King Penguins (Aptenodytes patagonicus) walking along a sandy beach, Falkland Islands.

Recentemente no curso que criei sobre Liderança de Projetos de Engenharia, solicitei aos alunos que cada um me dissesse sequer 1 palavra que remetesse ao sentido para a palavra LIDERANÇA. Foram 27 respostas, cada uma seguida de uma boa argumentação. Desse tanto escolhi 5 para discutirmos: Disciplina, Perseverança, Respeito, Exemplo e Sintonia.

Liderança no conceito moderno é uma habilidade própria e muito particular de cada um de nós. Todos somos líderes de nossas vidas e precisamos ser assim para alcançarmos nossos objetivos e querências. Como fazer isso acontecer sem respeito a si mesmo que é a Disciplina que a tudo faz sair do mundo das idéias e partir para o mundo real ?

Já disse outras vezes e repito: Perseverar nos dias de hoje é o grande diferencial de qualquer profissional. O líder que tem perseverança ele não desiste fácil dos desafios e parte para atuar imediatamente na solução eficaz e eficiente dos mesmos.

Quem impõe pode ter o Respeito, talvez por patente organizacional, mas não por adoração e admiração dos subordinados. Os liderados tratados com respeito identificam seu líder e o respeitam com grande magnitude.

A primeira educação vem pelo Exemplo, saber Liderar é saber dar exemplo em suas atitudes, do mais simples ato do “bom dia” até a ética e moral. Valores nobres são repassados por ações de exemplo, jamais impostos, sempre transferidos.

A harmonia da comunicação deve ser a Sintonia do Líder com os seus próximos. Caso contrário os ruídos de comunicação serão grandes, os sinais não serão percebidos e o ambiente hostil e difícil de trabalhar será rapidamente instaurado.

Diante do exposto posso dizer que com dedicação que Liderança é uma habilidade que sim, pode ser desenvolvida em qualquer um de nós.

Veja resenha do livro Conceito Moderno de Liderança: às vezes descobrimos que ainda há tempo de aprendermos, em apenas algumas horas, a nos tornar líderes e que podemos assimilar com facilidade os princípios éticos, morais e espirituais de um verdadeiro líder. Por exemplo, a verdadeira humildade é aquela da qual o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites, mas não sofre por isso; ao contrário, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual. Esta e outras atitudes são explicadas segundo o Conceito Moderno de Liderança.

Autor: Sergio Eduardo Dias da Silva
Editora: Scortecci Editora
ISBN: 978-85-366-1559-2
Gênero: Auto-ajuda e administração/liderança
Nº Páginas: 132
Ano de Lançamento: 2009

Sobre o autor: Sergio Eduardo Dias da Silva é coach de negócios, com 40 anos de atuação como alto executivo. Lecionou na FGV e ministrou mais de mil seminários no Brasil e no exterior. Autor de seis livros, entre os quais “Física Quântica – como ela pode melhorar sua vida”. Atualmente ministra palestras nas áreas de Física Quântica, Liderança, Finanças Pessoais e Motivação, e vive com sua esposa em Alphaville, São Paulo.

Painel

Ação Rotária no Domingo: a Semana do Rotaractiano começou dia 7 e vai até dia 13 de março. No domingo (dia 10) estarei com os jovens na Praça do Rotariano para mais uma Ação Rotária e no dia 12 participarei do tradicional jantar do Rotary com uma palestra sobre a Engenharia e sua importância para desenvolvimento da nossa cidade. Participem!

Engenharia de Planejamento: dia 14 tem workshop gratuito em BH a partir das 19 hs no IETEC, mais informações em www.ietec.com.br.

.

Atuação do Leo Club: o Lions Club, outra casa de serviços à sociedade que temos em Bom Despacho, tem a representação da juventudes graças ao Leo Club. O grupo de voluntários tem tido diversas atividades na cidade, por exemplo no último dia 26/fevereiro, no salão do Lions clube Bom Despacho, foi realizado a posse de uma mais novo membro do Leo Clube Bom despacho,Raphael Rodrigues..Onde ele assume que ser Leo é ser Líder, é inovar, é enxergar o mundo em sua essência. É adquirir Experiência, é ter consciência de que há sempre mais para aprender. É ter a Oportunidade de fazer a diferença e de buscar um mundo melhor. Liderança. Experiência. Oportunidade. Essas são apenas algumas das recompensas que os jovens recebem por participar de Leo Clubes. No total, mais de 150.000 jovens de 139 países se orgulham de ser voluntários e servir ao próximo em suas comunidades, chamando-se Leos. Esses jovens líderes comunitários são amigáveis, ativos e dedicados à criação de novas e estimulantes oportunidades de voluntariado para jovens por meio da participação nos Leo Clubes locais. Os Leo Clubes oferecem oportunidades de voluntariado para jovens e são também um local para diversão e crescimento. No dia 24 de fevereiro houve uma reunião Ordinária em Bom Despacho com a presença do presidente do distrito LC-4 e companheiros de outras cidades para colaborar com o grupo na programação da conferência distrital que será realizada aqui em nossa cidade de 30,31 de maio e 1,2 de junho de 2013,onde o grupo promete trazer novidades para os jovens.

.

 

Leo Club – atuação com a juventude

.

Opinião do Especialista

Vencendo o luto, superando perdas.

Pertencem, inexoravelmente, à condição humana, as perdas e o luto. Essa é a lei da vida que inclui a morte. Mas há também rupturas que quebram esse fluir natural. São as perdas que significam eventos traumáticos como a traição do amigo, a perda do emprego, a perda da pessoa amada pelo divórcio ou pela morte repentina. Surge a tragédia, também parte da vida. O luto possui uma exigência intrínseca: ele cobra ser sofrido, atravessado e, por fim, superado positivamente.” ( Leonardo Boff )
A nossa vida é cheia de perdas e lutos, de altos e baixos. É uma dor que precisa ser enfrentada e, muitas vezes, acompanhada por algum profissional ou alguém que tenha condições de vencer conosco estes momentos difíceis. O luto precisa ser cuidado.
Na vida experimentamos a todo o momento a experiência de perder, abandonar e desistir. Esta condição é permanente e inerente à vida e mesmo assim é dolorosa e o processo de lamentação é difícil e lento. Quando se consegue restabelecer o equilíbrio sem deformar demasiadamente a realidade, fala-se de luto normal.
A maior perda que sofremos é a morte de quem amamos. Essa  experiência traz muita dor e desorganização e nos coloca diante de intensas e difíceis emoções que podem dar a impressão de que a vida nunca mais será a mesma. E de fato não será. Será outra porque aquele que perde um ente querido é modificado por esta vivência, passando por um processo de luto que o leva a construir novos significados tanto para as experiências passadas, quanto presentes, transformando as vivências futuras.  Os afetos mais intensos e perturbadores provocados por uma perda são: o medo do abandono, a saudade da figura perdida e a raiva de não reencontrá-la associados à busca da figura e a reversão desta perda. Pode haver uma necessidade constante de se identificar o culpado ou uma solução milagrosa. Para que o luto possa levar a um resultado favorável, é importante que a pessoa enlutada expresse seus sentimentos e emoções. Ao mesmo tempo em que passar pelo processo de luto é doloroso, pode ser também fortalecedor, pois ainda que não houvesse o desejo de passar por ele, é possível se restabelecer e crescer com esta experiência.
O luto é, portanto, uma possibilidade de gerar um caminho positivo diante da experiência negativa da perda. A vida não será mais a mesma, mas além da experiência da perda podemos carregar em nossa bagagem a experiência de superação e a possibilidade de reconstrução de novas relações e novos sentidos para a vida.
Escrevi sobre esse tema atendendo aos e-mails que recebi. Envie um e-mail falando do tema que você gostaria de ler. Abraços.
Fale com o Especialista: Cláudia Mara Pessoa – psicologajornal@yahoo.com.br
.
Bloco Café com Leite volta ano que vem: pelo menos foi o que me prometeu um dos organizadores da sensação dos últimos 2 carnavais em Bom Despacho. O Wenceslau, Lau para os amigos, esteve comigo em Bom Despacho, quando aproveitei para receber a minha camisa do Bloco Café com Leite, e me informou que durante o ano de 2013 várias ações acontecerão para arrecadar recursos para fazer o Carnaval de 2014 com som profissional e melhores condições para os foliões. A cidade agradece, é mais uma ideia que saiu de amigos e vem tomando grande espaço no cenário carnavalesco bondespachense.
foto
Lau, Ítalo e o Bloco Café com Leite: 2014 promete
.
Mobilidade Urbana: entre os dias 13 e 13 de março acontecerá no CREA-MG o Simpósio Internacional sobre Mobilidade Urbana. O evento contará com palestra do Flávio Faria sobre as iniciativas público-privadas sobre o tema. Flávio foi meu aluno no curso de Gestão Empresarial da UNIPAC.
.
FlavioFaria
Flávio é  Empreendedor Público na Unidade de PPP do Governo do Estado de Minas Gerais

Posts Relacionados

Deixe uma resposta