiar toda a população que utiliza os serviços, melhorando o acesso das pessoas e dos veículos. Parabéns ao Dr. Rodrigo Borato (e equipe), médico do posto.

Cristalino Futebol Clube: iniciou dia 20 a Cup Futebol em Lindóia (SP), confirmando a participação de 34 clubes no futebol e 12 no futsal. A 37ª Cup de Futebol, de 26 a 31 de julho, contará com a participação de 34 equipes de futebol, nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Estão confirmadas as delegações de Coritiba (PR), Cristalino de Bom Despacho (MG), São Paulo (unidade Osasco), São Paulo (unidade Granja Viana), São Paulo (unidade Mogi Mirim), Cruzeiro (unidade Alphaville – SP), Corinthians (unidade Butantã), Lindóia e Paulistinha de Serra Negra.

Feira de Pedras Semipreciosas e Artesanato Regional: tudo preparado para acontecer entre os dias 10 a 12 de setembro no SESC Laces Bom Despacho.

Economia subterrânea movimentou R$ 578 bilhões em 2009: total equivale a 18,4% do PIB. O desempenho dos segmentos informais e ilegais foi medido por um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, tudo isso é maior que o PIB da Argentina.

Mais de 2 milhões trocam operadora e mantêm número de telefone: no primeiro trimestre, foram feitas 1,02 milhão de efetivações de portabilidade para telefones fixos e móveis. No segundo trimestre, o total foi de 1,08 milhão.

Carta do leitor: “…agradecemos a referência que você fez em sua coluna do JORNAL DE NEGÓCIOS à inauguração do Suporte Comercial. Você está sempre antenado aos acontecimentos e empreendimentos que visam ao crescimento e á melhoria da qualidade de vida de nossa cidade e região. Sempre dá seus toques inteligentes com espírito de cidadania e com a coerência de quem sabe e é bem articulado.Parabéns pelo belo trabalho.” (Luis Fernando Campos – “Nando FIdelis” – Grupo Fidelis).

ClickBD: parabéns ao Júlio Maria (Marião) e ao Wagner Luis (Waguinho) pelo trabalho de levar adiante mais esse guia de informações e entretenimento em nossa cidade. Mais informações em www.clickbd.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta