“Ostra feliz não faz pérola”: não basta querer, tem que soar a camisa

Esta semana conversamos com o empresário Rodrigo Couto e Silva, ele trabalha atualmente como Analista de Sistemas, é sócio- gerente da Information Colony e ganhador do Prêmio Jovem Empreendedor em 2002, onde na ocasião desenvolveu com seus sócios um sistema para controle logístico, o concurso foi de âmbito estadual. Rodrigo e eu nos conhecemos desde a época de Colégio Tiradentes e como não poderia deixar de ser, é um bom-despachense apaixonado pela terrinha.

 

ÍTALO) Gerenciar equipes tem sido o grande desafio para os empreendedores, qual sua receita?

RODRIGO) Penso que a Gestão de pessoas é dada de várias formas diferentes de acordo com a necessidades e as diversas situações. A figura do líder é imprescindível para que a gestão seja de sucesso.  Acredito que existam três áreas importantes neste contexto: Autoconhecimento, Habilidades de Comunicação / Influência e Pensamento sistêmico. O mais interessante é que a liderança é um presente que lhe é dado pelo outros. Somente chega quando você é reconhecido como tal.

 

ÍTALO) Quais são os negócios na região de BD que jovens empreendedores poderiam desbravar ?

RODRIGO)Moro em Belo Horizonte há quase 15 anos. Isto me fez afastar um pouco dos acontecimentos e oportunidades latentes na cidade. Mas acredito que qualquer negócio pode ser alavancado em Bom Despacho. Depende mais do empreendedor e de tudo que ele pode fazer para que o negócio aconteça, ter visão, inovar, fazer alianças e networking, ter vontade, montar um excelente time e ter valores são algumas das premissas. O restante ficará por conta da criatividade dos jovens.

 

ÍTALO) O que falta em BD para se tornar uma cidade-modelo para o resto do país ?

RODRIGO)O principal ponto é saber onde se quer chegar. Ter a visão empreendedora. Ser uma cidade-modelo para o país é o que querem os nossos políticos, empreendedores e moradores ? Quando todos responderem sim a esta pergunta estaremos a caminho. Todos saberão como multiplicar ações para fortalecer e facilitar os empreendimentos e o comércio na cidade. Somente assim saberão o que fazer para tornar realidade a energia renovável, o lixo reciclado, o reaproveitamento da água para irrigação,construir preservando os recursos naturais e muito mais..

 

ÍTALO) BD tem se reforçado como cidade centro de serviços privados, como você vê essa mudança?

RODRIGO)Como oportunidades, janelas poderão se abrir para empreendedores quando um ou outro serviço público se esvair. Imagine que a cidade deixe de ser um pólo de treinamento em segurança e perca o nosso “Machado de Prata” (Deus queira que não). O empreendedor sempre achará as oportunidades onde elas parecem menos prováveis.

 

ÍTALO) O que é uma pessoa empreendedora no seu conceito ?

RODRIGO)Todo aquele que tem objetivo e trabalha por ele. Quando toda transpiração é dedicada ao seu propósito, certo de que um dia o alcançará e, quando estiver perto de chegar, é certo que sua mente já estará alçando vôos maiores. Aguele que busca seus sonhos independente de qualquer situação. O empreendedor é fruto do meio, não nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento perfil empreendedor. Isso acontece ao longo da vida, resultado de muito trabalho e talento. 

 

ÍTALO) Quais empresas em BD você vê com grandes chances de se despontarem ao longo dos anos ?

RODRIGO)Não tive a oportunidade de acompanhar a gestão das empresas de BD nos últimos anos, mas com certeza as empresas com os melhores líderes despontarão em pouco tempo. Hoje, quem compartilha e colabora sai na frente. Aproveito para deixar as dicas de sites sobre empreendedores:

http://www.icmc.usp.br/~empr_inf/autoaval.pdf & http://www.sebrae-sc.com.br/teste/

 

Rápidas e Rasteiras:

UNIPAC em obras: segundo a Engenheira Sandra Coelho, será asfaltado todo o estacionamento 3, uma área de aproximadamente 4.600,00 m2 para atender em 100% a demanda de automóveis que chegam na Universidade. “Estamos fazendo uma cozinha industrial para o curso de Nutrição com área de 132,00 m2 e também finalizaremos a segunda escada de acesso ao prédio 2. As outras obras são para atender necessidades internas e administrativas.”

Jingle de campanha política em BD é feito pelo mesmo músico da campanha presidencial de Lula em 2006: o músico Lázaro Piauí, autor do jingle da reeleição do Presidente, também participará da campanha ao governo municipal em Bom Despacho e Santo Antônio do Monte, conforme anunciou o Jornal da Cidade de Bauru/SP, no último dia 10.

Curso de MS-Project: nos dias 25 e 26 de julho o Engenheiro de Produção Leandro Mol, da empresa Saletto Engenharia de Serviços, irá ministrar o treinamento na Unipac, maiores informações no site www.unipacbomdespacho.com.br.

Museu da Cidade homenageou Geraldo Fidélis: ainda repercute o êxito das comemorações do 10º Aniversário do museu, principalmente com a realização da Vitrine da Memória 2008, em homenagem a Geraldo Teixeira Campos, o saudoso Geraldo Fidelis. Apóie o Museu da Cidade, participe ! Informações com o empresário Julio Benigno no telefone 3522-2553.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta