Entrevista com Ronaldo Gontijo, presidente da ACIBOM

Promessa é dívida. Nesta edição estou pagando duas delas: a primeira vem desde ano passado e com juros, seria entrevistar o Ronaldo; a segunda é a retomada das entrevistas com empreendedores em nossa cidade, pessoas que sonham e fazem acontecer. Ele é empresário, sócio-fundador de um escritório de contabilidade, presidente da principal entidade de classe de BD– a ACIBOM, casado com a pedagoga Maria de Lourdes, com quem teve os filhos Matheus, Ulysses e Isabela. Formado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, pós-graduado em Auditoria Contábil e Gestão Empresarial de Negócios, professor da UNIPAC e conselheiro administrativo da CREDESP.

Ítalo – Como é ser presidente da ACIBOM?
Ronaldo – É um cargo que exerço com prazer, dedicação, ética e muita responsabilidade. Fui Diretor Financeiro e estou no 2º ano do segundo mandato como presidente. Posso afirmar que a entidade tem dois tempos distintos. Um antes de nossa administração até 2006 e o segundo a partir de 2007 até os dias atuais. Fizemos uma verdadeira reestruturação na CDL / ACIBOM. Os desafios são enormes, mas aos poucos vamos vencendo cada um deles e projetando não apenas a CDL/ACIBOM mas também a nossa cidade dentro e fora de nossas fronteiras. O maior desafio é trazer o empresário para dentro da CDL/ACIBOM. É conscientiza-lo da importância do fortalecimento da entidade, já que oferecemos serviços de qualidade, capacitação para empresários e colaboradores, ou seja, uma gama de serviços que vem ao encontro das necessidades dos empresários. Realizamos vários cursos de capacitação, parcerias com entidades a fim de promover vantagens para os associados, a Jornada Empresarial, o Mérito Empresarial, implantamos o Programa Jovem Aprendiz, hoje com 80 jovens trabalhando e se capacitando para o futuro; Temos a parceria com a CREDESP no curso de inclusão digital; Elaboramos o programa EFAR com a SICOOB-CREDIBOM para plantio de Eucalipto com micro e pequenos produtores rurais, onde nos foi liberado o valor de R$ 1.000.000,00, serviços de RH, SPC/Serasa, consultorias e muito mais.

Ítalo – Fala-se muito na recuperação da Economia em 2010, na prática, qual sua opinião?
Ronaldo – Bom Despacho é uma cidade que depende muito do agro-negócio. Já fomos a primeira bacia leiteira do estado, hoje somos a terceira. O produtor rural anda desmotivado com a atividade leiteira e isto reflete diretamente na economia da cidade. Apesar de sermos cidade pólo da região com bons hospitais, profissionais da medicina, termos uma Universidade com 3000 universitários, 7 agências bancárias, agências do INSS, RFB, Adm. Fazendária, Vara do MTE e um comércio relativamente forte, não geramos os empregos necessários para os nossos jovens. Não temos políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e geração de emprego e renda.

Ítalo – O senhor teria pretensões maiores além da ACIBOM?
Ronaldo – Assumi a presidência da CDL/ACIBOM sabendo dos desafios que me esperava. Como sou empresário da contabilidade, sabia que poderia contribuir muito com a entidade e seus associados, pois conhecia seus anseios e necessidades. Tenho trabalhado incansavelmente junto com minha equipe para atingir metas e alcançar resultados. Em nossa coluna mensal do informativo da ACIBOM tenho discorrido sobre temas importantes para os associados e conclamando-os a juntar-se a nós. É preciso despertar a vontade de fazer e refazer. Assumir desafios e superar barreiras. Venham fazer parte deste grupo privilegiado da CDL/ACIBOM. Tenho consciência de nossas limitações, mas vejo também o quanto já realizamos em nossa administração. Participação na política municipal não é nosso objetivo, embora seja filiado ao partido PSDB desde sua fundação em Bom Despacho. O futuro a Deus pertence, se surgir a oportunidade não me recusarei a estudá-la. Mas reafirmo: este não é meu propósito.

Ítalo – Quais são suas preocupações com a cidade?
Ronaldo – Bom Despacho é a cidade que acolheu meus familiares. Somos filhos desta terra e trabalhamos por ela. Aqui nascemos, vivemos, realizamos nossos negócios e projetos. Gostaria de ver a classe política desta terra dando demonstração de desprendimento e voltando sua força e conhecimento em prol da comunidade. Nosso povo é acolhedor, educado, hospitaleiro e trabalhador. Merece de todos nós atitudes que possam os benficiar. Precisamos ter representantes na Assembléia Legislativa de Minas e Câmara dos Deputados. Outubro se aproxima, as eleições estão aí. Pensemos nisto.

Qual será a próxima entrevista? Mande sugestões para o contato desta coluna.

Rápidas e Rasteiras:

Lixão: semana passada a situação do lixão de nossa cidade chegou a um ponto extremo,acumulou muito lixo e ele não estava sendo removido. Esta semana que passou a situação melhorou. Na realidade precisamos de uma solução definitiva para esse tormento ou seja a construção de um aterro sanitário para solucionarmos de vez esse problema .A promessa é para esse ano.Vamos aguardar.

CREDIBOM: foi realizado no último domingo a assembléia geral ordinária para prestação de contas e eleição do conselho fisca. Em clima de harmonia e tranquilidade com uma participação acentuada dos associados.

Latarias Andrade: empresa do ramo de peças e acessórios automotivos destaca-se pela vasta variedade que possui, exelente atendimento servindo nossa cidade e região. Nossos parabéns a todos diretores e funcionários dessa distinta empresa.

Biblioteca Municipal: as exposições literárias itinerantes, criadas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, fazem parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura junto às bibliotecas públicas municipais. Em nossa cidade elas iniciam em abril e estarão acontecendo até outubro de 2010. Mais informações com a Ada, pelo e-mail bibliotecasbd@yahoo.com.br ou diretamente na Biblioteca Municipal Professor Jacinto Guerra. Veja a programação:
• 05 a 29 de abril de 2010 – Monteiro Lobato: vida, realidade e sonho.
• 07 a 30 de junho de 2010 – JK cem anos
• 01/07 a 01/08 de 2010 – Sertão encarnado
• 01/09 a 01/10 – Josué de Castro – Por um mundo sem fome.

Encontros Regionais do CREA-MG: o encontro da Inspetoria de Bom Despacho acontecerá no dia 08 de abril às 18hs em local a confirmar. Mais informações com a Maria Luiza no telefone 3522-2575.

Energia renovável: os bom-despachenses Viviane Resende e João Batista Andrade participaram da 1ª Jornada Internacional sobre Energias Renováveis, Eficiência Energética e Poder Local em Betim, nos dias 17, 18 e 19 de março / 10. O Seminário foi promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – em parceria com a FGV, Prefeitura de São Paulo, Governo de Minas, Governo de São Paulo, DEFRA e Embaixada Britânica.

Alô da semana: desta vez são vários e musicais: Arimatéia (Ari do Correio, produtor de banda), André Luiz (amante de rádios e baterista nas horas de insônia), DJ Rogers (primo do Fred Mercury e amigo do Fred Arruda).

Carta do Escritor: “… venho agradecer a sua gentileza ao divulgação, em sua coluna, de matéria de interesse meu e da Nilce. A repercussão foi das melhores. Quase todas as pessosas que encontramos em Bom Despacho, em todos os lugares, sabiam e comentavam a notícia, confirmando a excelente penetração de seu trabalho….” (Jacinto Guerra, professor e escritor de “Arraial da Senhora do Sol” e diversos outros títulos).

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta