Vitrine da Memória traz Dr. Fúlvio como homenageado de 2009

O Museu da Cidade, inaugurado no dia 30 de maio de 1998, comemora seu 11º Aniversário com a realização do Projeto Vitrine da Memória, destacando cidadãos e figuras históricas que ajudaram a construir a Bom Despacho
moderna.

Nas comemorações de 2009, a personalidade homenageada pelo MdC é o Dr.Fúlvio de Queiroz Cardoso, engenheiro pela famosa Escola de Minas de Ouro Preto e um dos pioneiros da eletricidade e da indústria textil em Bom Despacho.

A diretora do Museu da Cidade, Nilce Coutinho Guerra, e o empresário Julio Benigno Fernández, presidente da AMC, instituição mantenedora do Museu, convidam todos os bondespachenses para as solenidades
de 30 de maio, com abertura da exposição “Vida e Obra do Dr.Fúlvio de Queiroz Cançado”, além de palestra e depoimentos a respeito do mesmo tema” – e a inauguração de uma placa histórica na exposição permanente do Museu da Cidade.

O Dr.Fúlvio e seu sogro Chico Pio (Francisco Lopes Cardoso) são os fundadores da Ciab-Cia Industrial Aliança Bondespachense, que instalou a Fábrica de Tecidos e o primeiro serviço de geração e distribuição de energia elétrica da cidade.

Foi, na década de 30, responsável por expressiva geração de empregos e melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.

Ano passado o Projeto Vitrine da Memória, contou com evento no dia 30 de maio, com a inauguração de uma placa histórica em homenagem a Geraldo Teixeira Campos (1911 – 2003), o Geraldo Fidelis – cidadão e homem público dos mais queridos de Bom Despacho –, o Museu da Cidade promoveu seu principal evento comemorativo de seu 10° aniversário. Um grande público, que lotou os espaços do Museu, chegou britanicamente no horário programado para o evento.

Este texto contou com apoio do Prof. Jacinto Guerra, Prof. Tadeu Araújo e website www.senhoradosol.com.br .

Rápidas & Rasteiras:

Diretor do DNIT visitará Bom Despacho:Uma comisão de pessoas de Bom Despacho composta por representantes da Unipac Prof. Mozar Foscheti,Diretor Letício,Prof. Helder Paiva e Tomás Leite,representante do CONSEP Lúcio Fidelis e também o vereador Ricardo Alvarenga levaram novamente a reivindicação do trevo da UNIPAC ao presidente da comissão de transportes da Cãmara Federal Deputado Jaime Martins que agendou a visita do diretor do DNIT in loco para sensibilizá-lo do perigo que representa aquele trecho no horário de pico da faculdade.Precisamos aproveitar esse momento do início das obras da duplicação da BR 262 para incluir também esse beneficio. O Diretor do DNITE confirmou a visita, que será na próxima segunda, dia 6 de abril.

COPASA vai construir novo reservatório:Em uma reunião com o presidente da Copasa Dr.Márcio Nunes,onde estiveram presentes também o Deputado Estadual Domingos Sávio,o presidente da câmara municipal de Bom Despacho Marcelo Marilúcio, Vital Guimarães e outros moradores da região São Vicente ficou acertado a construção de um reservatório de água para solucionar o problema da falta de água nessa região, o custo dessa obra será em torno de R$ 1 milhão.Parabéns a todos que se uniram para levar esse benefício a essa comunidade e ao ao governador Aécio Neves (PSDB) com suas políticas de saneamento básico e abastecimento de água, não é por acaso que foi o mais bem avaliado governante do Brasil.

Comércio ambulante: quando vou a Bom Despacho tenho visto muito comércio de forasteiros ambulantes pela cidade, vendendo de tudo (Peixe, Móveis, Chocolate, Vassouras, Frutas e outros mais). Em contrapartida falta uma fiscalização da Receita Estadual e do Governo Municipal, para coibir práticas ilegais, que enfraquecem nossos comerciantes locais.

Seleção de Bom Despacho e o Atlético Mineiro: recentemente o time alvinegro encontra-se há 8 partidas sem perder. Isso não ocorria desde 1999, quando o Atlético também venceu oito partidas consecutivas, mas uma delas foi em amistoso, contra a seleção de Bom Despacho, que terminou com placar de 3 a 0. A sequência positiva teve início em 25 de maio, quando o time goleou o Villa Nova por 5 a 1, pelo Campeonato Mineiro. Depois, derrotou o América por 2 a 0.

Toque da semana: as obras da duplicação da BR262 estão acontecendo no trecho entre Betim e Nova Serrana. È importante alertar aos motoristas que fazem esse trecho, pois com os trabalhos de terraplanagem e a falta de sinalização, o trecho fica altamente propício a acidentes, principalmente no período noturno.

Participe da matéria desta coluna: na próxima semana vamos falar de qualidade no atendimento ao cliente e ao público em geral aqui em Bom Despacho. Mande seus comentários para o e-mail de contato desta coluna ou para a portaria do jornal. Sua participação é importante !

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

One thought on “Vitrine da Memória traz Dr. Fúlvio como homenageado de 2009

Deixe uma resposta