Foto: Ponte Estaiada em São Paulo/SP (c) Internet

 

Estamos vivenciando grandes oportunidades no setor de Engenharia e Construção. Tratam-se de reflexos diretos do desenvolvimento pelo qual temos passado, objetivando os investimentos externos, demanda interna de consumo e uma retenção de mais de 25 anos em obras e fabricação de equipamentos.

 

Recentemente, o engenheiro Milton Golombeck, declarou em seu artigo intitulado “A inversão de valores e a importância da Engenharia”: “…Vivemos em uma sociedade na qual são valorizados predominantemente as aparências e o glamour. Modelos, cantores, atores e atletas se sobrepõem, com seus valores, a outros valores essenciais ao progresso da condição humana e à melhoria da qualidade de vida. Mas o problema não é apenas brasileiro; é fenômeno universal, com algumas raras exceções. Mas não se pode esquecer que basicamente tudo o que utilizamos em nosso dia a dia – meios de transporte, tais como rodovias, ferrovias, aeroportos, edifícios residenciais, espaços para abrigar hospitais, escolas, centros culturais etc., tudo isso são projetados pela inteligência de arquitetos e engenheiros. A Engenharia, em meu entendimento, é a maior responsável pelo progresso da humanidade em todos os campos do conhecimento humano…”

 

Concordo com Milton, temos valorizado muitas efemeridades e deixado de lado grandes profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia do nosso Brasil. O Sindicato dos Engenheiros do Distrito Federal está premiando aqueles trabalhadores em diversas áreas da engenahria. Trata-se do Prêmio Brasil de Engenharia. No total serão oferecidos 22 prêmios, onde o melhor trabalho ganhará uma viagem à Europa. Em 2011, as áreas temáticas são Construção Sustentável; Saneamento e Recursos Hídricos; Sustentabilidade Energética; Resíduos Sólidos; Agricultura Sustentável e Biotecnologia; Transportes e Mobilidade Urbana; Educação Tecnológica; Inclusão Digital e Engenharia Cidadã. Entre prêmios em dinheiro, troféus e viagens, serão entregues cerca de 100 mil reais aos vencedores. O autor do melhor entre todos os inscritos ganhará uma viagem à Europa com acompanhante. O regulamento do prêmio e todas as informações para inscrição estão disponíveis em www.premiobrasil.org.br . A cerimônia de premiação será realizada em dezembro, em Brasília.

 

A Sociedade Mineira de Engenheiros, com sede em Belo Horizonte, promove anualmente o Prêmio SME de Ciência e Tecnologia. Visando incentivar os alunos dos cursos de  graduação ligados à Engenharia, Arquitetura e Agronomia no desenvolvimento de  trabalhos técnico-científicos, fica instituído, pela Sociedade Mineira de Engenheiros – SME, o Prêmio SME de Ciência e Tecnologia, para a escolha dos cinco melhores trabalhos inscritos e entregues, além de menção(ões) honrosa(s) para trabalhos que tenham se destacado, mas que não ficaram entre os cinco premiados. O concurso é aberto a todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação das áreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de instituições de ensino superior no Estado de Minas Gerais, conforme a legislação vigente e  normas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA-MG. O candidato poderá concorrer individualmente ou em grupo com um ou mais trabalhos. Para os trabalhos apresentados em grupo, poderão participar estudantes de outras profissões regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior no Estado de Minas Gerais, desde que o líder do grupo seja um estudante das profissões de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Mais informações no site www.sme.org.br.

 

Somente faremos um país bem estruturado e sustentável economicamente, com bons engenheiros.

 

Pense nisso e bons projetos!

 

 

Rápidas & Rasteiras

 

2ª Expedição à Barra do Funchal: será semana que vem, no próximo sábado dia 19, inscrições e mais informações com o Titão (telefone 8812-6557).

Nova Associação: foi realizada na última terça-feira (dia 8) na sede da Associação de Moradores do Bairro Esplanada a assembléia de fundação,aprovação do estatuto e eleição da diretoria da Associação dos Agentes de Saúde e Endemia de Bom  Despacho, sendo eleito para ocupar a presidência o jovem Jean Philippe de Freitas e Fábio Júlio Pinheiro Silva como vice-predidente.

 

Ação Rotária: acontece nesta próxima terça-feira dia 15 (feriado) mais uma Ação Rotária no Bairro São Vicente. Haverá brinquedos do SESC,corte cabelo,distribuição de lanches,algodão doce, balas,refrigerantes,enfim muita descontração e animação sob a coordenação do Rotary Club Bom Despacho-Arraial.Participe!

 

Campeonato de truco: não deixe de participar, será na Praça Antônio Leite, hoje (dia 12) e amanhã. Contatos pelo telefone 9138-0114.

 

Distribuição de renda melhorou em 30 anos: segundo pesquisa do Ipea, a desigualdade na distribuição de renda do país diminuiu 22,8% nos últimos 30 anos. O índice Gini, que mede a desigualdade, caiu de 0,31, em 1980, para 0,24 em 2010. Quanto mais baixo o índice, melhor a distribuição de renda.

 

Faltam 202 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!

  • Mais informações sobre o Centenário em:http:www.senhoradosol.com.br
100 anos/ 100 soluções:

  • 47 – Fortalecimento da iniciativa pública com a iniciativa privada para promoção de eventos culturais e artísticos;
  • 48 – Escola na Prefeitura: levar as crianças nas secretarias e prefeitura para que elas conheçam nossos governantes;

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta