A carne nossa de cada dia: em perigo?

Recentemente polícia apreendeu alimento irregular. A carne suína e de frango estava em caixas e sem refrigeração no compartimento de carga de um veículo Fiat Fiorino, com placa da cidade de Bom Despacho.  A carga com 800 quilos de carne suína e de frango foi apreendida na manhã desta segunda (27 de setembro), durante uma fiscalização realizada na rodovia MG-176. Os produtos irregulares foram encontrados na altura da cidade de Luz.

Além das irregularidades sanitárias, o motorista, de 44 anos, não apresentou documentos que comprovassem a origem do alimento. Funcionários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foram acionados e fizeram a remoção de toda a carga, que foi levada para o aterro sanitário da cidade de Luz. O motorista foi conduzido à Delegacia.

Como verificar a origem confiável da nossa carne?

Todo alimento comercializado deve apresentar uma nota fiscal de procedência, ou seja, o açougue da esquina da sua casa comprou a carne de algum frigorífico ou abatedouro autorizado, quem vendeu a carne para o açougueiro emitiu uma nota fiscal de venda do produto, a partir da nota você saberá a origem. De posse dos dados de quem vendeu o alimento, você procura o IMA, em Bom Despacho temos um escritório, ou a Vigilância Sanitária do Município e confere se aquele frigorífico ou abatedouro está autorizado para fornecer a carne.

Em caso de denúncia ligue 181 e denuncie, vender alimento de origem duvidosa é crime e pode causar a morte de quem os ingere.

Se você é um consumidor atento e cauteloso,  á deve ter reparado que por vezes comprou carne que  não lhe satisfez a sua vontade.  A área de venda de carne é muito concorrida, existem milhares de estabelecimentos espalhados pelo país, no entanto nem todos cumprem todas as normas de higiene e segurança alimentar. A carne é um alimento muito “sensivel”  é quase como os ovos, se os deixamos partir acabou-se – tudo estragado. A conservação da carne deve ser controlada por uma temperatura estipulada nunca superior a + 7° C  na refrigeração.

As carnes, quando mal conservadas, estragam rapidamente. Para não correr o risco de comprar carne estragada, observe algumas coisas:

1. Procure açougues que tenham boas condições de higiene. Verifique as paredes, os balcões e principalmente a luz. Se a luz que ilumina a carne for vermelha, cuidado! Colocar esta luz vermelha é ilegal, pois muda a cor da carne fazendo-a parecer que é mais nova.

2. O carimbo roxo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e do SIP (Serviço de Inspeção Estadual) mostra que a carne foi aprovada pela fiscalização.

Tome cuidado com a carne que não foi fiscalizada, pois pode estar contaminada.

A carne também pode ser contaminada depois da inspeção, no próprio açougue ou estabelecimento de comercialização.

3. Observe a cor da carne. A carne de boi estragada pode apresentar cor esverdeada e forte cheiro de podre.

Carne com cor vermelho-vivo também deve ser evitada pois foi colocado nela um pó branco que esconde sua má qualidade. Este pó branco é o sulfito de sódio.

4. Pelancas e sebos não podem ultrapassar 10% do total do peso da carne.

5. Olho na carne de porco: bolinhas brancas indicam a presença de parasitas, muito nocivos à saúde.

6. As aves devem ter a carne firme, cor amarelo-claro e com cheiro suave.

7. As carnes devem ser vendidas com a identificação da origem, etiqueta-lacre, contendo o número do Serviço de Inspeção, nome do frigorífico e origem, data de embalagem e de validade, sexo e tipo de animal.

8. Salame, presunto, lingüiça, etc., não devem ter manchas ou bolhas no interior da embalagem.

9. Quando se embala um alimento com plástico, o ar todo é retirado. São alimentos embalados a vácuo.

Se você notar dentro da embalagem um líquido, manchas esverdeadas ou se o produto estiver solto nos pacotes, não compre o alimento.

Se perceber que a falha é do fornecedor, denuncie à Vigilância Sanitária.

10. O peixe deve ter a carne firme, os olhos salientes e brilhantes, guelras avermelhadas e escamas que não soltem com facilidade.

Para saber mais visite: http://www.carnelegal.mpf.gov.br/carne/origem-da-carne

Rápidas e Rasteiras:

Eleições 2010 – aves de rapina: “por ocasião do período eleitoral, insistentemente somos procurados, interpelados e até incomodados, em nossos lares, vias públicas e em situações múltiplas, que nos leva às raias da irritação, por candidato a algum cargo eletivo, com propostas inconcebíveis e utópicas. São comparados às aves de rapina (…) essas aves pousam e banqueteiam de quaisquer carniças; ficam a dar vôos circulares, rasantes e ininterruptos sobre suas presas e quando satisfeitos ficam a desferir sobre elas olhares lânguidos, possessivos e indiferentes.” Roberto Coutinho, antes do pleito eleitoral de 2006. Pareceu-lhe atual?

Eleições 2010 – o voto bacana: é o voto compromissado com nosso Estado e País, é o voto consciente, é o voto do coração e querendo o bem de todos, é o voto altruísta, é o voto sem amarras. Lembre-se: vote bacana! No dia da eleição você terá que levar uma identidade com foto e o título, ou seja, 2 documentos.

Música na Praça: começa neste sábado, dia 2 de outubro a partir das 08hs na Praça da Matriz, o projeto tem apoio do SESC e da Secretaria Municipal de Cultura. Fique atento com a programação, outros eventos estão programados.

PSF São José: a comunidade São José está satisfeita com a implantação do Programa Saúde da família no bairro São José, com médicos, dentista, enfermeira, enfim toda equipe que compõe o programa. Lembrando que a implantação foi uma luta da atuante Associação de moradores há muito tempo.

Natal Solidário: já estão acontecendo as reuniões preparatórias da equipe que está organizando o Natal solidário no SESC. São diversas instituições de nossa cidade que deseja realizar como no ano passado mais uma festa para as crianças de nossa comunidade.

Semana do Idoso: são várias as comemorações que são realizadas em nossa cidade na comemoração do idoso.No dia 28/09 foi feita uma homenagem no Rotary Arraial ao rotariano Marcelino Gomes Neto por ser o rotariano mais idoso do referido clube. Marcelino é aquela pessoa, culta, agradável, educada , disposta para servir e atleticano de paixão. Na pessoa do Marcelino cumprimentamos a todos os idosos que tão bem fizeram e fazem pela nossa Bom Despacho.

Maratona de Ciclismo de Bom Despacho: foi disputado nesse domingo, 26/09/2010, o 3º Desafio Maratona de Bom Despacho, MG. A prova contou com a presença de cerca de 200 atletas e com alguns dos principais nomes do MTB e ciclismo brasileiro, como Robson Ferreira da Silva, Pedro Nicácio Autran, Uirá Ribeiro de Castro, Glaidiany de Cássia e outros. No Masculino a prova foi vencida pelo fluminense Robson Ferreira da Silva e no Feminino pela atleta da Equipe Tripp/Specialized, a mineira Glaidiany de Cássia. Mais uma vez os 3 atletas da Equipe Tripp / Pedal / Specialized de MTB (Nascentes das Gerais, CST, VZAN, RST, SRAM, DaMatta, FIZIK, Mega Energy Drink, Avid, Sigma e Pedal.com.br) que estiveram presentes deram um show. Destaque para Glaidiany de Cássia que fez uma ótima atuação, pedalando com muita consistência e obtendo a vitória. Glaidiany assumiu a liderança da prova logo na largada e percorreu os 33 km em 1:40:40, abrindo cerca de 40 min da segunda colocada.

Esporte na cidade: vejam as opiniões vindas da nova comunidade de Bom Despacho no Orkut:

“Já encaminhamos vários projetos de construção de Pista de Skate Pública para a Câmara Municipal e não fomos atendidos. Bom Despacho é uma das poucas cidades da região que não possui lugar adequado para a prática do esporte. Temos atletas de qualidade, existe um potencial turístico e social em torno do esporte, mas falta incentivo por parte do poder público. A Prefeitura Municipal depois de muita insistência da minha parte e de praticantes do skate adquiriu dois obstáculos de skate, mas se encontram parados pelo fato dos mesmos serem de madeira e precisarem de um lugar coberto para adequá-los. O ideal seria uma pista de alvenaria, com playground para crianças e pista de cooper.” (Roberto Ângelo)

“Antigamente era melhor. Haviam campeonatos na Praça da Estação. Armavam umas arenas lá, enchia de gente. Havia campeonatos divulgados entre empresas e todos participavam direta ou indiretamente.” (Anônimo)

Participe da nova comunidade de Bom Despacho: http://www.vai.la/Zw7

Twittando:

– Profissionais colocam interesse pessoal à frente de segurança da empresa http://bit.ly/cAyKVW

– Série de estudos marca relação entre música e psicanálise, comenta o compositor Paulo Costa Lima http://bit.ly/dbNFnh

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta