Morada Nova de Minas: 1/2 Bolívia de gás natural

Morada Nova de Minas dista 280 km da capital de Minas, pela BR 040 e 155 km de Bom Despacho (cerca de 2:30hs de viagem de carro). Recentemente o governador Antônio Anastasia informou sobre as reservas de gás natural daquele município. Com viabilidade comercial, gás encontrado na bacia do Rio São Francisco vai transformar a estrutura econômica de todo o Estado.

Anastasia considerou a descoberta, confirmada no último dia 27 de agosto, como histórico para o Estado. “Esse anúncio significa uma nova fronteira econômica para Minas. A presença de gás na bacia do Rio São Francisco trará uma mudança na estrutura econômica não só daquela região, mas de todo o Estado”, comemorou o governador.

O Estado entra como empreendedor, não só no poço já perfurado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), mas também em outros também já em exploração. O governador destacou ainda a consequente atração de atividades industriais e a criação de empregos de qualidade na região, além da redução do preço do gás no Estado, tanto para uso industrial, quanto para uso doméstico e o aproveitamento de uma nova fonte de energia limpa para o Estado.

A perfuração do poço no município começou em 22 de julho de 2010. A descoberta, no último dia 27, foi feita na profundidade de 1.440 metros (alvo secundário) com queima de gás natural na superfície em teste de formação. A profundidade final será de 2.500 metros. Em até 60 dias, o consórcio responsável pela perfuração finalizará novos testes que irão determinar o volume de gás que poderá ser extraído.

As pesquisas exigiram investimentos de R$ 10 milhões e a previsão de investimentos é de R$ 11 milhões. Conforme determina a legislação, no mesmo dia o consórcio comunicou à ANP a descoberta de gás na cidade. O Consórcio Cebasf responsável pelo Bloco SF-T-132, onde foi efetuada a descoberta, reúne a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Orteng Equipamentos e Sistemas, a Delp Engenharia e a Imetame). O bloco foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o contrato foi assinado em janeiro de 2006. A participação no consórcio é a seguinte: Codemig (49%), Orteng (30%), Delp (11%) e Imetame (10%).

Mapa: o ponto A mostra onde fica situada a sede do município de Morada Nova de Minas e a região em destaque seria onde apontam os estudos o local da reserva de gás natural, correspondente à metade do que a Bolívia poderia oferecer de recursos.

Fonte: Agência Minas de notícias

Rápidas e Rasteiras:

Audiência Pública de Saúde: será realizada na próxima quarta dia 15/09 a partir da 19 horas na Câmara Municipal  mais uma audiência pública para apresentar prestação de contas do que vem sendo realizado na área de saúde em nossa cidade. A participação da comunidade é fundamental para acompanhar e cobrar ações que visem à melhoria do sistema para todos.

ABAP: o Rotary Club Bom Despacho-Arraial irá fornecer o material para a realização de uma obra de concretagem nas dependências da sede da ABAP no bairro Ozanan. Trata-se de uma antiga reivindicação dessa instituição que visa melhorar o acesso das crianças e adultos.

Procura por crédito em agosto foi a maior desde janeiro de 2007: número dos que buscaram crédito cresceu 3,6% em relação a julho, atingindo 121,1 pontos do indicador Serasa. Resultado é o maior desde o início da série.

IBGE enfrenta dificuldade na coleta de dados sobre rendimentos: Eduardo Nunes, presidente do IBGE, diz que isso não afeta o andamento dos trabalhos. Segundo ele, esse item sempre encontra resistência da população.

Trabalho voluntário, você faz? Veja as respostas dos participantes da Nova Comunidade de Bom Despacho no Orkut:

Roberto Ângelo (empresário em BD): “por meio de redes tecemos relações sociais, pessoais, seja através de organizações e ou grupos. O trabalho em redes possibilita a articulação entre diversas unidades que mediante certas ligações, vão trocando informações, recursos, bens simbólicos, sendo que neste processo a rede fortalece-se reciprocamente…”

Daniel: “trabalho voluntário é uma boa, em todos os sentidos, tanto em trabalhos em que se ajudam nas escolas, junto aos alunos, como também em asilos, creches ou até mesmo hospitais. Faz bem tanto pra quem é ajudado, como pra quem ajuda. Tem muita gente que já se aposentou, e às vezes fica perdido, não sabe o que fazer com o tempo ocioso, é uma boa idéia pra ficar sempre em atividade, e de quebra, ajudar, de alguma forma, no progresso da sociedade, e também a qualquer pessoa, mesmo não aposentada, é sempre bom contribuir, todo mundo sai ganhando.”

Participe, acesse o link: http://www.vai.la/Zw7

Twittando:

-Curso de Aperfeiçoamento em Instalações Elétricas Industriais – Engenharia Elétrica, Projetos – http://goo.gl/DWg3

-Expedição percorre o Rio São Francisco em área mineira http://goo.gl/2XK9

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta