O Alferes Tiradentes e sua importância no nosso cotidiano
Quase todo mundo em Bom Despacho acaba de alguma forma se aproximando da história do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Patrono da Polícia Militar de Minas Gerais, no final do século XVIII o praça se rebelou contra a cobrança do quinto do ouro (1/5 de tudo que era extraído nas Minas Gerais era para o governo Português) e acabou sendo enforcado e esquartejado pela Coroa de Portugal.

Pessoalmente conheci uma curiosa história do nosso mártir quando em 2002 estava fazendo uma caminhada da cidade do Rio de Janeiro até Juiz de Fora. O ocorrido foi na simpática vila de Inconfidência (município de Paraíba de Sul, também conhecida como Sebollas), fica no meio do caminho (entre Rio e Juiz de Fora) pela Estrada Real – caminho de onde vinham as riquezas do sertão de Minas e Goiás. Nessa vila conheci o museu dedicado à Inconfidência Mineira e D. Mariana , a qual segundo os moradores locais teria sido amante do Tiradentes e com ele tido uma filha. No falecimento de Mariana dizia-se que a perna do alferes havia sido enterrada junto com ela. Não é que na década de 70 resolveram desenterrá-la e conferir o fato? Acabou se comprovando, encontraram um osso de fêmur masculino e do lado do cemitério ergueram um museu.

Em Bom Despacho o Sr. José Maria Tiradentes e os quatro irmãos acreditam que são descendentes de Tiradentes. O apelido do alferes da Inconfidência virou sobrenome para muitos mineiros. “Todo mundo na família assina Tiradentes, inclusive eu com minhas filhas, os netos, todo mundo tem Tiradentes”, conta o aposentado. O que os livros de história não contam é que, apesar de o herói da inconfidência mineira ter morrido solteiro, aos 46 anos, ele pode ter deixado filhos.

“Um dos companheiros dele de milícia, Luís de Almeida Beltrão, trouxe a notícia que se tornou lenda: que os filhos que ele adotava, João de Almeida Beltrão e Eugênia Maria, eram filhos de Tiradentes. Nós estamos perseguindo essa historia e de fato ela tem fundamento”, explica o pesquisador e escritor, Orlando de Freitas.

Enquanto os historiadores ainda estudam o caso, o governo brasileiro reconhece a descendência e até pagou indenização. Um decreto do Diário Oficial da União de 1969 mostra que foram concedidas pensões de dois salários mínimos a trinetos de Tiradentes. Agora, outros possíveis herdeiros também querem pensão. “Meu pai falava Tiradentes para aqui Tiradentes para alí, dizia que era parente de Tiradentes”, afirma o barbeiro, José Patrocínio da Silva (Pretinho).

Outra história interessante envolve a família Espírito Santo, foi até narrada no filme “Vinho de Rosas”, lançado em 2006. O longametragem se passa em 1804. Poucos dias antes de confirmar seus votos de freira e completar 18 anos, Joaquina do Espírito Santo Xavier descobre que é filha de Tiradentes e que sua mãe ainda está viva. Joaquina vive no convento desde os 3 anos, quando foi levada por Quitéria Rita. Decidida a encontrar a mãe, Joaquina decide deixar o convento e partir para Vila Rica em busca de informações. Lá ela consegue um emprego em troca de comida, o que permite que conheça melhor os moradores locais e saber o que aconteceu com seu pai, morto devido a uma sentença decretada pela rainha Maria I.

Vídeo com a reportagem do Jornal da Globo (21/04/2010): http://tinyurl.com/2bboslv

Fonte de pesquisa: Agência EFE de notícia, Rede Globo de Televisão, website da Prefeitura de Paraíba do Sul, Sinopses em vários sites de cinema

Rápidas e Rasteiras:

Copa do mundo de 2010: faltam menos de 50 dias, você já preparou sua empresa para as oportunidades? Ainda há tempo, aproveite o evento para alavancar seu negócio, use o tema na vitrine da sua loja, para a divulgação de seus produtos e promoção dos seus serviços aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS.

ADEFIS: a Associação dos Deficientes Físicos de Bom Despacho tem feito um belo trabalho em prol de todos portadores de necessidades especiais solicitando benefícios, encaminhando pacientes e buscando melhorias para todos. Nossos parabéns àqueles que integram essa entidade na pessoa de seu presidente Charles Alberto (Betinho).

Dia do Exército: no Dia 19/04 foi comemorado o dia do Exército Brasileiro.Nesse dia estiveram presentes na reunião da Câmara Municipal o Tenente Hermes,o Sargento Paulo Sérgio e o Sargento Carlos que servem em nossa cidade onde foram saudados pelos vereadores que destacaram a importância desta instituição no município.

Corporação Nossa Senhora Bom Despacho: grande entidade de nossa cidade que busca ensinar e despertar nos jovens a importância da música.Está necessitando de recursos financeiros para a conclusão de sua sede no Bairro Esplanada ,essa obra se encontra em sua fase de acabamento sendo que o material já foi todo doado,faltando agora apenas recursos para pagar a mão de obra.Quem quiser contibuir procure o maestro Mário Domingos que está à frente desaa empreitada.

Capital mineira: o ex-prefeito Célio Luquini está mesmo motivado em fazer parte da equipe do Prefeito Márcio Lacerda. É formado em Administração de Empresa e durante os seus mandatos acumulou experiência administrativa na setor público. Agora melhora seu currículo. Está fazendo o “Curso de Gestão Orientada para Metas e Resultados. O curso é ministrado pela Fundação João Pinheiro e patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte. È um programa de BH Metas com Resultados, cujo objetivo é a formação e capacitação do servidor público. Com este diploma, Luquini, se aperfeiçoa a gerenciar com eficiência o programa de Metas e Resultados proposto pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Festival de Inverno 2010: segundo informações do Maurício Simbera (Secretaria de Cultura da Prefeitura de BD) o tema desse ano será uma justa e importante homenagem aos ferroviários da Estrada de Ferro Paracatu.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta