Você sabe o que é Empreendedorismo? Veja a partir desta semana bom-despachenses que têm essa característica no seu DNA

 

Semana passada o Jornal de Negócios trouxe o José Márcio da Vidromat sendo homenageado como um dos maiores vendedores de tintas Suvinil do País. Isso me fez pensar: será que obter sucesso e bons resultados empresariais está no nosso DNA ? Quem conhece o Seu Mundinho e o José Márcio, responderiam de imediato que sim.

 

Peço a você, leitor fiel do JN, que me faça a gentileza de olhar em páginas anteriores ou edições passadas, veja as empresas que anunciam, imagine quem são seus dirigentes, o que eles têm em comum ? Quais atitudes eles tomam nos seus negócios que os fazem ter sucesso. Faça uma listinha e em seguida confira com os 10 itens a seguir:

 

1 – Busca de oportunidades e iniciativas: capacidade de fazer as coisas e se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços.

2 – Persistência: enfrentar os obstáculos e buscar a todo custo o sucesso.

3 – Correr riscos calculados: disposição de assumir desafios e responder por eles.

4- Exigência de Qualidade e Eficiência: fazer sempre mais e melhor. Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e modelos de qualidade.

5 – Comprometimento: sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.

6 – Busca de Informações: busca constante de informações sobre clientes, fornecedores, competidores e sobre o próprio negócio.

7 – Estabelecendo Metas: saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto de largo como de curto prazo.

8 – Planejamento e Controle Sistemático: organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, para que possam ter seus resultados medidos e avaliados.

9 – Persuasão e Rede de Contatos: usar estratégias para influenciar e persuadir outras pessoas. Manter contato com pessoas chaves, relacionadas ou não com o negócio, que ajudem a alcançar seus objetivos.

10 – Independência e Autoconfiança: ter autonomia para atuar e manter sempre a confiança no sucesso.

 

Esses 10 itens caracterizam um indivíduo chamado de EMPREENDEDOR, foi a ONU que desenvolveu essa pesquisa mundialmente e o Sebrae através do curso EMPRETEC (já realizado em BD) apresenta aos empresários como desenvolver essas habilidades. Empreendedor é aquele que transforma sonhos em realidade, para Joseph Schumpeter, o empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, e passa do sonho para a ação. Empreendedor pode ser o bom empresário ou o bom funcionário, mas ambos constroem algo que desejaram ou objetivaram, vão até o fim, é gente que faz.

 

Pois bem, semana que vem e nas outras vamos conhecer diretor de mineração, gerente financeiro de construtora, arquiteto, economista, fabricante de calçados, comerciante de veículos, presidente de centro tecnológico, diretor de indústria e muitas outras pessoas que são gente como a gente, mas têm com certeza duas características: são de BOM DESPACHO e são EMPREENDEDORES.

 

Não perca, serão histórias de sucesso de pessoas comuns que muito têm a nos ensinar.

 

Rápidas e Rasteiras:

Alunos da UNIPAC visitam a CEMIG em Bom Despacho: Sala-de-aula é lugar de aprender e entender as teorias propostas, ir para o campo, fazer visitas a empresas e indústrias é momento de contemplar tudo observando a prática. Pensando assim que os professores e engenheiros Marcelo Drumond e Ramon Dornelas levaram na última semana os alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Produção Civil para conhecerem a sub-estação da CEMIG, seu funcionamento e importância para o arranjo energético local.

 

Vamos torcer pelos nossos atletas do ciclismo em Carmo do Cajuru: No próximo domingo, dia 29, ciclistas de Bom Despacho irão participar do IV Intercity Boca da Mata em Carmo do Cajuru. Para você que tem interesse em desenvolver esse esporte aqui mesmo em nossa cidade, procure o Titão pelo telefone 3522-2887.

 

Atendimento ao Cliente é tema de curso da ACIBOM/CDL: Segunda a gerente administrativa da Acibom, Camila Paiva, no mês de julho a entidade irá promover o curso de Atendimento ao Cliente aberto para os comerciários e empresários de nossa cidade. Segundo Camila a escolha desse e outros cursos previstos foi observando o comércio do município. Maiores informações pelo telefone 3522-3683.

 

Santo Antônio do Monte é aqui ?:.A pergunta pode parecer uma ofensa ao leitor, mas o letreiro na chegada da nossa cidade, no trevo da BR-262, mostrando a economia do município vizinho, pode deixá-lo mais indignado. Não seria ali uma ótima oportunidade para divulgarmos as potencialidades do nosso município? Fica aí uma dica para associação comercial, empresários e os poderes públicos municipais.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta