Recessão à vista ?

O país esperava uma retomada mais forte da Economia como um todo. Ações como liberação de crédito para pequenas e micro-empresas e construções populares, é o que de imediato o Governo pretende fazer para amenizar os problemas da crise financeira mundial. Essas são informações do Ministério da Fazenda.

 

Crise, recessão, desemprego, IPTU 2009, dengue, 2 sexta-feiras 13 no ano, parece que a macumba feita pelos pessimistas para 2009 está funcionando e nem um banho de sal grosso, benzedeiras e reza brava vai dar um bom despacho, ainda que pelos próximos meses.

 

Recentemente, o jornalista Carlos Sademberg, da rádio CBN, comentou no último dia 11, no seu programa matinal, que o Brasil vai ter uma retração no PIB em torno de 1%, ou seja, não vamos crescer, ainda reforça que para países de primeiro mundo e emergentes, nosso resultado é um dos melhores.

 

As pessoas não vão parar de  consumir, os carros não vão parar de rodar para transportar gente e mercadorias. Mas, no norte mineiro, segundo o jornal ESTADO DE MINAS de domingo, dia 8, noticiou que os salões de beleza e as oficinas mecânicas já estão sentindo os problemas financeiros.

 

A revista Veja (edição de 4 de março de 2009) publicou 10 motivos para não nos preocuparmos, olha só: temos uma reserva financeira de 200 bilhões de dólares, bancos competentes, ausência de bolha imobiliária, mercado interno forte, matriz energética mais verde, estabilidade política, estabilidade econômica, o Brasil é exportado de alimentos, mercado externo diversificado e projeções positivas para o PIB 2009.

 

Mesmo assim, apresentou um item para nos preocuparmos: o Brasil foi o terceiro  país latino-americano que mais aumentou os gastos públicos entre 2002 e 2007, atrás apenas de Cuba e Venezuela, onde grande parte desses gastos é de péssima qualidade. Alguma coincidência com a nossa Prefeitura ? As ruas asfaltadas próximo às eleições de 2008 estão se esfacelando e “derretendo”, é o nosso dinheiro indo para água abaixo, literalmente.

 

Rápidas & Rasteiras:

 

Cartel do combustível ?: O Ministério da Justiça lançou nesta quarta-feira (11) cartilha de combate a cartéis em sindicatos e associações de classe. O material faz parte de série que o Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE) da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do MJ lançou no ano passado – já foram elaboradas cartilhas sobre combate a cartéis em licitações e programa de leniência. O material divulgado nesta quarta é de extrema importância, segundo a diretora do DPDE, Ana Paula Martinez. Para ela, é reconhecido que sindicatos e associações de classe têm papel estratégico na sociedade, podendo suas atividades contribuir para a eficiência do mercado. Contudo, por congregar concorrentes, ela completa que é grande o risco de que estas entidades acabem extrapolando suas funções legítimas, permitindo que os associados troquem informações comercialmente sensíveis em desrespeito à Lei de Defesa da Concorrência. Em Bom Despacho os postos de gasolina apresentam nas bombas diferenças de 1 a 2 centavos de Real. O combate à essa prática é difícil nesse tipo de comércio, muitas vezes a diferença encontra-se na casa dos milésimos de Real. Apenas denúncia e grampo telefônico para combater esse mal.Faça o download da cartilha em www.justica.gov.br.

Site do PECA: no mês de fevereiro o colunista do JORNAL DE NEGÓCIOS, Tadeu Araújo, escreveu sobre o jovem Elano Ferraz, que institui com o apoio dos pais e de amigos, uma ONG ambiental em Bom Despacho. O website já está no ar, foi produzido pela estudante de design Isabel Gontijo e a parte técnica pelo Rafael Hamdan, estudante do Colégio Milenium.O trabalho está no link www.pecabrasil.com , com opções em inglês e português.

A prefeitura postergou o pagamento do IPTU, em 2008 foi a mesma história, qual sua opinião? Essa é a pergunta que está no BLOG DE BOM DESPACHO, acesse www.senhoradosol.com.br/blog e participe, suas idéias somadas com as de outros contribuem para a criação de uma mentalidade política na cidade.

Participe da Caminhada do João Jiló: Este anos teremos a V CAMINHADA DO JOÃO JILÓ. Como sempre, na Sexta-Feira da Paixão, que este ano de 2009 cairá no dia 10 de abril. A saída será na Praça da Matriz, em frente ao Shopping Assunção, às 6:00h (seis da matina). O objetivo é sair bem cedo, pois a caminhada dura mais de 4 (quatro) horas. Estão todos convidados. São 22 quilômetros, a maioria dos quais em estrada de terra, com excelente visual da cidade em quase todo o percurso. A saída é pelo Caíque e a chegada pelo Sesi. Usar roupa e calçados apropriados para caminhada. Muita água e alimentos leves, como por exemplo, barras de cereais. Se alguém tiver interesse na camisa, ainda há tempo. Deverá se comunicar com a Edelweiss (37/3521-2150) e encomendar, custa R$20,00. .

 

Ainda sobre o Escotismo em Bom Despacho: semana passada comentei sobre os 25 anos do Grupo de Escoteiros de Bom Despacho. Vejam correspondência que recebi do grupo:

“Muito obrigada pelo belíssimo artigo dessa semana. Saiba que fiquei comovida, pois não esperava um relato pessoal. Com o artigo acredito que a população bondespachense pôde conhecer um pouco mais sobre o movimento escoteiro, e temos que agradecer por possibilitar isso. Muito obrigada, e conte conosco sempre que precisar!!! Estamos a sua disposição, contribuindo para seus projetos. Abraços,

 Sempre Alerta!

 Laila Ribeiro – 88º Grupo Escoteiro de Bom Despacho“.

 

Entrevista da Semana: “A prefeitura deveria se preocupar com a saúde e educação e não contratar mais pessoas.(…) Bom Despacho precisa ter um centro industrial maior, como o que houve em Nova Serrana com o pólo calçadista.”. São palavras do Tito, ex-vereador e presidente da CIAB (Fábrica de tecidos), em entrevista concedida à Rádio Difusora Bondespachense, em 19 de março de 2009.

 

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

One thought on “Recessão à vista ?

Deixe uma resposta