“Como você quer sombra se não planta árvores?”

 

Caso algum leitor mais atento saiba de onde vem essa frase que deu título à matéria desta semana, peço a gentileza de me informar para que possa dar os créditos. Pois bem, a frase rodou esta semana pelo Facebook e me fez pensar muita coisa. Como estamos para comemorar o dia da árvore na próxima sexta dia 21, acabou me motivando a explorar mais a temática.

Como você espera conseguir um bom trabalho se não busca se qualificar para as boas oportunidades? De uns tempos para cá o Jornal de Negócios tem anunciado diversas vagas de emprego. O que de certa forma não era tão comum. Isso demonstra que existem postos de trabalho e eles são variados. O número crescente de cursinhos para concursos públicos também aumentou na cidade, outra oportunidade e quem sabe seguir a carreira pública. Mas de nada adianta as oportunidades aparecerem e a pessoa não ter as qualificações mínima para aproveita-las.

Como esperamos ter bons governantes e legisladores se não me envolvo com o dia-a-dia da cidade? Esse é outro dilema gravíssimo. Passa por duas etapas basicamente: a primeira é que tenhamos boas escolhas no período de eleições e a segunda etapa é que saibamos conhecer e escolher nossos candidatos. Conhecendo a rotina política da cidade não ficaremos alvos de chantagens emocionais, posição financeira, jingles do tipo “deixa o homem trabalhar” ou “eu quero ser prefeito (ou presidente)”. Nem sempre os bons profissionais nas suas áreas específicas são os melhores administradores. Escolher o administrador dos interesses para nossa qualidade de vida na cidade é tarefa difícil, por isso faz-se importante indagar, investigar, estar presente, discutir e participar dos eventos da cidade em todos os seus aspectos (culturais, educacionais, sociais, saúde, etc).

Como vou ter saúde se não me esforço para fazer exercícios físicos regulares? O nosso corpo é uma das mais perfeitas máquinas biológicas que já existiu. Conseguimos viver nos extremos globo mas uma minúscula bactéria pode nos colocar no chão. Assim também funciona a manutenção de todo esse sistema, é preciso cuidar do combustível (alimentos) que consumimos, como estamos exercitando músculos e nossa inteligência. A atividade física regular traz benefícios visíveis, começamos a ter uma pele mais jovial, disposição para o dia de trabalho e muito mais.

Como você quer resultado sem trabalho? A equação não fecha, é preciso se dedicar para se chegar a algum resultado esperado. O contrário também é válido, o que vem fácil tem algo errado, a vida nos traz sim oportunidades de sorte, mas na maioria das vezes essas facilidades não se perduram. As mais frondosas e belas árvores veem de sementes difíceis de brotar.

A Xuxa já dizia em uma de suas canções clássicas: No Pain, No Gain, em bom português: sem esforço, sem ganho !

Pense nisso e bons projetos.

 

Painel

 

Opinião do Especialista
Oportunidades de Trabalho no setor de Tecnologia da Informação: O setor de  TI é um dos que mais cresce no Brasil em número de funcionários e valores envolvidos. Em março de 2012 o IBGE publicou um estudo feito em 2011 mostrando que a área de TI teve um crescimento maior do que o setor agropecuário (4,9% contra 3,9%). Entretanto, apesar do bom momento vivido por diversas empresas do setor, algumas estimativas indicam que no país existe um déficit de mais de 90 mil profissionais por falta de mão de obra qualificada.Para tentar melhorar esta situação, no dia 20 de agosto a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou um programa on-line chamado “brasil Mais TI” para capacitar gratuitamente estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação, além de uma seção com vagas de estágios e empregos na área. O portal pode ser acessado através do link http://www.brasilmaisti.com.br/, sendo necessário realizar um cadastro simples para ter acesso às ferramentas de capacitação.O portal disponibilizado pela Brasscom é composto de jogos, testes e cursos de linguagens e plataforma de programação (como Java e .NET), além de um blog e interatividade com redes sociais. Toda a capacitação é realizada no formato EAD (Ensino a Distância) e os interessados passam por uma análise de seu perfil profissional, conhecimentos teóricos e afinidades com a tecnologia.Outras empresas e instituições também oferecem ambientes para capacitação na área de tecnologia. A Microsoft disponibiliza um programa chamado “Students To Business” (http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comunidadeacademica/estudantes/s2b.mspx), cujo objetivo é auxiliar os interessados a seguir carreira na área de TI e conquistar boas oportunidades no mercado. A IBM oferece um programa de capacitação e certificação chamado “IBM Smart Professional” (http://www.ibm.com/developerworks/br/smartprofessional/), disponível para estudantes, professores e profissionais de TI.

Por fim, é importante lembrarmos que apenas a participação nestes cursos não garante uma boa vaga no mercado de trabalho. Dedicação e estudo são fundamentais!

Fale com o Especialista: Prof. Eduardo Melo /  educmelo@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe uma resposta