Excelendickaioid

A Revista Minerais & Minerales promove anualmente o Prêmio Excelência da Indústria Mínero-metalúrgica Brasileira. Os participantes são empresas do setor mineral (extrativismo e pesquisa) que desenvolvem projetos de melhoria de processos internos. Os projetos apresentados são julgados por uma comissão formada pela revista e assim aqueles de maior destaque são escolhidos.

Quando profissionais do mercado se empenham em desenvolver soluções internas para melhoria da sua produção temos pesquisa e desenvolvimento aplicados e resultando em ganhos financeiros facilmente mensuráveis. Existe outro lado que é a ampliação do tema Pesquisa, o que no Brasil não é dado tanto valor (como deveria). Essa cultura que vou chamar de empreendedorismo acadêmico, precisa ser ampliada em nossas empresas, sistemicamente o ganho é muito grande e gera um ciclo virtuoso que se bem administrado perdura por um bom tempo.

971966_522545301146301_1957548205_n

Evento ocorreu no Ouro Minas em Belo Horizonte nesta última terça (dia 14)

Em sua 15a edição os premiados foram  ao todo 25 trabalhos, nas categorias: meio ambiente, recursos humanos e treinamento, lavra, processo, relação com a comunidade, manutenção industrial, T.I. e segurança no trabalho. Veja a seguir as empresas que tiveram seus trabalhos premiados:

– Alcoa World Alumina Brasil (1 trabalho)

– Anglo American (4 trabalhos)

– ArcelorMittal Mineração (1 trabalho)

– Cetem e Carbonífera Criciúma (1 trabalho)

– Chaves Mineração e Indústria (1 trabalho)

– Ferrous Resources do Brasil (1 trabalho)

– Hydro Alunorte (1 trabalho)

– Jaguar Mining (1 trabalho em Conceição do Pará , próximo a Bom Despacho)

– Kinross Brasil Mineração (1 trabalho)

– Mineração Caraíba (1 trabalho)

– Mineração Maracá Indústria e Comércio (1 trabalho)

– Mineração Usiminas (1 trabalho)

– Mirabela Mineração (2 trabalhos)

– Petrobras (1 trabalho)

– Vale Fertilizantes (1 trabalho)

– Vale (2 trabalhos)

– Votorantim Cimentos (1 trabalho)

– Votorantim Metais Zino (2 trabalhos)

Para conhecer os trabalhos em sua plenitude, mais detalhes e o contato com os seus executores, acesse www.minerios.com.br e acompanhe a edição especial da revista sobre a premiação.

Avaliando os projetos podemos perceber que existe um grande espaço na indústria brasileira para melhoria de processos, o que com isso tornará nossos produtos mais competitivos e com com maior qualidade. Os desafios são grandes e felizmente não falta competência técnica e criatividade nas inovações para garantir essas melhorias internas.

Pense nisso e bons projetos!

Painel

Casamento gay: está liberado a partir dessa última quinta-feira em todo o Brasil. Nenhum cartório poderá se negar a realizar a união civil.

Opinião do Especialista:

Como criar mobilidade com a energia solar?

Em países como o Canadá, Estados Unidos e China,  parte da população usa a bicicleta elétrica como meio de transporte. Mas o interessante é que estas bicicletas elétricas são movidas a baterias que podem ser recarregadas com um pequeno “Kit solar” para recarga de baterias em sua própria casa.

Imagine você atravessando a cidade em um veiculo silencioso, moderno, economico e sem custo com nenhum tipo de combustível. Este veiculo já existe e em algumas cidades do Brasil já está circulando bicicletas elétricas que não poluem, não fazem barulho e criam uma grande mobilidade para a população que tem optado por este tipo de “transporte solar” no mundo inteiro.

Daqui alguns anos, nossa mobilidade terá que evoluir nos grandes e pequenos centros, pensando em criar soluções mais práticas e limpas que contribuam para a sustentabilidade de nosso planeta.  Hoje já existem barcos e aviões que em fase experimental já viajaram em algumas regiões somente movidos a energia solar.   Com certeza o futuro será diferente de tudo o que já vimos até aqui.

Bom Despacho 101 anos: no dia 1° de junho de 2013, Bom Despacho comemora seus 101 anos de emancipação política e merece ser homenageada com uma comemoração que valorize as manifestações culturais do município. Sendo assim, a Secretaria de Cultura e Turismo convida artistas e agentes culturais a homenagear a cidade com o que há de melhor em sua produção artístico cultural.
A programação das manifestações culturais em comemoração ao aniversário de Bom Despacho será realizada na Rua Dr. Miguel Gontijo, esquina com Av 1º de Junho e terá início às 14:00 h com encerramento às 22:00 horas. As inscrições estão abertas através deste formulário no link a seguir para todos que desejarem participar das comemorações: http://migre.me/etrXE

Mais informações: Secretaria de Cultura e Turismo de Bom Despacho Telefone: (37) 3521 4206

ABAP 41 anos: esta semana e entidade completa mais um aniversário desde sua fundação. Manter uma instituição não governamental durante tanto tempo atuando em prol de nossa juventude, é desafiador e ao mesmo tempo dignificante para aqueles que podem contribuir de alguma forma.

Pós em Engenharia: finalizei esta semana a 5a. turma de pós-graduação em Engenharia de Planejamento no IETEC, instituição de ensino com 25 anos de experiência em BH. Foi um trabalho em conjunto com nosso grupo de professores que gerou material que nos possibilitará a produção do primeiro livro sobre o tema no Brasil.

933899_522537117813786_814327244_n

Alunos ao final do curso na apresentação do seminário dos trabalhos de conclusão

Posts Relacionados

Deixe uma resposta