Comunicação para o sucesso do contrato e da marca

 

A história começa assim: empresa prestadora de serviços de gerenciamento ganha contrato valioso para mineradora de renome. Com o passar do tempo e desenvolvimento do escopo de serviços, falhas pontuais começam a comprometer a rentabilidade do empreendimento e a marca da empresa fica sob júdice. Mais diretamente: em alguns casos, funcionários utilizando carro com a logomarca da empresa estavam cometendo pequenos (mas graves) incidentes de trânsito dentro e fora das dependências da empresa contratante (complexo minerário).

Diante do caso exposto, real e mais comum do que imaginamos, vem uma breve e complexa análise: quais os impactos que maculam a marca e prejudicam os resultados financeiros do contrato?

 

Sob o ponto de vista da marca, podemos analisar 3 facetas principais: sua exposição a um fato negativo, a associação do nome a incompetência e inabilidade, por fim, desacreditação da marca para futuros trabalhos. Todo o esforço dispensado pelo setor de marketing e em seguida pelo comercial da empresa prestadora de serviços, irá ruir e ficar comprometido ou perdido, após uma sucessão de eventos pejorativos ou a um único e grave acontecimento.

 

Avaliando o comprometimento do contrato, temos a avaliar que: multas poderão ser aplicadas, minoração no ranking mensal da empresa prestadora de serviços, novos contratos em outras localidades podem ser comprometidos (ou até mesmo nem o convite para o processo licitatório será enviado), expulsão de membros da equipe (levando consigo o histórico do contrato), enfim, uma série de ações previstas contratualmente ou de praxe da contratante, poderão ser tomadas onde a marca e a rentabilidade do negócio sofrerão sérias perdas (talvez até irreversíveis).

 

Assim, ao estabelecer um contrato faça com que a comunicação interna aconteça de maneira efetiva entre todos os envolvidos da empresa. Reforce os principais pontos do contrato e as regras de funcionamento do cliente, as condições de segurança do trabalho, boas práticas e conduta profissional. Cada item levantado deve ser cuidadosamente estudado e entendido por cada membro do contrato e posto em prática. Crie indicadores semanais de acompanhamento, não deixe para tomar ação depois que algo ocorreu, o dia-a-dia dos acontecimentos demonstrará o caminho para onde a comunicação empresarial possa atuar eficientemente e eficazmente e direcionar seus esforços. Enfim, esteja presente, sua imagem e sua marca vale muito.

 

Pense nisso e bons projetos!

 

Rápidas e Rasteiras:

 

 

 

 

Faltam 307 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!

 

Mais informações sobre o Centenário em:

http:www.senhoradosol.com.br

 

100 anos/ 100 soluções: 

17 – Duplicação da entrada da cidade;

 

18 – Um conservatório de música.

 

Sugestões do leitor Antônio de Pádua.

 

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

Churrascão de Bom Despacho: será realizado no dia 20 de agosto o primeiro Churrascão de Bom Despacho com sorteio de 01 carro e 04 motos . O evento será no Parque de Exposições coordenado pelas Lojas Maçônicas de nossa cidade. Procurem os organizadores para adquirir ingressos.

 

Feira de Pedras: a diretoria da AFAPE (Associação dos Fabricantes de Artigos com Pedras Semi- Preciosas de Minas Gerais) decidiu esse ano não realizar a tradicional feira de pedras e artesanato. Evento esse que aconteceu por 14 anos consecutivos e quase sempre coordenados pelo saudoso argentino-bondespachense Júlio Benigno Fernandez. A diretoria da AFAPE e o SESC irão acertar detalhes para realização no próximo ano. Uma pena, nossa cidade perde muito com isso.

 

Reuniões da Câmara: na próxima semana reiniciam as reuniões do Legislativo Municipal, com diversos projetos para serem apreciados pelos vereadores. Esperando que sejam mais participativas as reuniões onde a comunidade possa estar presente e acompanhando o trabalho de cada parlamentar. Vamos ficar de olho neles, ano que vem tem eleições e muitos tentarão a re-eleição.

 

Associação do Mato-Seco: o companheiro Ailton José de Assis (Godê) recentemente assumiu a sua direção, tem procurado levar melhorias para a comunidade. Estão avançadas as negociações para levar internet, o que certamente irá beneficiar muito a todos.

 

Internet, Jornal de Negócios e talvez rádio: estão em andamento as negociações para minha participação semanal em programa de rádio em Bom Despacho, será mais um veículo que irá aproximar meu leitor dos meus pontos de vista. Aguardem!

 

Alô da semana: vai para o amigo Gilmar, cabelereiro que há mais de 15 anos tem o seu salão na Av. das Palmeiras. Pai dedicado, amigo de todos, com simplicidade e zelo trabalha dia após dia para levar conforto a seus familiares.

 

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

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