Desenvolvimento e planejamento: aliados para o crescimento da cidade

A construção civil no país e notadamente em Bom Despacho tem se desenvolvido nos últimos anos. Hoje mesmo o Governo Federal anunciou R$798 mi de investimentos em Minas Gerais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para conhecer as atividades do Engenheiro Tales e como ele tem conduzido sua empresa, entrevistamos esse profissional que junto com sua equipe ergueu empreendimentos na cidade. Tales é filho do empresário e professor Antônio de Pádua e da Dona Neusa, marido da Kimênia e pai do Igor e do Pedro. Estudou no Miguel Gontijo, foi para Belo Horizonte onde se formou engenheiro civil. Fez pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Empresarial. Atuou nas empresas RDB Construtora e Engeminas, hoje em conjunto com seus irmãos Aline e Saul está à frente da STA, empresa de projetos, construções e paisagismo.

Ítalo – Tem se falado muito em qualificação profissional, qual a sua visão para o engenheiro em formação?

Tales – O profissional deve estar sempre se aprimorando, pois o mercado é muito exigente. Procure sempre fazer o melhor na sua prestação de serviços, se especialize em determinada área (meio-ambiente, projetos, segurança do trabalho,execução de obras) sem deixar as outras em total abandono. Aproveite que o mercado está aquecido. Para ser um bom profissional primeiramente você deve gostar do que faz, depois leve seu curso à sério freqüentando ás aulas, estudando, pesquisando, tirando dúvidas e no decorrer do curso faça o máximo possível de estágios. O Mercado exige do recém-formado um mínimo de experiência (experiência que será adquirida nos estágios, trabalhando na área da engenharia) O Tempo de estágio exigido pela faculdade é muito pouco para o profissional ingressar no mercado.

Ítalo – Bom Despacho tem passado por um processo de verticalização do centro da cidade, dificuldades no trânsito, como engenheiro, como você vê esta situação?

Tales – A verticalização é uma tendência natural no crescimento das cidades, gera  oportunidades para famílias que querem morar na área central, ocupa menos terreno por família (ex: no modelo casa planta baixa precisamos de 4 hectare para abrigar 60 famílias, enquanto no modelo vertical 0,25 hectare abriga as mesmas 60 famílias), gera empregos. Por outro lado há um adensamento maior do espaço urbano, as redes de abastecimento água, esgoto, energia devem estar dimensionadas para tal, maior impermeabilização do terreno, e outros. Na minha opinião, a cidade tem que crescer com planejamento visando o trânsito de veículos, o meio ambiente, o crescimento populacional, o abastecimento futuro de água, energia, redes de esgoto, a permeabilidade dos terrenos e outros, mas para isso ocorrer inicialmente precisamos de um Plano Diretor muito bem elaborado, que não trave o progresso da cidade e nem que haja um crescimento desorganizado. Este plano deve ser discutido com profissionais de maior qualidade e específico por setor (Engenheiro de trânsito, Engenheiro Ambiental) ,com a população, entidades, prefeitura. Não é um processo simples mas devemos começar, para podermos errar menos no crescimento de nossa cidade.

TRÂNSITO NA ÁREA CENTRAL

Hoje, um dos grandes problemas das grandes cidades é o trânsito. Por falta de planejamento no passado o trânsito é caótico em várias cidades. Para melhoria do trânsito deve-se priorizar e melhorar o transporte público, incentivar o transporte não motorizado, fazer um planejamento urbano ao sistema de transporte.

Ítalo – Como construtor, aliar funcionalidade e conforto é sempre um desafio?

Tales – O Projeto Arquitetônico é de suma importância para aliar os espaços com funcionalidade entrelaçando esta realização com conforto.

Ítalo – Oportunidades no nosso mercado?

Tales – Vejo que construção de baixo custo, construção sustentável, aproveitamento resíduos da construção civil e trabalhos no meio-ambiente, são oportunidades que estão à tona.

Ítalo – Quais os planos futuros para a STA?

Tales – A empresa pretende expandir sua área de atuação para a cidade de Belo Horizonte, devido à grande procura de seus clientes.

Ítalo – Otimismo?

Tales – Apesar da crise financeira mundial, a construção civil continua e deve permanecer aquecida por muito tempo. O déficit habitacional é grande, a copa da mundo de 2014 trazerá grandes investimentos, o Brasil está mais sólido, nos últimos 3 anos o setor imobiliário se tornou a aplicação mais rentável e segura  do mercado e um dos setores que mais gera emprego no Brasil. Temos que estar preparados para este crescimento, com aprendizado, qualidade de vida e planejamento.

Rápidas e Rasteiras:

Reunião com a Polícia Militar : na última reunião da Associação Comunitária dos Bairros São José e outros foi apresentado um importante e interassante projeto chamado Rede de Vizinhos Protegidos. Consiste na união de vizinhos com apoio da PM afim de desenvolver ações para obter uma maior segurança.Trata-se de um programa já implantado em outros municipios  que vem dando exelentes resultados.Vamos participar.

Trevo da Unipac: a empresa responsável pela execução do projeto já esteve na cidade reunida com lideranças onde fizeram uma visita in loco e levaram sugestões. Esperamos que agora realmente a obra seja executada pois trata-se de um grande anseio da comunidade,agradecemos ao Dr. Rogério Molina responsável pelo DNIT em nossa região que desde que aqui chegou está se empenhando bastante nesta e em outras obras para nossa região.

APAE: realizou nos dias 16 e 17 de julho o IV Fórum de Autogetão e Autodefesa e I Fórum Da família no Salão São Vicente. Parabéns a toda a família apaeana que sempre desenvolve atividades em prol dos potadores de necessidades especiais.

Florestas são estratégia mais viável para sequestro de carbono: para o professor do Instituto de Estudos Avançados da USP Luiz Gylvan Meira, entre as tecnologias disponíveis atualmente, o reflorestamento é a mais viável e de mais fácil aplicação no curto prazo, o que coloca o Brasil em vantagem no cenário internacional

Passeio de bicicleta no dia 19: integrantes do movimento de ciclismo irão promover neste domingo um passeio pela cidade. Esse evento faz parte do Festival de Inverno. Maiores informações com o Titão da ARW Eletrônica (telefone 3522-2887).

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta