Em meio à crise, os Fidélis apresentam novo investimento na cidade

Esta semana falei com Luís Fernando Teixeira Campos, o Nando Fidélis. Com apenas 26 anos vem se destacando na cidade à frente dos negócios da sua família. Nando é filho do João Bosco e da Ângela. Em Bom Despacho estudou no Coronel Praxedes e Colégio Tiradentes. Quando em 1999 mudou-se para Belo Horizonte onde cursou o segundo grau no Colégio Pitágoras e a graduação na Universidade Fumec e pós-graduação em Logística pela Fundação Dom Cabral. Desde 2005 está de volta à cidade onde iniciou seus trabalhos no ramo de atacado.

Ítalo – Como é estar à frente de um negócio de família?

Nando – É uma tarefa que exige muita união e principalmente paciência,tanto para a geração que já está no negócio quanto para a que está chegando.Empresas familiares têm forte tendência em misturar as relações de casa com as profissionais, quando essa mistura excede o limite podem surgir inconvenientes. Durante o trabalho o relacionamento não pode ser familiar assim como em casa não pode ser um relacionamento profissional, reconheço que durante o dia temos um pouco de família no trabalho e também um pouco de trabalho em casa.Para uma empresa familiar prosperar é necessário que ela encontre a dose certa no relacionamento profissional-familiar.

Ítalo – Esta crise financeira tem preocupado os seus negócios?

Nando – Em BD estão canalizados todos os nossos negócios e planos para o futuro, nossa cidade possui uma posição estratégica,é elo de ligação entre rodovias movimentadas como BR 040 e BR 381,sem contar na BR 262 que passa em nossa porta,isso gera tráfego e aquece o comércio,outro ponto forte é que BD possui uma renda fixa oriunda do funcionalismo público o que nos deixa melhor colocados em momentos como os de hoje em que só se fala de crise em quase todos os setores da economia.Soma-se a estes fatores a idoneidade da grande maioria do povo bom-despachense e se tem um cenário favorável ao fortalecimento do comércio.O grande desafio pelo qual passamos no momento creio ser a necessidade de união entre todas as lideranças do município para não deixar passar em branco a duplicação da BR-262,não podemos cruzar os braços no momento em que um obra de infra estrutura tão importante para a cidade se aproxima.

Ítalo – Os projetos de expansão dos negócios continuam?

Nando – Estamos em obras,construindo na BR 262 a nova sede de nosso Atacado Distribuidor onde também planejamos implantar uma nova forma de negócio conhecida como Auto Serviço ou cash and carry. O que une o Atacado e o Varejo atendendo comerciantes em geral(mercearias,restaurantes,hotéis,bares,traillers,etc) e também ao consumidor final.É um formato de loja que,se bem estruturado, apresenta custo operacional mais baixo que o atacado de entrega e o supermercado convencional,com o custo mais baixo aumentaremos nossa competitividade no mercado e poderemos ofertar mercadorias aos clientes em condições mais vantajosas.

Ítalo – Mensagem Final

Nando – Gostaria de agradecer pelo espaço,mandar um abraço a todos os leitores do Jornal de Negócios, agradecer a todos os colegas comerciantes que com seriedade fazem da Economia de Bom Despacho uma das mais sólidas da região. Deixar também um agradecimento especial a todos os nossos clientes, por nos apoiarem e acreditarem em nosso trabalho.

Rápidas & Rasteiras:

Trevo da UNIPAC: estiveram em  Bom Despacho:no último dia 06/04 o Deputado Jaime Martins juntamente com o assessor especial do ministro dos transportes, Diretores do DNIT  juntamente com  lideranças  de Bom Despacho para discutir novamente a reivindicação do trevo da UNIPAC. Jaiminho, atualmente o presidente da comissão de transportes da  Câmara Federal, assegurou que irá lutar para a solução desse grande problema, todos ficaram sensibilizados com a  visita  in loco vendo o perigo que representa aquele trecho no horário de pico da faculdade.A reunião ocorreu nas dependências da universidade.

Servidores municipais sem aumento: até o fechamento desta coluna os servidores municipais não tiveram aumento nem a reposição da inflação o que está gerando grande insatisfação desses cidadãos bondespachenses.

Escotismo na Semana Santa: no último feriado, o 88º Grupo Escoteiro esteve acampado próximo ao povoado da Passagem. O grupo estava sob a guarda dos chefes Gildásio, Layla, Paulo e outros. Quem desejar apoiar o grupo, seja com material ou trabalho voluntário, basta procurar a Layla Ribeiro pelo telefone (37) 8807-5280.

Pracinha no Povoado da Passagem: quem visita o local pode constatar como foram importantes as obras de urbanização realizadas no ano passado. Mas também percebe a necessidade de uma pracinha em frente à tradicional igreja. Seu Haroldo, dá uma forcinha, afinal de contas suas origens passam por lá.

Octetos Vocais se apresentam na cidade: dando continuidade ao projeto de circulação cultural promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Fundação Clóvis Salgado, com apoio das prefeituras municipais, em abril será a vez de 5 grupos de câmara, octetos vocais, viajarem por 20 cidades de Minas Gerais no período de 16 a 19 deste mês. Todos os concertos têm entrada franca e apresentarão obras de gênios da música erudita, como Villa Lobos, Bach e Mozart, uma oportunidade para o público do interior do Estado. Os octetos vocais se apresentarão nas cidades de Abaeté, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Bom Despacho, Visconde do Rio Branco, Coimbra, Viçosa, Teixeiras, Lavras, Candeias, São Francisco de Paula, Carmo da Mata, Diamantina, Gouveia, Datas, Presidente Juscelino, Formiga, Arcos, Iguatama e Bambuí.

Imposto de Renda 2009: está chegando a hora de entregar a declaração. Não deixe para última hora. Aqueles que gostam de antecipar a restituição fiquem atentos, os bancos têm cobrado taxas que inviabilizam essa operação. Maiores informações no site WWW.receita.fazenda.gov.br .

Onda Científica e a promoção de palestras: no dia 7 de maio irão palestrar na Unipac o Administrador e Empresário Ricardo Alvarenga, sob a temática Administração Pública e Privada, os economistas Rosalva Flores e Ederson Passos, discutindo em mesa de debate sobre o impacto da crise financeira em pequenos negócios. Acompanhe a programação completa no site WWW.unipacbomdespacho.com.br .

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

Deixe uma resposta