Empreendedorismo com a marca Brasil: um exemplo em BD
A marca Brasil é vista como dinamismo, inovação e sustentabilidade no mundo inteiro. É isso que pensam os grandes do marketing internacional, mas já estamos vendo isso tudo acontecer do nosos lado. Essa semana falei com Paulo Lopes do Amaral, ou simplesmente Paulo Amaral, casad, pai de dois filhos. Paulo vem de família grande, 12 irmãos, estudou no grupo Cel. Praxedes, depois fez o ginasial no colégio Miguel Gontijo e o científico no Colégio Tiradentes.
Ítalo: Como foi sua história profissional?
Paulo: Comecei a trabalhar na CIA industrial Aliança Bondespachense, a antiga Fábrica de tecidos com o José Fúlvio.Em 1970, fui estudar em Belo Horizonte. Lá, quem me abriu as portas foi o Dr. Robinson Gontijo,me admitindo para trabalhar no SESC. Fui professor de matemática no antigo Colégio Estadual Polivalente por cinco anos. Posteriormente trabalhei na Rede Ferroviária Federal como engenheiro, durante 14 anos. Em 1991 fundei, junto com três sócios, a Casa Construtora LTDA, empresa que atua na área de construção civil em Belo Horizonte, na qual estou até hoje.
Ítalo: Voltar a BD e investir na cidade aconteceu tão naturalmente?
Paulo: O desenvolvimento do projeto do Praça Mall veio com a visão de que o interior é um lugar muito bom para se morar. Bom Despacho, na minha época de jovem, tinha carência de bons empregos, faculdade e lazer. Hoje a cidade desenvolveu muito e está crescendo cada vez mais. A faculdade que atende a toda região, aumentou as oportunidades para os jovens que querem trabalhar, principalmente aqueles que sabem empreender. Estamos procurando empresários que estão preparados para competir, e que não tenham medo do futuro, para nos acompanhar neste empreendimento.
Ítalo: O que a cidade pode esperar do seu empreendimento?
Paulo: Há uma necessidade e um potencial muito grande para aqueles que acreditam na cidade. Aconteceram várias visitas de profissionais de diversas áreas do comércio, inclusive o caso do restaurante Giraffas é um desses que aqui vieram e enxergaram na cidade um belo futuro, tanto comercialmente quanto em qualidade de vida. O Giraffas tem como norma só abrir restaurantes em cidade com mais de 100.000 habitantes e, no entanto, acreditaram em Bom Despacho e aqui estarão inaugurando um restaurante no dia 27 de maio. A empresa de chocolates Brasil Cacau, que é uma nova empresa do grupo da Kopenhagen, tão conhecida pela sua qualidade, e está expandindo suas lojas por todo o país, também acreditou em Bom Despacho. A loja de cosméticos Água de Cheiro agora tem novos proprietários e está expandindo seus negócios. Sob nova direção está trazendo novos produtos a bons preços.
Ítalo: Qual o diferencial para outras galerias de loja da cidade?
Paulo: Estamos inaugurando em Bom Despacho um parque infantil com uma área aproximada de 300 m² com várias opções de lazer para as crianças. Teremos também uma loja de roupas femininas que surpreenderá a muitos com a qualidade e o design de seus produtos. Na área da alimentação estaremos lançando uma nova sorveteria e uma loja de açaí. Além disso, algumas boas surpresas ainda virão. A cidade está no momento com carência de locais de lazer para as crianças, para os jovens e para os casais. Estamos nos preparando para atender esta demanda. Todas estas operações trabalham com produtos de qualidade e preços competitivos, bem ao gosto dos bomdespachenses.
Rápidas e Rasteiras:

Indústria de Calçados: o pólo calçadista de Nova Serrana se espalha pela região, aqui em nossa Bom Despacho não é diferente. O setor já é responsável por um número acentuado de empregos o que traz grandes benefícios para todos.

IPTU: no último dia para o pagamento com desconto de 20% do IPTU as agências bancárias e lotéricas ficaram lotadas, proporcionando extensas filas e causando grande transtorno à população. Diante disso o Vereador Ricardo Alvarenga apresentou um requerimento para o prefeito e ao Paulo Sérgio, secretário de arrecadação, sugerindo que seja implantado uma escala de vencimento assim como acontece com o IPVA, que consequentemente facilitaria a o atendimento à população.

Lotação no Bairro Calais: moradores reclamam que o ônibus demora a passar e ainda não vai até o final do bairro, pois não existem pontos. Fica aqui o lembre para a empresa que detém a concessão do transporte coletivo.

Motocicletas: a quantidade de veículos nas cidades é hoje uma preocupação mundial. Em nosso municipio não é diferente. Nos últimos tempos temos notado que o número de acidentes com motos tem aumentado muito o que sem dúvida tem nos preocupado bastante. Por várias vezes vi motos das empresas de disque-bebida dirigirem de forma irregular. Fica a dica para a PM fiscalizar.

CREDIBOM: carta do leitor: “…Acompanho sua coluna todas semanas no Jornal de Negócios. Dentro do enfoque e através dela gostaria de parabenizar a CREDIBOM pela instalação de uma agência no Bairro São Vicente. Em minha opinião eles tiveram muita visão na escolha daquele local, por três razões principais:
1. Por ser uma região com aproximadamente 20% da população da cidade.
2. Por ser uma região de fácil estacionamento.
3. Por ser um local que abriga grande parte das empresas de nossa cidade e está em plena expansão na área comercial e industrial. Quando estou de carro prefiro me deslocar até aquela agência, porque sei que lá estacionarei com facilidade. Aproveito a oportunidade para sugerir a CREDIBOM aumentar o número de atendes da agência, agilizando o atendimento, eles aumentarão a satisfação do cliente e conseqüentemente o número de clientes. Parabéns por sua coluna, Juliano Milan T. Barreto…”

Cidadania: quero lançar aqui um desafio a cada leitor desta coluna, envie para mim ações de cidadania em seu bairro ou comunidade. Vou divulgar semanalmente o que de bom vem acontecendo pela cidade para melhorar a qualidade de vida de todos. O que você ganha? Praticamente nada. O que nós ganhamos? MUITO. Vamos participar?

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Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

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