Aproveitei o feriado de Páscoa para me atualizar dos fatos na cidade. Além de perguntar primeiramente por onde andam os velhos e bons amigos, outro hábito que tenho é entender como anda o Comércio bondespachense, ou pelo menos aquelas empresas que mais nos chamam atenção.

.

Com a chegada de novos competidores (como ABC Construção e Supermercados BH) os tradicionais comércios de alimentos e materiais de construção precisarão sair da sua habitual zona de conforto e procurar primeiramente não perder clientes e segundo, elaborar uma estratégia de co-existência. A concorrência existe, está estabelecida e usará de muita criatividade para morder um pedaço do bolo. Quem ganha? O consumidor, com certeza, com as promoções que vem acontecendo e a inserção de novos produtos (e serviços).

.

Na contramão tomei conhecimento do enfraquecimento de uma loja de representações de materiais de construção e o fechamento (quase definitivo) da fábrica de tintas. Uma pena, pois eram geradores de emprego para o município, além de atrair pessoas de toda a região. Isso ocorre por alguma falha estratégica, crescer demais é também um risco. Os empreendedores precisam avaliar o aprendizado, pegar um fôlego e quem sabe voltar com esses negócios ou outras frentes. Desistir jamais!

.

Os setores que mais crescem são o da Educação e Clínicas Médicas. Percebe-se claramente a vocação da cidade em prestação de serviços. Além do crescimento da Universidade aqui implantada, com esse movimento vieram cursinhos para concursos públicos, polos de educação a distância e pré-vestibulares. As clínicas médicas têm se especializados, a criação do centro de hemodiálise é reflexo desta visão de mercado, outros tipos de clínicas em crescimento têm a ver com a estética e beleza pessoal.

.

Nos exemplos e contra-exemplos o que vemos é a necessidade de que esses empreendedores precisam entender a dinâmica de conquista de mercado, manutenção de clientes, crescimento sustentável do negócio e recessão da Economia, ou seja, o Jogo War (Guerra) é tão presente e amadores não terão espaço, somente os fortes sobreviverão.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta