75 Anos do CREA-MG e a importância da Engenharia em Bom Despacho

Certa vez ouvi numa palestra a seguinte estória: “Deus com toda sua sapiência quando viu que os homens não se entendiam, estabeleceu a figura do advogado para buscar a conciliação. Quando viu que alguém havia se ferido, fez a pessoa do médico. Quando um humano estava triste, criou o psicólogo para ajudar-lhe a encontrar a paz interior. Pois bem, após criar todas as profissões, Deus se fez a seguinte pergunta: Quem irá continuar minhas obras? Depois de avaliar criteriosamente chegou à conclusão que não havia ninguém. Assim, para sua própria satisfação, criou a figura dos técnicos e engenheiros para que viadutos pudessem atravessar estradas, antenas a rasgar os céus, rios serem transpostos, comunicações a todo local do globo. Dessa forma Deus se viu completo ao ver na figura dos técnicos e engenheiros os seres que dariam continuidade às suas obras”.

Há 75 anos o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura vem atuando em Minas Gerais para fiscalizar e garantir o profissionalismo nas ações de técnicos e engenheiros. Profissionais esses importantes para o crescimento organizado e sustentável de nossa cidade. Antes de construir, reformar ou expandir seu bem (seja ele sua casa, prédio comercial, galpão) procure um profissional do CREA-MG. Em Bom Despacho o contato é com a Maria Luiza, telefone 3522-2575, na Inspetoria de Bom Despacho.

Rápidas e Rasteiras:

Professoras levam alunos à peça de teatro: 271 alunos, 5 ônibus e 2 professoras. Tudo isso para assistir à peça teatral “Amor a 2”, estrelada por Matheus Vargas e Estela Mara, no último 16/04, a partir das 19:30 horas. O feito foi possível pela dedicação das professoras de Português Crislene e Roberta, da Escola Estadual Coronel Robertinho, localizada no Bairro São José. Parabéns à produção do teatro, ao Professor Júnior Souza e às 2 professoras que fizeram algo de muito importante para a educação dos jovens.

Curso de Museologia: Em parceria com o Sesc-MG, o MdC-Museu da Cidade promove em Bom Despacho, no dia 6 de junho, sábado, um Curso-Oficina de Museologia, com teoria e prática, relato de experiências e apresentação de vídeo, num total de 10 horas-aulas. As atividades serão coordenadas por Nilce Coutinho e Jacinto Guerra, professores com experiência em Museus, principalmente na organização e desenvolvimento do MdC, em Bom Despacho, e em cursos de Museologia promovidos, em Brasília e Belo Horizonte, pelo Iphan/Ministério da Cultura. O curso-oficina terá a participação dos membros da AMC – instituição mantenedora do Museu da Cidade, dirigida pelo empresário Julio Benigno Fernández – e participantes de Bom Despacho e cidades vizinhas. As aulas serão promovidas no andar superior do SESC –Laces, nos turnos da manhã e da tarde. O curso-oficina será oferecido gratuitamente. Em caráter voluntário, o aluno poderá retribuir com algum tipo de apoio ao Museu da Cidade. Período de inscrições: 10 a 25 de maio, com número limitado de vagas O candidato deverá informar nome, profissão, endereço completo e motivo de seu interesse pelo curso. Inscrições e informações pela internet: jacinto.guerra@rbsturbo.com.br e pelos telefones (37)9963-3366 ou (61)3244-2747.

Jovens profissionais por uma BD melhor: “… gostei bastante da sua coluna dessa semana, acredito que não só o poder público deve manter campanhas para conscientizar e educar pessoas. Nós cidadãos podemos nos organizar para este projeto também, até porque a classe política em geral pouco faz ou não se preocupa em fazer. Como sugestão proponho nos juntarmos e formarmos um grupo de jovens profissionais para iniciativas como essa. Sei que não será tarefa fácil, pois todos nós temos tarefas distintas e pouco tempo disponível, mas com um pouco de boa vontade conseguiremos realizar grandes feitos. Estou aberto a sugestões e acredito que nós que somos jovens profissionais podemos vir com novas idéias e atitudes para darmos uma boa sacudida em Bom Despacho”. Mensagem enviada pelo Jacksandro Ricardo, gerente de rede lojas de eletrodomésticos. E-mail para contato jacksandro2@hotmail.com.

Conferência em Caxambu-MG: rotarianos de Bom Despacho do Rotary Club Bom Despacho e do Rotary Club Bom Despacho-Arraial participarão da Conferência dos Sonhos, de 30 de abril a 03 de maio em Caxambu. Essa é uma oportunidade dos rotarianos do Distrito 4760 que é composto de 81 clubes se confraternizarem através de uma extensa programação que inclui palestras e festividades.

Operação tapa buracos: até que enfim começou a operação tapa buracos pela prefeitura municipal de Bom despacho. Esperamos que toda a cidade seja contemplada pois a situação de nossas ruas não anda nada satisfatória. Na Avenida Padre Augusto no Bairro São José, as crateras formadas pelas chuvas estão prejudicando em muito os munícipes. Vale lembrar que concreto e asfalto não combinam, como passo por ali, vejo alguns moradores tapando com cimento os buracos, vai somente piorar a situação, o que tem que ser feito é mais complexo e tem que ser definitivo.

Homenagem ao 88º Grupo de Escoteiros: foi aprovado um requerimento de autoria do vereador Ricardo Alvarenga solicitando uma homenagem pelo 25 anos de existência do grupo de escoteiros em nossa cidade , que sem dúvida realizam um grande trabalho em nossa comunidade.

Santa Casa recebe recurso: O Deputado Federal Jaiminho Martins cumpriu uma promessa feita no ano passado viabilizou a liberação de R$450.000,00 (quatrocentos e cinqüenta mil reais) para a Santa Casa,através do Governo Federal, que deverão ser utilizados para a aquisição de equipamento e material permanente de atenção especializada em saúde e estruturação de sua unidade.

Buracos e a Copasa: recebi e-mail da leitora Irene Carvalho, moradora do Bairro São Francisco, apresentando fotos dos problemas causados por obras da Copasa. Encaminhei o material enviado para a Câmara Municipal que se prontificou em averiguar junto à Copasa, não somente este problema mas outros na cidade. Agradeço a participação da Irene e peço que continue a participar. Vamos ficar de olho, como disse no final da coluna da semana passada, precisamos requerer nossos direitos. Reclamar e ficar de braços cruzados não resolve.

Unipac abre as portas do conhecimento com a Onda Científica: o evento está aberto à toda comunidade, desde estudantes professores e funcionários, bem como aos moradores de Bom Despacho. São mais de 120 ações, entre mesas de debate, palestras, mini-cursos, workshops, apresentações culturais. Reforço aqui o convite para que todos participem!

Poluição sonora: somente quem mora próximo ao parque de exposições no Bairro São José ou à casa de shows localizada à Rua do Rosário na região central da cidade, sabe do que estou falando. A população não deve permitir isso e deve se mobilizar para exigir ações enérgicas sobre o tema, afinal, pessoas mais velhas ou que chegam cansadas do trabalho e qualquer cidadão comum têm direito a uma boa noite de sono. Sou muito a favor dos eventos culturais e musicais, mas com responsabilidade e respeitando o espaço do outro. Se você é freqüentemente bombardeado por esse tipo de poluição, envie seus comentários para o contato desta coluna, identificando-se com nome, endereço e telefones de contato.

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

Deixe uma resposta