Foto: entardecer na cidade no dia 01/06/2012, por volta de 17:45hs.

Há muito tempo que temos trabalhado para tentar enviar para a Internet imagens ao vivo da cidade. A primeira tentativa foi em 2005 quando o estudante de engenharia Bruno Alexandre tirava as fotos e as postava em portal de notícias e negócios da cidade. Foi uma tentativa que com o passar do tempo se tornou impraticável, ainda não tínhamos acesso a tecnologia barata para fazer um sistema de câmeras ligadas à internet e que pudessem automaticamente publicar as imagens.

Muita gente pode se perguntar: mas para que alguém vai querer ver imagem da cidade? Para começar o sistema pode mostrar como está o tempo naquele momento, registrar o crescimento da cidade dependendo onde está instalada, mas com certeza a principal aplicação é seu uso para “matar saudades”. Muitos bom-despachenses ausentes podem acessar gratuitamente o sistema e ver sua cidade, ao vivo e a cores.

Lembro com muita dificuldade de uma TV que ficava no alto de uma base na Praça da Inconfidência, ali todos podiam se reunir para ver as últimas notícias, assistir novelas e encontrar os amigos. O fascínio que temos pela telemetria (ciência que avalia imagens, dados como temperatura e pressão) é de muito tempo, as imagens como sabemos dizem mais que palavras. Talvez de tudo isso venha a motivação para estabelecer esse projeto.

No início de 2011 tentamos instalar uma primeira câmera no alto de prédio no centro da cidade, iria filmar a movimentação na Praça da Matriz. mas os entendimentos não foram para frente. Depois o primeiro problema: o sistema precisa estar ligado 24 horas na internet, assim também iríamos precisar de acesso a rede mundial de computadores. Outra dificuldade que apareceu. A alimentação elétrica foi outro problema encontrado e também o local de instalar. Mas com paciência e procurando saber como outros fizeram (veja que maravilhas temos em http://webcams.travel) e mais ainda, por sabermos que quanto mais negativas recebemos mais perto estamos de um sim, o projeto se concretizou.

Instalamos a primeira câmera no Bairro São José, ela ficou funcionando em testes durante 5 meses, depois instalamos no meu site pessoal, até que conseguimos criar uma sistemática para divulgar no Portal Senhora do Sol (www.senhoradosol.com.br). O próximo passo foi o Fernando que o fez, instalou o mesmo código no seu Blog. As imagens eram como um video, mais uma vez o destino veio e nos deu uma rasteira, por algum motivo ficava fora do ar. Descobrimos outra forma de fazer com que apenas uma imagem pudesse ser publicada.

Depois de muitas dificuldades a primeira câmera foi ao ar na semana do Centenário de Bom Despacho e foi um presente para bom-despachenses que estão na cidade e os ausentes que estão em qualquer lugar do mundo e podem agora ver a Matriz ao fundo contornada por prédios.

Escolha da câmera:

Escolhemos um modelo FOSCAM 8905 Outdoor, que pode ficar exposto ao sol, chuva e qualquer intempérie. Está conectada a Internet via Velox com velocidade de 1 megabits/s e protegida eletricamente por um nobreak. A transmissão do sinal das imagens até o roteador é via wi-fi, dispensando a passagem de fios, apenas para alimentação elétrica.

Localização e Campo Visual:

Hoje em dia a câmera está no Bairro São José apontada para o centro da cidade. Funciona 24 horas por dia e registra belas imagens da cidade, mas com certas limitações, pois trata-se de um equipamento de baixa resolução.

Próximos passos: em breve teremos outras pelas ruas da cidade, caso queira participar , faça contato!

Mais informações: http:www.senhoradosol.com.br e www.foscam.com.br

Painel

ABDL: tive a grata satisfação de ser convidado a participar da Academia Bom-despachense de Letras. Na última terça (dia 5) estive com os nobres colegas em reunião para minha apresentação, onde ocuparei a cadeira 36 e terei como patrono o escritor Fernando Sabino. O encontro dos escritores é toda primeira terça de cada mês, às 19:30 hs na Câmara Municipal. A festa de empossamento dos escritores será no dia 10 de agosto com a presença da escritora mineira Adélia Prado.

Presidente Alex Moreira com os ilustres escritores. Foto: Paulo ClickBD

Cláudio Francis: está de casa nova, ou melhor de rádio nova, o seu trabalho agora poderá ser ouvido nas ondas FM da Rádio Nova Veredas. Desejamos sucesso ao meu amigo locutor e comunicador.

Governo prepara campanha de incentivo à adoção de crianças e adolescentes: “A presidenta Dilma se comprometeu a fazer uma grande campanha nacional de adoção, o grande trabalho de conscientização da maravilha que é a adoção”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, na abertura do 17° Encontro Nacional de Apoio à Adoção. Pai de duas filhas adotivas, de 7 anos e 9 anos, ele defendeu mais agilidade nos processos.

Justiça Federal manda Caixa quitar contratos habitacionais: pela decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, os mutuários da Caixa com contratos cobertos pelo Fundo de Compensação de Variações Salariais, celebrados até 31 de dezembro de 1987, cuja última prestação já foi paga, e que ainda têm saldo residual terão seus contratos quitados e ainda receberão de volta o que pagaram desde outubro de 2000.

 

Opinião do Especialista 
Hoje vou comentar sobre a importância que você e sua equipe de colaboradores têm na hora do atendimento. Um de vocês será a primeira pessoa a manter contato com o cliente e, portanto “Você é o cartão de visita da empresa! Você e o atendimento!”A boa apresentação pessoal é importante para criar uma relação de proximidade e confiança entre cliente e atendente. Cuide bem do corpo, cabelo, vestuário e calçados, para que estejam adequados ao serviço e local de trabalho. Se a primeira impressão for negativa é muito raro uma segunda chance para mudar a opinião do cliente. Normalmente ele não volta;Trazer de volta um cliente é muito mais difícil e caro. A perda de confiança na empresa exigirá desta equipe várias ações, de maior custo, na tentativa de resgate. Ao atender devemos ter em mente:

  • O cliente é a razão da existência da sua função, do seu trabalho e da sua empresa;
  • Você é a empresa perante o seu cliente;
  • O bom atendimento envolve presteza, bom humor, boa vontade e comprometimento;
  • Atender ao cliente é responsabilidade de todos independente da função ou cargo hierárquico; Faça tudo com prazer. Bom atendimento deve gerar auto-realização;

Então, mãos à obra.

 Fale com o Especialista: Prof. Flávio Pereira da Silva (Candu) (37)9943-9922 / fcrcandu@oi.com.br

Indicadores Econômicos:

 Indicador  Valor R$  Fonte / Data de Referência
Arroz Irrigado em Casca Sc 50Kg – a vista  29,00 Alegrete/RS – Agrolink (07/06/12)
Ovino 15Kg – a vista  120,00 Jequié/BA – Agrolink (07/06/12)
Maça Fuji Embalada Grauda Produtor Cx 18Kg – avista  25,00 Fraiburgo/SC – Agrolink (07/06/12)
 Moeda 1 DOLAR  R$2,03  Banco Central do Brasil (07/06/12)

Leite 1l – RS – Agrolink (07/06/2012)

Frase da semana: “Não haverá clima de confrontação, até porque todos […] estarão empenhados na busca desse consenso, desse processo convergente”, disse o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator da comissão mista de deputados e senadores que vai analisar a medida provisória editada pela presidente Dilma Rousseff para suprir as lacunas deixadas com os vetos ao novo Código Florestal.

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta