Esse ano de 2012 já começou agitado. Em BH a Câmara Municipal gastou uma fortuna para explicar o inexplicável: segundo eles o aumento de quase 62% somente valeria para o próximo mandato. Isso me fez lembrar daquela máxima popular onde quem muito se explica algo teme. Para fechar o parágrafo (e o assunto) na minha opinião vereador e prefeito não deveriam ter salário, deveria ser um cargo voluntário, só estaria lá quem tivesse realmente interesses a defender, além do farto salário e ajudas de custo.

O ex-governador e atual deputado federal Newton Cardoso fez história na Política de Minas. Por várias vezes como governador tentaram destituí-lo do cargo, acusando-o por corrupção e mau uso do dinheiro público. Como bom estadista e articulista, fez escola, deixou espalhado por todo o Estado uma série de prefeitos (inclusive na nossa região) como seus vitalícios correligionários, isso significa que seus interesses e sua bandeira (suja por sinal) continua empunhada a toda força.

Infelizmente o nosso grande mal é a memória. Newton foi eleito mais uma vez em 2010. Ainda vou ver uma forma de mandar para o Congresso um projeto para além do flúor, conter na água bastante fosfato para ajudar a todos a lembrar das atrocidades de nossos homens públicos. No último dia primeiro se completaram 3 anos que elegemos os atuais vereadores, prefeito e vice-prefeito (quem é ele mesmo?) para a nossa cidade. Desde lá o que cada um deles tem feito em prol de nossa cidade? Quais interesses defenderam? Quais projetos para melhorias na cidade propuseram? Quais exageros do executivo os vereadores impediram?

Perguntas e mais perguntas que precisamos fazer durante todo este ano, até quando a cena política dos candidatos à Câmara e ao Paço Municipal se estabelecerem, durante o pleito público de outubro e mais ainda a partir dos resultados apresentados.

O povo tem o governante que merece. Somente vamos limpar a corja instaurada em todas as instâncias do sistema público depois que soubermos em quem votar.

O que me preocupe é se teremos opções.

Pense nisso e bons projetos!

PS: caso algum homem público se sinta ofendido por minhas colocações a coluna está de peito aberto aguardando sua manifestação, afinal vivemos em um país livre e democrático.

 Rápidas & Rasteiras:

Comitê do Centenário: não estaria na hora de começarmos a consolidar uma programação com a participação de toda a comunidade presente e ausente de Bom Despacho? O site da comemoração já está bem amadurecido e agora falta a grade de eventos já confirmados e programados. Fica aqui a dica e a disposição em ajudar. Faltam 139 dias!
Rotaract começa a atuar forte: com o nome significando em inglês ROTARY EM AÇÃO, o Rotaract Club é patrocinado pelo Rotary e encontra-se presente em aproximadamente 9000 comunidades espalhadas pelo mundo. Na nossa cidade não está sendo diferente, os jovens estão motivados e dispostos a ajudar. Recentemente começaram uma campanha para recolher donativos para os prejudicados pela chuva aqui e nas cidades vizinhas.

Jovens do Rotaract fazendo entrega de Cestas Básicos – Foto Naldo

Meio-ambiente de Bom Despacho na imprensa estadual e nacional: parabéns ao  Elaninho pelas reportagens no Estado de Minas e Folha de São Paulo falando da sua façanha no apoio da criação do PECA e da Mata do Batalhão. O garoto é gente que faz, fala pouco e age muito, é assim que nossa cidade precisa ser: repleta de agentes e não locutores, pseudo-locutores e inter-locutores.

Martinho Campos terá escolinha do América: nos bastidores, o América vem promovendo uma série de mudanças administrativas. Primeiro, foi a política de poucas contratações, pois a prioridade é abrir espaço para os jogadores revelados no clube. E dentro dessa nova realidade, o clube prepara a expansão de suas escolinhas, que hoje são coordenadas pelo ex-jogador Spencer, auxiliado por Ilceu Eustáquio de Carvalho. São 19 unidades: Betim, Contagem, Chapada do Norte, Urucânia, Candeias, Juatuba, Patrocínio, Ipatinga, Esmeraldas, Sete Lagoas, Rio Doce, Caranaíba, Santana dos Montes, Barbacena, Curvelo e Belo Horizonte (Bairro Serrano, Bairro Ouro Preto e Minas Quadras), todas em Minas; e Marataízes, no Espírito Santo. Cinco novas unidades serão instaladas a partir de fevereiro, em São João del-Rei, Martinho Campos e Lagoa Santa, além de Paracambi e Seropédica, no estado do Rio, que serão comandadas por Celso, ex-atacante do clube.

Indústria teme crise mundial e planeja menos investimentos:  os empresários do setor industrial de Minas estão menos dispostos a fazer aportes financeiros neste ano do que em 2010. O receio de que as crises na Europa e nos Estados Unidos respinguem também na economia brasileira fez os empreendedores pisarem forte no freio dos investimentos. No segmento calçadista, por exemplo, a Oto, detentora da marca Spatifilus, pelo menos por enquanto descarta voos mais altos em 2012. O mesmo acontece com a San Marino, tradicional fabricante de sapatos masculinos, que fechou o ano passado com crescimento em relação ao exercício anterior abaixo do projetado. Já na área de vestuário, o maior desafio é a falta de mão de obra qualificada. E entre os produtores de alimentos a expectativa é também de um ano mais retraído.

Receita autoriza banco a enviar por e-mail dados a clientes: a partir de agora os bancos poderão informar os rendimentos decorrentes de aplicações financeiras dos clientes, para fins de Imposto de Renda, por e-mail, caixa postal ou internet banking.

Faltam 139 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!

  • Mais informações sobre o Centenário em:http:www.senhoradosol.com.br
100 anos/ 100 soluções:

  • 62 – Plano diretor para atrair indústrias;
  • 63 – Fortalecimento das ações comunitárias promovidas por jovens.
Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta