Curso de especialização para quem atua na arte e cultura em Bom Despacho

Excelente iniciativa de apoiadores da arte e cultura local, conseguiram trazer à cidade esse curso, importante para artistas, professores e gestores culturais. A UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) através da Escola Guignard, em parceria com a Prefeitura de Bom Despacho, através das Secretarias de Educação e de Cultura, com a  Arcelor Mittal Bioenergia e o Centro de Arte e Cultura de Bom Despacho, oferecem pela primeira vez na cidade e região o Curso de Pós-Graduação lato sensu “Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura”. O Curso é oferecido em Belo Horizonte desde 2006 e com a parceria da Arcelor Mittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi oferecido em Juiz de Fora em 2008 e agora chega a Bom Despacho e região. A parceria entre a Prefeitura, a Arcelor Mittal Bioenergia e o CAC, viabilizará a oferta de bolsas de estudos (parciais).

O objetivo do curso é capacitar artistas, agentes culturais e educadores em geral para a análise do campo da arte-educação e para a construção de alternativas para seu desenvolvimento no ambiente formal e informal. O público-alvo é formado por arte-educadores, agentes culturais, educadores sociais, artistas e interessados em arte, cultura e educação, portadores de diploma de curso superior. O curso possui uma carga horária de 380 horas/aula e será realizado às sextas feiras de 19 às 23 horas e aos sábados de 9 às 18 horas.

As inscrições para seleção serão realizadas na Secretaria Municipal de Cultura, Praça Irmã Albuquerque, nº 45, Centro, Bom Despacho, telefone (37) 3521.4206, no período de 20 a 30 de outubro de 2009 das 12:30 às 18:00 horas. Informações sobre a documentação e o processo de seleção poderão ser dadas pelo telefone ou pessoalmente. A taxa de inscrição para cada curso é de R$ 35,00.

O lançamento do curso será realizado no próximo dia 19, às 19 horas, no Clube Social, localizado na Rua Faustino Teixeira, nº 90, Centro – Bom Despacho, onde serão prestados todos os esclarecimentos necessários.

Mais informações:

Secretaria de Cultura de Bom Despacho – Profa. Rosalva (37) 3521.4206

CAC – Bom Despacho – Prof. Boleka  – (37) 9113 4004 ou Roberto Ângelo   –  (37) 8807 25 78

UEMG – Prof. José Marcio Barros (coordenador)  (31) 8469 21 81

Fonte: artigo escrito com apoio da divulgação do curso.

Rápidas e Rasteiras:

Computador para professores bom-despachenses: eles poderão comprar computador portátil pelos Correios. Pouco mais de um mês após ter sido implementado em caráter experimental em cerca de 30 cidades brasileiras, o Programa Computador Portátil para Professores será estendido para todo o país. Mais informações no website http://www.computadorparaprofessores.gov.br.

Rádio Difusora: desta vez destaco a mais antiga emissora de rádio de nossa cidade,sem dúvida com uma programação bastante variada e rica de informações garantindo sempre índices de audiência. Parabéns ao Dorvelino Alves de Azevedo e toda sua equipe.

Dia das Crianças: comemorado em diversas localidades de nosso município destaco aqui a comemoração da Paróquia São José que juntamente com a festa de Nossa Senhora Aparecida realizou um brilhante evento com pipoca,algodão doce,brinquedos,balas para toda a criançada contando com a parceria da Associação de Moradores.

Intercâmbio: mais uma jovem está de malas prontas para viajar em janeiro de 2010 para a Holanda e representar nossa cidade através do Rotary. Trata-se da jovem Tamara filha do empresário Elano e da Tereza Cristina. Quem desejar conhecer mais sobre o programa deve procurar um dos clubes rotarianos na cidade.

Caixa terá mais recursos para casa própria no próximo ano: a injeção de R$ 6 bilhões na Caixa Econômica Federal ocorreu pela necessidade de garantir o aumento do volume de crédito, disse o secretário adjunto do Tesouro Nacional, Marcus Aucélio. Sem o reforço de capital, a instituição corria o risco de operar abaixo do limite de segurança para conceder empréstimos.

Textos do nosso cotidiano na internet: esta semana tomei conhecimento do escritor conhecido como Geraldinho do Engenho. Comerciante, mas já aposentado, casado, quatro filhos e netos, ele escreve textos de nossas origens e do nosso dia-a-dia. Com 67 anos faz uso da rede mundial de computadores para levar aos quatro cantos do mundo os seus pensamentos. Leia mais em http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=61528.

Foto: Geraldinho do Engenho e sua esposa.

Copasa abre quatro seleções com 132 oportunidades: a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu concurso público para selecionar 132 candidatos. As vagas estão distribuídas entre a Copasa, a Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), a Copasa Águas Minerais de Minas e a Copasa Serviços de Irrigação. Os interessados podem se inscrever entre os dias 9 e 30 de novembro, pelo site da ADE Processos de Seleção e Avaliação (http://www.iadenet.com.br). O concurso constará de provas, comprovação de requisitos e avaliações. Os exame objetivos acontecerão no dia 7 de fevereiro de 2010.

Enquete sobre candidatura regional: quem você indicaria para Deputado Estadual e por quê? Deixe sua opinião no Blog http://www.bomdespachomg.com.br/blog.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta