Época de vestibular: qual curso devo fazer?

Essa é a pergunta de muitos que buscam desenvolver suas carreiras profissionais a partir de um curso superior. Já vi as situações mais diversas:

– pessoas que terminam o ensino médio e se preparam para concurso público, para depois fazerem um curso superior;

– pessoas que preferem fazer o curso superior logo após o final do ensino médio;

– aqueles que já têm uma profissão, seja oriunda de negócios de família ou oportunidades que foram construindo, depois resolvem fazer um curso superior para aperfeiçoarem suas habilidades ou reconhecimento do seu trabalho.

Não importa a situação, porque a pergunta sempre será a mesma: qual curso seguir? Fazer Psicologia ou Pedagogia? Engenharia ou Medicina? Tecnólogo ou curso seqüencial?

A pedagoga da minha época de Colégio Tiradentes nos aplicou um teste para ajudar a identificar qual profissão seguir. No meu caso na época deu Engenharia Ambiental. O teste acertou no conselho de classe, mas no ramo de atuação passou longe. Quando estávamos para fazer vestibular, o meu amigo Mamão sempre nos dizia que desejava estudar medicina. No dia que fui fazer a inscrição para a prova de engenharia mecânica, o dileto colega me acompanhou e acabou por fazer o vestibular de Engenharia Elétrica. Trocou de cuidar de doentes para cuidar de elétrons, circuitos e ondas. Outros amigos já deixaram suas carreiras na iniciativa privada e buscaram a estabilidade em cargos do funcionalismo público. É tudo uma questão de objetivos e planejamento de vida.

As universidades promovem semanas de apresentação dos seus cursos para que os vestibulandos indecisos possam saber escolher mais decididamente. Não é uma tarefa fácil, muitos cursos começam com um ciclo básico de disciplinas que os estudantes acabam por desistir ou mudar de foco. Buscar opinião especializada com profissionais da pedagogia e psicologia, conversar com quem já está na área, entender quais profissões terão oportunidades no futuro, visitar empresas e pesquisar muito, são algumas dicas para ajudar a escolher.

No fundo é muito importante entender que sua satisfação profissional está muito ligada com sua satisfação pessoal. Tente, experimente, não tenha medo. Escolhas difíceis sempre irão nos tomar mais esforço para a melhor tomada de decisão.

Rápidas e Rasteiras:

Obras atrapalham transeuntes: o “boom” de construções na cidade tem trazido problemas com materiais de construção na frente dos empreendimentos, lixo, poluição sonora.  Antes do uso da lei, não seria importante nossos construtores usarem e abusarem do bom senso?

Bom Despacho volta a ser roteiro de grandes shows: a dupla Victor e Léo estará na cidade no dia 06 de novembro. Para quem gosta da música sertaneja e romântica é uma boa pedida. Uma dica aos nossos empresários artísticos: o povo da cidade e vizinhança também gosta de um bom show de rock e MPB.

Será que vem aí um grande shopping? Corre a boca miúda que empreendedores na cidade estão planejando um centro de lojas com cinema, área de alimentação e estacionamento. Nós, os engenheiros, agradecemos e estamos nos preparando para as oportunidades.

Mérito Empresarial 2009: essa semana findou o prazo para preenchimento dos questionários que irão eleger os destaques na cidade. A ACIBOM informou que foram aplicados 50 questionários em cada bairro da cidade. O evento vai ocorrer dia 05 de dezembro com evento de grande glamour.

Brinquedo por palestra: as palestras sobre Marketing Pessoal e Técnicas de Vendas, ambas apresentadas pelo conferencista Clayton Pereira (participou da Jornada Empresarial 2009), trocarão ingressos por brinquedos que serão doados ao SESC. Mais informações na ACIBOM, www.acibom.com.br.

SESC LACES-Bom Despacho: foi apresentado e aprovado por unanimidade uma moção de aplauso para o ex-gerente do SESC Flávio Pereira da Silva na Câmara Municipal pelo vereador Ricardo Alvarenga pelos relevantes serviços prestados por 32 anos a essa instituição.

Comunidade Mãe Rainha: vale a pena conhecer e colaborar com trabalho desenvolvido pela comunidade Mãe Rainha na luta de combate aos viciados de álcool e drogas.Trata-se de uma causa muito justa onde o José Aristides coordena e dedica todo o seu tempo para aliviar a dor dessas pessoas e seus familiares.

Neste sábado (24/10): não se esqueçam da Noite Italiana, promovida pelos rotarianos.

Audiência Pública de Saúde: será realizada  a audiência pública da saúde  na Câmara Municipal, às 18 h 30 m do dia 29 de outubro (uma quinta-feira).Sua participação é extremamente importante levando reivindicações e sugestões para serem debatidas com os poderes legislativo,executivo e judiciário buscando  melhorias para todos.

Brasil terá padrão de plugues e tomadas para aumentar segurança do consumidor: o país conclui em 2011 todas as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas. Segundo o Inmetro, a etapa final está prevista para 1º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o varejo pare de vender eletroeletrônicos com o plugue antigo.

Frase da semana: Deus fecha a porta, porém abre várias janelas. Então pule!

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta