Já havia comentado aqui sobre o Manifesto Maker. A ideia é aprender novas habilidades de mecânica, robótica, elétrica, eletrônica e colocar em prática. O resultado são produtos feitos por nós mesmos e úteis (ou não) no nosso dia-a-dia. Em outras palavras: construa você mesmo um drone e vá se maravilhar com os voos.

Existem vários sites e páginas no Facebook com este espírito. Quero destacar alguns que sempre me chamam a atenção e acabo aprendendo algo com eles. E por falar em aprender, isso vale para qualquer idade, qualquer pessoa, indiferente de idade, gênero e grau de escolaridade. Saber um pouquinho de inglês sempre ajuda, fora isso, é tudo muito fácil.

O primeiro deles que quero comentar é o “Impressora 3D Brasil”, são mais de 5.600 membros no Facebook. Neste grupo as pessoas trocam experiências e aprendizado sobre impressão 3D. São dicas de qual equipamento comprar, onde conseguir material de consumo e quais softwares utilizar.

Em se tratando da plataforma Arduino existe o Laboratório de Garagem. É um site onde existem experimentos e projetos de eletrônica com uso de programação simples e acessível a muita gente. É também um fórum de conhecimento, oportunidade para novatos e veteranos.

Outro site que gosto é o da revista Make: , traz projetos variados (fazer holograma com o celular) e alguns mais elaborados (determinar comandos de voz no Amazon Dot, um mordomo eletrônico). A revista promove uma feira anual, onde novidades do universo maker são mostradas. Tem também artigos e novidades do setor, bem como dicas para quem quer iniciar.

lancador_foguete_ar_comprimido

Lançador de foguete de espuma – este projeto se encontra em: http://makezine.com/projects/mod-your-air-rocket-system-to-launch-gliders/

Links:
– https://www.facebook.com/groups/impressora3d/
– http://www.labdegaragem.com/
– http://www.makezine.com

Posts Relacionados

Deixe uma resposta