O gerúndio que nos impede de realizar

Estamos fazendo, estamos construindo, estamos projetando, quem nunca ouviu frases usando a forma verbal do gerúndio? Pior ainda, as pessoas dão satisfação como se isso irá resolver. Quando alguém ou alguma empresa não tem uma data para te dar uma resposta ou resolver um problema seu, lá vem o nosso amigo gerúndio.

Mas o que é  o GERUNDISMO? Primeiramente essa palavra não existe, foi uma forma para expressar esse estranho comportamento que nos afasta de muitas responsabilidades. O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Essa forma verbal sempre é formada pela partícula –ndo unida ao verbo. Exemplos: Eu vou estar confirmando os dados. Você está sendo redirecionado. O gerúndio é corretamente usado quando transmite a idéia de movimento, progressão, duração, continuidade. Alguns casos em que o gerúndio é empregado corretamente: – “Em virtude do atraso, estaremos recebendo o pagamento em conta corrente nos dias 08 e 09 de setembro”  e – “O que você vai fazer durante o fim de semana? Vai estar viajando?”

 

Além disso o gerundismo é um mal que ataca principalmente o comprometimento e o brio das pessoas e organizações. Não expressar corretamente quando finalizaremos aquele compromisso, é um dos grandes males dos dias atuais. Afinal, quem vai querer arcar com o ônus da responsabilidade?

 

Rápidas e Rasteiras:

 

Arborização em BD: aprovado na última reunião da Câmara por unanimidade, projeto de lei de autoria do vereador Ricardo Alvarenga que disciplina a arborização no município de Bom Despacho. O projeto incentiva o plantio de árvores que è essencial para nossa vida e para gerações futuras. Nossa cidade está necessitando urgentemente de um plantio ordenado de árvores. O projeto foi subscrito pelo vereador Marcos Fidélis e participação da Sra. Andréia que trabalha no setor do meio-ambiente da prefeitura.

 

[ INSERIR AQUI O SELO DO CENTENARIO] 

Tem ele no site WWW.centenariodebomdespacho.com.br

 

Faltam 363 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!

 

Mais informações sobre o Centenário em:

http:www.senhoradosol.com.br

 

100 anos/ 100 soluções: 

 

1- cidade sem trânsito de carretas e grandes caminhões: anel rodoviário ligando as principais saídas da cidade;

 

2- construção de escola técnica com novos e mais cursos: fundamentação da cidade como centro de ensino regional.

 

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

 

Exemplo: No ano Rotário em que foi presidente do Rotary Club Bom despacho-Arraial, o companheiro Cláudio Joaquim Teixeira, juntamente com sua esposa Marta, fizeram um brilhante trabalho em prol de nossa comunidade. Além disso, plantaram uma mangueira em frente a sede do clube.

 

Foto: mangueira plantada na Av. Carlos Cardoso Carvalho, quase esquina com Vivalde Brandão – fotógrafo: Capivara

 

Projeto Sacolas Retornáveis – 3a semana: está um sucesso na cidade. Os comerciantes locais já estão enviando seu apoio. A população também começou a se conscientizar e tem entregue sombrinhas danificadas para a confecção de sacolas, principalmente depois do apoio dado aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS. Além das sacolas feitas de sombrinhas, com o apoio dos patrocinadores, estão fazendo sacolas de pano americano cru (sacolas reforçadas e com maior durabilidade). A turma de Administração Empresarial está empolgada na confecção das sacolas. Com a união de todos conseguiram algumas máquinas de costura emprestadas e estão montando uma mini confecção na escola. Através desse projeto os alunos estão unindo a teoria aprendida na escola e concretizando a prática.

“Gostaria de agradecer ao colunista Ítalo Coutinho pelo empenho, carinho e apoio dado ao nosso projeto. A partir do momento que divulgamos o curso vários empresários de Bom Despacho já se interessaram por profissionais qualificados, abrindo as portas para o mercado de trabalho.” disse a professora Mariana Rodrigues, CESEC.

 

Foto: alunos do projeto participando das comemorações do aniversário de Bom Despacho (01/junho)

 

Projeto Praças de Nossa Terra: em comemoração aos 99 anos de BD, crianças do Pré-escolar Municipal Criança Feliz conheceram um pouco da nossa história, fizeram pesquisas, textos e murais alusivos à data. A escola programou uma série de visitas às praças da cidade: foram de ônibus e a meninada adorou. Imaginem a festa que foi! “Nos orgulhamos de fazer parte dessa cidade que na amplidão de seu horizonte quer sempre crescer e ser melhor” – comentou a professora e entusiasta da educação, Lucinha Gontijo.

Nota do colunista: quando recebi o e-mail da escola, com várias fotos e esse relato, tive a certeza que é muito importante nosso compromisso e seriedade com as gerações futuras, somente assim vamos preservar valores de AMIZADE, SOLIDARIEDADE, EDUCAÇÃO, FAMÍLIA e TRABALHO.

 

 

Foto: crianças nas praças da cidade, você consegue reconhecer os lugares?

 

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta