25 anos de Escotismo em Bom Despacho

A minha geração pôde desfrutar de um dos maiores patrimônios sociais de nossa cidade: o escotismo. Tudo começou bem longe daqui, na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, Inglaterra, quando Baden-Powell realizou um acampamento com vinte jovens, de 12 a 16 anos de idade, no qual ensinou técnicas como primeiro socorros, observação, segurança, orientação… Como símbolo do grupo, levavam aqueles jovens uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro. Nascia assim, em 1907, o movimento do escotismo. Em 1984, com o apoio e determinação do Sargento Tabajara, membro do Exército Brasileiro, o Escotismo chegava a Bom Despacho. Um dos primeiros chefes foi o Vair, naquela época tinha uma loja de artigos esportivos na Praça da Matriz, onde também comercializava as insígnias, uniformes e acessórios para paramentar os lobinhos, escoteiros e bandeirantes da nossa cidade.

 

Não cheguei a ser escoteiro, mas participei de perto de todo esse movimento. O uniforme tinha um significado muito especial para meus amigos. Conforme eles iam adquirindo habilidades, recebiam uma estampa que era costurada à farda de azul claro para os escoteiros e azul anil para os lobinhos. A hierarquia escoteira previa a figura do monitor, era aquele jovem que se destacava por sua liderança. Para participar era exigido que na sociedade e na sala de aula (principalmente) o escoteiro (ou bandeirante) fosse um exemplo de cidadania para os outros. Lembro-me bem do Welington Mota, Bruno Carazza, Giovani Avelar, Flávio Pires, Rodrigo Couto, Wilson Barroso, Lenine Alvarenga e do Rafael Martins, quase todos chegaram a chefiar suas patrulhas, com nomes de animais (lobo e águia por exemplo).

 

Amizade, companheirismo, disciplina, cidadania e civismo são os maiores alicerces da filosofia escoteira. São ensinamentos para uma vida inteira. Na ocasião recordo-me de uma entrevista no jornal Estado de Minas, onde a profissional fora escolhida dentre outras pelo motivo de que em sua adolescência ter atuado como bandeirante. Atualmente o grupo conta ainda com o veterano Chefe Vair, Chefe Gildásio e dos jovens Laila Ribeiro e Marcelo Ferry.

 

Hoje, para participar, os pais interessados ou os jovens que se sentiram motivados em conhecer e se desenvolver no movimento escotista bom-despachense, pode procurar o 88º Grupo de Escoteiros, pelo site: http://sites.google.com/site/sou88gebd/.

 

Veja como é fácil participar:

 

*Como membro juvenil (7 a 21 anos) – ainda há vagas para este ano em todos os ramos. Procure o Grupo Escoteiro Bom Despacho e faça sua inscrição.

 

*Como membro adulto (acima de 21 anos) – adultos voluntários são sempre bem vindos independentemente de terem sido escoteiros na infância ou ter parentes no Grupo. Basta ter boa vontade e estar compromissado com o propósito do Escotismo. Estes normalmente fazem um período de experiência e são inseridos em mini-cursos para se capacitarem a ser tornarem escotistas e dirigentes.

 

*Como escolas, empresas, instituições diversas – se você é um profissional de qualquer área da escola onde trabalha, faça-nos uma visita. Conheça sobre nosso Grupo, o trabalho que fazemos e o propósito do Escotismo mundial. A partir daí poderemos nos tornar parceiros em projetos e atividades diversas dentro e fora da escola.

Mas se é um empresário ou membro de instituições diversas agende uma atividade para sua equipe com nossa diretoria. A parceria neste caso pode se tornar em uma palestra informativa e educativa, atividades dirigidas e projetos sociais e comunitários, além da possibilidade de freqüentarem nosso Grupo e ainda serem sócio-beneméritos.

 

Sempre Alerta !

 

Rápidas & Rasteiras:

 

Curso sobre nota fiscal eletrônica: eu havia publicado aqui na coluna semanal do JORNAL DE NEGÓCIOS sobre a nota fiscal eletrônica. A ACIBOM, antenada com as necessidades atuais do comércio, irá promover curso sobre esse assunto. Será no dia 28 de março, 8 horas de curso, de 9 às 17 horas. Maiores informações pelo contato 3522-3683

Menor Aprendiz em Bom Despacho: A CDL/ACIBOM com o objetivo de atender seus associados diante das exigências da Legislação Federal em relação à LEI do APRENDIZ, comunica que o projeto “ADOLESCENTE APRENDIZ” em parceria com a Fundação CDL BH, está iniciando suas atividades a partir do dia 17/03 sob coordenação da psicóloga Fabiana Paula. Através da CDL ACIBOM, os menores serão encaminhados às empresas que possuem a obrigatoriedade de empregá-los e matriculá-los nos cursos dos serviços nacionais  de aprendizagem. (decreto nº 5598/05, cap IV, seção I Art.9). Contatos via site www.acibom.com.br .

Fim de etapa de obras de expansão na UNPAC: esta semana a Engenheira Sandra Lage, coordenadora de obras do Campus Bom Despacho, entregou outra ala do prédio principal. Outras obras de adequação e expansão estão previstas ainda para este ano, isso significa geração de mais empregos.

Participe do Blog sobre Bom Despacho: basta acessar o site www.senhoradosol.com.br/blog e deixar sua opinião sobre o Carnaval 2009 em Bom Despacho. Sugestões de outros questionamentos, enviar para o e-mail contato @senhoradosol.com.br. Hoje em dia o site é visto por mais de 400 pessoas diariamente!

Aprendizado da semana: jamais ajude a quem não quer ser ajudado, ou, não venda para quem não queira comprar.

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

Deixe uma resposta