Diversidade nas empresas: você está preparado?

O tema é um pouco controverso e nos expõe em situações de quebra de paradigma (padrões e costumes existentes). Imagine o leitor aquela situação na qual em sua empresa o funcionário não pode trabalhar sexta ao entardecer e aos sábados, devido à sua opção religiosa. Será que o funcionário é menos produtivo que os demais? Como contornar uma situação dessas?

Outras situações possíveis de ocorrer é a contratação de deficientes físicos. Pessoalmente já trabalhei com pessoas com dificuldade de audição, na ocasião estávamos fazendo levantamento de inventário de estoques. Eram ao todo 15 deficientes auditivos, saiba que o resultado final dos trabalhos foi muito superior comparado com outras equipes sem qualquer deficiência.

O cenário onde colegas de trabalho, sem nenhuma dificuldade apresentam sua opção sexual por pessoas de mesmo sexo, pode ao primeiro momento, para pessoas menos esclarecidas, causar algum espanto. Perguntas como: será que essa decisão pode de alguma forma prejudicar a venda dos nossos serviços ou produtos? Existe alguma ligação entre o que vendemos e a postura de nossos colaboradores?

Opção religiosa, homossexualismo e deficiência física são alguns exemplos de situações de diversidade as quais nós mesmos e nossas empresas precisam saber conviver e respeitar. Buscar orientação com profissionais da área de recursos humanos, proferir palestras na empresa e disseminar a cultura de bom relacionamento, são ações mínimas e iniciais que o empresário deve executar para o bem do seu negócio. Empresas que agem com responsabilidade e respeito com seus colaboradores são sempre bem vistas pela comunidade.

Você já passou por algum preconceito? Algum dia na sua empresa você sofreu assédio moral? Por sua opção religiosa ou sexual foi vítima de algum constrangimento? Envie seus comentários para o contato desta coluna.

Rápidas e Rasteiras:

Mudança nos hábitos do consumidor: Allan Resende é comerciante em Bom Despacho. Até o final do ano ele termina o curso de Administração de Empresas na UNIPAC. Nessa última semana recebi um e-mail do Allan me sugerindo tema para a coluna semanal no JORNAL NEGÓCIOS. Ele me disse como muitos consumidores da cidade procuram comprar fora do município, pagando muitas vezes por produtos com preços mais altos. A preocupação do leitor é pertinente e vamos sim explorar neste espaço em breve.

Visita da governadora do Rotary: os clubs Bom Despacho e Bom Despacho-Arraial receberam na última terça-feira (dia 15/09) a visita da governadora do Distrito 4760 do Rotary Maria Inês Silveira Carlos.Maria Inês é a primeira mulher no cargo em nosso Distrito. A visita ocorre anualmente para acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos clubes.

Semana do trânsito: começou no dia 18/09 a semana do trânsito em nossa cidade. Serão realizadas diversas atividades envolvendo vários órgãos como a PM, APAE, ABAP, ACIBOM, Centos de Formação de Condutores e a comunidade. O tema proposto pela Secretaria municipal de Trânsito é EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: RESPEITO AO PEDESTRE. Nossos cumprimentos a todos os envolvidos. Não podemos esquecer que a melhora no trânsito depende de todos nós.

Iluminação pública: a reclamação é na cidade inteira,são vários locais com falta de luminárias que depende da prefeitura e também lâmpadas queimadas que é de responsabilidade da CEMIG nesse caso basta ligar para 116 ou solicitar pela internet www.cemig.com.br.

Cursos de extensão na UNIPAC: em parceria com a Inspetoria do CREA-MG de Bom Despacho  e o CEASF (Clube de Engenheiros do Alto São Francisco), a UNIPAC irá promover cursos para estudantes de engenharia, arquitetura e administração. Os treinamentos serão em módulos de 8 horas, com valores acessíveis e ementas sintonizadas com as necessidades do mercado. Inicialmente serão 3 cursos: Gestão de Projetos, Ruído e Gestão Comercial. Mais informações pelo site www.unipacbomdespacho.com.br.

Bom Despacho brilhando fora de Bom Despacho: o Bloco Batukerê irá se apresentar em Formiga no Clube Náutico, dia 11 de outubro, a banda tem como agentes os bondespachenses Arimatéia Costa e Warlei Cristian. A partir de ontem (sexta), está em cartaz no Clube dos Oficiais em Belo Horizonte, a peça “Amor a 2”, de produção independente do Júnior Souza. È a primeira apresentação na capital mineira. Caso você tenha alguma atividade artística ou cultural com apresentações fora da cidade, envie um releasing para o contato desta coluna. Vamos valorizar o que temos de melhor.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta