No último dia 04 de fevereiro o Prefeito Fernando Cabral inaugurou a Escola Infantil Valdira Maria Rezende Silva, localizada em nossa cidade no bairro Conjunto Habitacional Simeão Ferreira de Sousa. Estiveram presentes os vereadores, população, futuros funcionários do Centro Educacional, o Sr. Prefeito Fernando Cabral e familiares da Dona Valdira, assim carinhosamente conhecida por tantos.

A seguir texto da Viviane Rezende, uma de seus filhos, lido durante a inauguração:

“Valdira Maria Rezende Silva, “Dona Valdira”, Mãe, Esposa e Educadora…

1601175_10201303239926982_1781079167_n

Nascia em dez de abril de mil novecentos e quarenta nove , uma menina com nome de Valdira que transformaria o mundo com a sua bondade e vontade de ajudar os outros. Desde recém-nascida, sua vida foi marcada por muitas lutas, e a primeira delas foi ser filha adotiva de um homem maravilhoso chamado Jose Pedro Barbosa, vulgo “Pedro Comunista” mas que seria para o resto de sua vida, um orgulho e seu exemplo maior de pessoa honesta e batalhadora pelas causas sociais. Foi nesse clima de sofrimento e lutas que essa mulher forte e guerreira cresceu! Cresceu em todos os aspectos, estudou com toda dificuldade, sem roupas e sapatos, e mesmo assim conquistou o ensino “normal” da época, surgindo assim,a grande educadora Valdira. No mesmo momento, conquistou também seu grande amor, seu companheiro de longa caminhada, o “Tacão”, iniciando sua brilhante trajetória de mãe, esposa e educadora.
A partir dessa conquista, sua vida e carreira foram promissoras, sendo reconhecida pelo exemplo profissional. Foi uma mãe batalhadora, protetora dos filhos, a mulher companheira, amiga, pronta para o que der e vier, e também a amiga que podemos contar em todas as horas. Apesar das dificuldades, das barreiras que a vida nos impõe com muita dor, ela sempre batalhou e venceu! Seu primeiro reconhecimento foi ser Secretária Municipal de Educação, no mandato do nosso querido e amigo prefeito Célio Luquini, em que desempenhou um brilhante desenvolvimento social na área educacional, principalmente na zona rural. Logo após, foi diretora da nossa querida E. E. Coronel Praxedes por 15 anos na rede estadual, e voltou novamente à direção ,mesmo após a municipalização mesma, no mandato do Geraldo Simão, ficando assim ,quase 25 anos frente a essa reconhecida e tradicional escola de ensino fundamental. Nos últimos anos de sua vida, mesmo aposentada e tentando se afastar, ainda foi superintendente, auxiliando a penúltima secretária de educação do município, a convite do Haroldo Queiroz. E hoje, a indicação feita pela nossa querida comunidade de Bom Despacho é formalizada pelo nosso atual prefeito Fernando Cabral, como confirmação de toda a dedicação que ela teve em sua vida para educação em todos os sentidos.
Além de todo o reconhecimento educacional, ela também não perdeu o que seu pai lhe deixou de exemplo, a pessoa solidária que faz diferença na vida social de uma comunidade; assim foi na igreja, nos cursos de batismo e de casais, como catequista ,onde tentava multiplicar esse sentimento de amor ao próximo. Foram anos de dedicação em todos os aspectos que foram reconhecidos em diversas homenagens e se materializando e eternizando nessa homenagem do Centro Municipal de Educação Infantil – Professora Valdira Maria Rezende Silva.
Viver tudo que viveu é mais que uma vida, é uma história de sucesso, de vitórias, de atropelos que nos fizeram crescer, mas acima de tudo, de uma família sempre unida e cheia de muito amor e alegrias. Foi assim que transmitiu seu exemplo para seus filhos, Ederson, Viviane e Cristiane que representavam seu combustível para conseguir lutar e vencer todas essas batalhas. Dessa forma todos que fizemos parte de sua vida, só temos que agradecer por ter dedicado a todos nós seu trabalho, durante seus 61 anos de vida, por tudo que sempre lutou e conquistou ao lado daqueles que sempre a amaram. Foram inúmeros obstáculos ,em que juntos demos a volta por cima e nos ensinam como a vida pode nos surpreender. Desejamos que esta força pela qual Valdira sempre se dedicou, esteja junto com esta comunidade, sendo um exemplo para estas crianças, para as quais sempre lutou. Obrigada!”

Painel

Secretaria de Educação: outro destaque é a secretária municipal Simone Mamede, a frente de uma das pastas mais importantes do Governo Cabral. Simone foi recentemente homenageada pela UNIPAC e tem feito jus a honraria recebida desenvolvendo um trabalho reconhecido por todos na cidade.

Professor Ronan: escritor e meu eterno mestre (e guru das águas límpidas do Rio Arrudas) será empossado como Presidente da Academia Bom-despachense de letras. Com isso a Academia dá mais um passo importante iniciado pelo atual Presidente Alex Rocha.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta