Recentemente vimos estudantes do Centro Universitário UNA entregando mais de 50 pacotes de fraldas para creches municipais e instituições sociais em Bom Despacho. A UFLA juntamente com a Escola Professor Wilson Lopes do Couto promove no dia 6 de agosto palestra sobre arranjos produtivos locais, feira de escambo e café solidário.

As duas iniciativas recentes mostram que é possível as instituições de educação darem suporte e realizarem ações sociais. Para esta equação fechar é necessária uma aliança com as empresas locais. Projetos de pesquisa poderiam ser realizados mais intensamente com foco em problemas locais do Município e de empresas na cidade.

Iniciativas como núcleo jurídico, dia de campo e palestras instrutivas devem ser fomentadas para que isso funcione. O Governo Municipal como grande interessado no bem-estar de todos pode e deve ser o organizador desta aliança. A forma como o Município pode intervir é organizando as necessidades: numa ponta o que as instituições de ensino têm a oferecer e na outra quais os problemas que empresas e cidadãos estão carentes de solução.

Um exemplo seria a fomentação de startups e empresas de tecnologia para desenvolvimento de soluções tecnológicas. Essas soluções poderiam ser softwares ou hardwares capazes de resolver problemas no pequeno produtor rural, para o marceneiro que produz móveis ou a artesã que expõe seus produtos na feira de sábado.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta