Manual prático para resolver problemas e tomar boas decisões

 

 

Imagem: © Internet

 

A Livraria São Francisco foi durante anos um oásis de conhecimento entre minha casa e o Colégio Tiradentes. Os bons anos do início da década de 90, a loja do Professor Ronan Tales foi um local frequentado pelos meus amigos e por mim. Certa vez comprei um livro de título “Pés no chão, cabeça nas estrelas”, o autor é Lair Ribeiro, para o autor “… Sonhar é preciso. Mas apenas sonhar não basta: é preciso saber transformar seu sonho em realidade.”. Serviu para fundamentar a visão simplista que tenha das coisas e da vida, acendeu, apaga, esquentou, esfria, nasceu, morre, começou, finaliza, projetou, implementa e por aí vai.

O certo é que desenvolvi desde então a satisfação em descobrir livros, sites e todo tipo de dica para resolver problemas e tomar boas decisões. Dessa forma as dificuldades da vida poderão ser mais naturalmente encaradas e resolvidas com alto grau de maturidade.

 

Não é que na última semana deparei com um livro que se propõe ser o manual prático para nos ajudar a enfrentar as adversidades da vida. Trata-se do título “Curso Básico para Resolver Problemas: e tomar boas decisões”, de Ken Watanabe, autor japonês que trabalhava em grande empresa de consultoria. Com o passar do tempo, Ken adquiriu bagagem suficiente para entender quais técnicas eram eficientes nas suas consultorias quando ainda trabalhava na Mackinsey & Company. Resolveu forçar uma aposentadoria e em 2007 começou a escrever o livro. O sucesso foi enorme, entre o público jovem e adulto. A linguagem simples e objetiva conquistou a todos, principalmente porque o resultado positivo era certo – desde que houvesse dedicação e estudo em cima das suas técnicas de resolver problemas.

 

“Resolução de  problemas é um processo que pode ser decomposto em quatro etapas: (1) entender a situação atual; (2) identificar a causa básica do problema; (3) desenvolver um plano de ação eficaz; e (4) executá-lo até que o problema seja resolvido, fazendo as modificações necessárias”. Para bom entendedor, nada de diferente do que seria o óbvio. Mas aí que está: procuramos soluções complexas para problemas simples. Outro ponto apresentado é insistir, mas insistir mudando e não perder os objetivos de vista.

 

Quer saber mais? Leia o livro e descubra como resolver problemas pode ser algo divertido, mesmo se tratando de problemas graves e antigos.

 

Pense nisso e bons projetos!

 

Rápidas e Rasteiras:

 

 

 

 

Faltam 300dias para Bom Despacho comemorar 100 anos! 

Mais informações sobre o Centenário em:

http:www.senhoradosol.com.br

 

100 anos/ 100 soluções:19- Criação de um  cursinho pré-vestibular de qualidade com a participação da prefeitura e das mentes brilhantes e aposentadas de Bom Despacho. Por que perder tanta gente intelectual aposentada, [muitos até] pedindo para contribuir?;

 

20- Criação de aterro sanitário, urgente e de preferência mais longe possivel da cidade.

 

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

Errata: semana passada as 2 soluções apresentadas foram do Sr. Antônio de Pádua, desta semana também são dele. Agradeço ao Sr. Antônio a providencial mensagem recebida.

 

O espaço é de vocês: quero agradecer as calorosas mensagens recebidas do Gilmar (cabelereiro) e Breno Couto e reiterar para vocês que esta coluna esta aberta para apoio aos seus projetos.

 

Divulgue aqui e peça apoio: da mesma forma que podemos ajudar o projeto de sacolas retornáveis, envie também o seu projeto e o que ele está precisando para começar ou se fortalecer. Utilize o contato da coluna ou contate o expediente do JORNAL DE NEGÓCIOS. Quem não é visto, não é lembrando e muito menos apoiado.

 

25 Anos do Rotary Club Bom Despacho-Arraial: os preparativos para as comemorações em 2012 já começaram, o companheiro Magela será o coordenador do evento.

 

 

Selo foi um trabalho do designer gráfico Laender

 

Rede vizinhos protegidos: na semana que passou os moradores do Bairro São José se reuniram com a PM e estão se organizando. O objetivo é diminuir os índices de criminalidade no bairro. Uma dica é fundamental e serve para toda a cidade: viu uma atitude suspeita, ligue para o 190 e comunique.

 

Rádio: tudo acertado começo as gravações de 3 a 4 minutos, que irão ao ar em breve. Será na 2ª quinzena de agosto, quando também estreia meu blog novo, com direito a podcast e muito mais.

 

Loja de artesanato Santa Rita: boa opção para adquirir presentes e lembranças, muita criatividade, bom gosto e inovação. A Rosa, esposa do Zé Otávio, recebe a todos com sua peculiar simpatia. Fica na Rua do Rosário, vale a pena conhecer.

 

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta