Petrobras compra usina de álcool próxima a Bom Despacho

A Petrobras vai manter sua meta de produção de etanol na revisão do plano estratégico para o período 2010-2014, que está sendo elaborado e tem previsão de divulgação em janeiro, e pretende adquirir mais duas ou três participações em usinas no ano que vem. Em 2010, a empresa garante a entrega ao mercado de 747 milhões de litros do combustível, afirmou à Reuters Ricardo Castello Branco, diretor de etanol da Petrobras Biocombustíveis, braço de biocombustíveis da Petrobras.

Em 2011 a previsão é de que a produção atinja 1,392 bilhão de litros e, em 2012, 2,319 bilhões. Segundo ele, em 2010 serão anunciadas mais duas ou três aquisições de participações em usinas prontas para produzir do mesmo porte da aquisição divulgada na quarta-feira, uma usina em Minas Gerais de 100 milhões de litros que inicia a escalada rumo à meta de produzir 3,9 bilhões de litros em 2013.

O mercado japonês ainda é um dos focos, confirma o diretor, mas a China entrou definitivamente na lista de possível mercado para o etanol brasileiro, após reduzir a taxa de importação do produto e a Petrochina assinar com a estatal memorando de entendimentos para produção no Brasil e exportação para o gigante asiático. “A gente olha para o mundo todo, a China em si é um tremendo mercado em potencial, mas o Japão continua sendo um objetivo”, disse Castello Branco, lembrando que a Petrobras está presente no Japão com uma refinaria e um posto de abastecimento que mistura 3% de álcool à gasolina.

Para adquirir a fatia na Total, que possui uma usina de etanol localizada no município de Bambuí, a Petrobras pagou 150 milhões de reais. A Petrobras informou no último dia 22 de dezembro que sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível ingressou no capital social da Total Agroindústria Canavieira, passando a deter 40,4 por cento das ações da empresa.

Trata-se da primeira participação que a Petrobras compra em usinas de etanol, segundo a assessoria de imprensa da estatal. A usina em Minas Gerais da Total tem capacidade instalada de produção de 100 mil metros cúbicos de etanol hidratado por ano. “A parceria viabilizará a ampliação da usina para uma capacidade total de 203 mil metros cúbicos por ano, com um excedente de energia elétrica para comercialização de 38,5 MW, gerada pelo aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar”, afirmou a Petrobras em comunicado.

Em seu plano de investimento, que está sendo revisado, a Petrobras informa que pretende investir 2,4 bilhões de dólares em biocombustíveis até 2013, com meta de produzir 3,9 bilhões de litros até aquela data.

“A participação da Petrobras Biocombustível em usinas produtoras de etanol e de energia elétrica está alinhada com o Plano de Negócios da Petrobras e irá contribuir para o alcance das metas de produção e comercialização de etanol”, informou a estatal em nota.

O anúncio do negócio foi feito menos de um mês após a Petrobras desistir de um projeto de etanol em Goiás, em parceria com a trading Mitsui.

Fonte: O Estado de São Paulo de 23/12/2009 e A Gazeta do Povo de 22/12/2009.

Rápidas e Rasteiras:

Errata: na edição passada do Jornal de Negócios, enganei-me com os dados do Pedro, o nome correto seria Pedro Adalberto da Costa e ele pertence ao Rotary Club Bom Despacho-Arraial.

Poluição sonora: não faltam na nossa cidade pessoas conhecidas como “sem noção” ou “sem educação”, para ser mais claro. Essa pessoas exageram em suas casas com o aparelho de som no último volume ou insistem nas festas até madrugada a dentro. Para isso existe um santo remédio: ligar para o 190 e pedir uma viatura policial para garantir nossos direitos do repouso merecido. O mesmo vale para aqueles carros aparelhados de som, que mais parecem pequenos trio-elétricos, se possível, cadeia neles e o respeito a nossos ouvidos garantido. Pior ainda quando passam os carros-de-som de propaganda, eu pessoalmente procuro até evitar comprar em quem anuncia, são sempre irritantes e nos atrapalham logo quando atendemos o telefone ou estamos conversando com alguma pessoa.

Famorine: parabéns ao time pela conquista do Campeonato Municipal. As partidas em 2009 mostraram a competência de nossos jogadores, que estão mais para bola cheia do que para bola murcha. A Liga Municipal fez um belo trabalho, nossos votos para que tudo se repita melhor em 2010.

Ainda em 2010: Copa do Mundo na África do Sul, no campo da política eleições para vários cargos aqui no Brasil, dois temas prediletos dos brasileiros que deve dar o que falar o ano inteiro. O município: vários são os desafios, entre eles, a administração precisa realizar obras prometidas na campanha, a Câmara se comprometeu a votar as leis complementares do plano diretor, precisamos estabelecer uma agenda positiva para buscar o desenvolvimento de nossa cidade.

Eleições 2006: em quem você votou? Não se preocupe, o que não faltará serão candidatos pedindo o seu voto. Lembre-se: voto não se vende, não se empresta, não se troca, é com ele que podemos fazer valer nossos direitos de cidadão.

Indústria de maquinário: a Mecânica Santos, empresa prestadora de serviços e na fabricação de máquinas agrícolas, vem se destacando e elevando o nome de nossa cidade para todo o Brasil afora contribuindo para o desenvolvimento da nossa agricultura com seus equipamentos fabricados em BD. Nossos cumprimentos e parabéns ao propriétario José Maria e a todos os seus colaboradores.

Intercâmbio: Atualmente encontram-se 2 jovens em nossa cidade, um japonês e uma tailandesa.

Alexandre do Bradesco: está sendo tranferido para Belo Horizonte onde assumirá uma agência da Capital. Nos pouco mais de 2 anos em nossa cidade Alexandre com seu jeito afável conquistou toda a comunidade bondespachense como gerente,como rotariano,como desportista e radialista. Nossos votos de êxito em sua nova caminhada e as portas de nossa cidade sorriso estarão sempre abertas para você e sua família.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

3 thoughts on “Petrobras compra usina de álcool próxima a Bom Despacho

Deixe uma resposta