Fite: bondespachense bom de raça

Touro grande campeão: melhoramento genético

 

Recetentemente o bondespachense Dário Emerson Resende Couto e Silva, mais conhecido na cidade por Fite, ganhou diversos prêmios na exposição de animais em Pompéu. Fite é veterinário e proprietário da seleção de rebanho ”FITE – Gir Leiteiro e Girolando“ ,  e proprietário da empresa  Produzir – Reprodução Animal. Sua empresa presta serviços na área de reprodução animal, trabalhando com Transferência de Embriões (TE) e Fertilização in vitro  (FIV).

A feira em que participou foi Superleite Pompéu 2011 , de 13 a 16/07/11.  Para quem não sabe a cidade mineira é hoje a 1ª bacia leiteira de MG e 2ª  do Brasil.  Participaram expositores, criadores de Gir Leiteiro e Girolando de várias regiões do estado.

Prêmios recebidos pelo Dário:

RAÇA GIR LEITEIRO:

Prêmios para Dário:

MELHOR CRIADOR 

MELHOR EXPOSITOR

Prêmios individuais dos animais :

ANIMAL PRÊMIOS
FITE FANTOCHE FIV (3 prêmios) 3 – 1º PRÊMIO em sua categoria4 – CAMPEÃO JUNIOR MENOR5 – GRANDE CAMPEÃO DA RAÇA GIR
FITE COMPOSTELA FIV (1 prêmio) 6 – 2º PRÊMIO em sua categoria
FITE FACEIRA FIV (1 prêmio) 7 – 3º PRÊMIO em sua categoria
FITE FARTURA FIV (1 prêmio) 8 – 4º PRÊMIO em sua categoria
QUIMARA POÇÕES (1 prêmio) 9 – 2º PRÊMIO em sua categoria
QUELIANE POÇÕES (2 prêmios) 10 – 2º PRÊMIO em sua categoria11 – RESERVADA CAMPEÃ VACA SENIOR 

Prêmios coletivos dos animais :

            12 – MELHOR CONJUNTO PROGÊNIE DE MÃE

13 – MELHOR CONJUNTO PROGÊNIE DE PAI

Hoje em dia, Dário trabalha com melhoramento genético de Gir Leiteiro e Girolando. Tem como meta produzir animais precoces, férteis e melhoradores de rebanhos leiteiros.  Sua empresa comercializa embriões, matrizes e tourinhos para toda região e em especial a cidade de Pompéu.

“Os resultados na Superleite são bem animadores pois Pompéu é hoje a 1ª bacia leiteira de M.G. e a 2ª bacia leiteira do Brasil. A feira contou com uma juíza de renome, credenciada pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), para avaliar os animais. Tivemos em Pompéu vários criadores de todo o estado com animais de excelente aptidão.

O número máximo de animais por criador para o julgamento, numa exposição, são 12 animais. Levamos apenas 6 e todos foram pontuados, sendo destaque um macho de apenas 13 meses que foi o grande campeão da raça Gir Leiteiro, e uma fêmea reservada campeã. Nossos animais também foram premiados como a melhor progênie de mãe e a melhor progênie de pai, isto é muito importante pois na progênie é avaliado o que os animais passam para os filhos, ou seja, avaliam os filhos e dão o prêmio aos pais.”, conta Dário.

Essa iniciativa demonstra como nossa região está mudando o foco do nosso negócio em agropecuária, focando em valor agregado, como é o caso do melhoramento genético.

Pense nisso e bons projetos!

 

Rápidas e Rasteiras

Nossas ruas na internet: o que já é realidade em Belo Horizonte desde o final do ano passado, agora será para Bom Despacho e outras cidades do Centro Oeste Mineiro. O Google Stree Viewr, sistema que mostra as ruas de uma cidade, esteve mapeando BD. Acredita-se que até final de setembro estaremos todos no endereço maps.google.com. Para os inovadores, oportunidades de negócios com essa potente ferramenta de geomarketing.

Carro do Google nas ruas do Bairro São José – Fotógrafo: Lucas Oliveira, via Twitpic.

Faltam 272 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!Mais informações sobre o Centenário em:http:www.senhoradosol.com.br 100 anos/ 100 soluções:27 – Prestação de contas mensal da Prefeitura e da Câmara (na internet, nos principais jornais e em outdoor à frente das entidades);28 – Salários mais dignos para os professores e para toda a rede municipal de ensino.Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

Ronan com os vereadores: na reunião da última segunda-feira o Professor Ronan visitou a Câmara Municipal levando reivindicações dos moradores do novo Bairro Alvorada. Na oportunidade cumprimentou os vereadores pelo trabalho desenvolvido e fez suas colocações com muita prudência e sabedoria.Faça como o professor, leve suas solicitações e participe das reuniões. Ficar em casa se lamuriando e não cobrar do seu vereador que ele cumpra o que prometeu na fase de campanha, isso é muito fácil. Participar e estar presente nos fatos da cidade, isso é CIDADANIA.

Visita a Fazendinha: No último domingo o Rotary Club Bom Despacho-Arraial fez uma visita à Comunidade Mãe Rainha levando aos assistidos alimentos e também bastante alegria.


 Ciclo de Palestras Gratuitas: o Instituto Integrado de Gestão (IIG) irá promover uma série de palestras para ajudar você com o seu negócios. Acontecerão nos dias 13 e 14 de setembro, mais informações pelo telefone 3521-4341.

Copom surpreende mercado e diminui Selic para 12%: o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC)  tomou a decisão de reduzir a Selic por 5 votos a 2, sem viés, ou seja, sem possibilidade de revisão até a próxima reunião, que ocorre em 45 dias. Esta foi a sexta reunião do Copom no ano. Nas cinco vezes anteriores, houve sempre revisão para cima, no total de 1,75 ponto percentual.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta