As empresas têm descoberto na capacitação e preparação dos seus funcionários a saída ideal para inovar nos processos organizacionais e melhorar os resultados.

Instituições sem fins lucrativos e entidades filantrópicas compreenderam a importância de operarem como negócios (como empresa) sem perder seus valores e crenças, tudo em prol da sua manutenção e aumento do seu campo de atuação.

Porém, para se alcançar essa maturidade organizacional e negocial é necessário capacitar as pessoas que compõem seu corpo de trabalho. Planejamentos, objetivos e metas precisam estar no dia-a-dia de todos os funcionários.

531820_562591947141636_1769589354_nParticipantes: Zirlei,Lili,Sílvio,Antônio, Flávio, Enedina, Dilma,,Almir, Ítalo, Marta, Ude, Viviane, Silvana, Vaninha, Lorena, Margarete; Sônia,; Rosenir, Geralda, Carminha, Bruno e Lêidia

No último dia 01/08 a ABAP (Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção) iniciou uma série de palestras com foco em preparar melhor seus colaboradores. Estão envolvidos educadores, funcionários do setor administrativo, diretores e voluntários. O primeiro curso de capacitação foi realizado pelo  Homero Couto (administrador de empresas) com o tema “As manifestações atuais e o momento brasileiro”.

Logo em seguida foi a vez do Ítalo Coutinho falar sobre Pensamento Estratégico. O curso aconteceu no dia 05/08, sexta, com duração de 4 horas onde os participantes puderam compreender conceitos de planejamento estratégico e como aplicar na entidade. Ao final os alunos exercitaram tarefas para deixarem claro Missão, Visão e Valores da ABAP e também a análise de ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos.

A proxima será sobre Educação e Familia, com o Padre Paulo Rogério Machado. Essa ainda será agendada o dia e horário.

Para terem acesso ao material de Pensamento Estratégico basta acessar o site www.italonaweb.com.br.

Slides utilizados: pens_estrat_ago2013_v0

Questionário aplicado: questionario_abap_2013

Diário de Bordo: uma tarde na ABAP. Depois do texto técnico acima, vou apresentar a seguir minhas impressões e sensações colhidas nessa experiência que tive trabalhando com a turma da ABAP. Primeiramente cheguei no salão de eventos e todos já estavam lá. Comecei me apresentando e pedi para dizerem nome, atuação na entidade e que respondessem a pergunta Por que estar na ABAP? A maioria das respostas variava em amor pelo trabalho e satisfação por atuar em uma entidade importante para a cidade. Isso já foi para mim impressionante, nos mais de 12 anos de atuação profissional que carrego nunca havia estado em um local onde todos tão explicitamente se demonstravam admirados pelo que fazem. Comecei a discutir assuntos bastante técnicos, passei um filme propositadamente complexo, outra surpresa, todos ali estavam vivenciando o treinamento e compreendendo bem os ensinamentos empresariais passados. Resultado disso foram os painéis que 5 grupos desenvolveram muito ricos de informações colhidas por eles. Ao final recebi um cartão e um presente que muito me deixou emocionado e com vontade de estar mais ali, acredito que se quiséssemos ficar mais tempo, teriamos muito o que conversar e aprender um com os outros. Isso mesmo, fui ensinar e aprendi muito, aprendi a ser mais eu, a ser alguém útil descompromissadamente e sem pressões costumeiras do ambiente empresarial. A mensagem final que sempre deixo é Quem sou Eu ? Pois respondi com muita sinceridade, sou o Ítalo, amigo de todos na ABAP e disposto junto com eles fazer da nossa cidade um lugar melhor. Até a próxima amigos da ABAP, já estou com saudades!

Painel

Casa do Povo na web e online: A Câmara Municipal de Bom Despacho iniciou na última segunda, 05/08, a transmissão ao vivo via internet de suas sessões.  Utilizando a tecnologia STREAMING, a transmissão já contou na última reunião com a audiência de 120 internautas.  Assim,  a Câmara poderá criar a TV CÂMARA WEB a fim de que alem das transmissões sejam realizados debates ao vivo com os vereadores, lideranças comunitárias, autoridades e a própria comunidade, abordando temas de interesse geral. O Presidente espera que esta criação da TV CÂMARA WEB seja o embrião para a criação da TV Câmara conforme já existem em outros municípios brasileiros.

Fama em BH: o Grupo teatral de Bom Despacho está ensaiando peça para apresentar na Capital mineira. A expectativa é muito grande, pois a produção está nada mais, nada menos, com Maurício Cangussu (um dos autores e produtores da peça Um Espírito Baixou em Mim).

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário