Gerente de agência bancária melhora atendimento em Bom Despacho

Toda semana tento trazer aos leitores um texto rico em informações para o dia-a-dia de todos nós. Pois bem, essa semana falei com Alexandre de Oliveira Santos, ele é natural de Belo Horizonte, estudou em Escolas Públicas da Capital e cursou graduação em Administração de Empresas na FAMINAS BH. Morou toda a sua vida em Belo Horizonte até 2007 quando foi transferido para a agência do Bradesco em Bom Despacho. Casado e pai de três filhos, membro do Rotary Clube Bom Despacho Arraial, concedeu-me a entrevista a seguir.

Ítalo: Quais os principais tipos de serviços bancários que o bondespachense contrata?

Alexandre: Nas linhas de crédito: crédito pessoal, cheque especial, financiamento de veículo e os serviços: pagamentos de boletos e contas de consumo.

Ítalo: Como bancário, quais seriam as dicas para as finanças pessoais?

Alexandre: Saber distinguir Desejo de Necessidade. Adequar o seu orçamento financeiro pessoal/familiar evitando maiores contratempos. Ao contrair empréstimos ou financiamentos, adequar a divida a sua capacidade de pagamento, não levando em conta somente o valor da parcela em relação ao seu salário e sim a soma da parcela com suas demais obrigações fixas e extraordinárias. Utilização de limite de Cheque Especial exclusivamente para gastos emergenciais. Dividas a longo prazo somente com taxas reduzidas. Caso necessite altere o perfil de sua divida exemplo: de Cheque especial para crédito pessoal (parcelado) ou até mesmo proponha uma renegociação.

Ítalo: Quais são as oportunidades para quem quer investir?

Alexandre: Nesse momento de crise e de tantas incertezas, o melhor é investir em papéis de renda fixa (CDB, FUNDOS PRÉ FIXADO) ou a velha e conhecida Caderneta de Poupança, que com a redução da taxa SELIC voltou a ser grande atrativo. Investimento em Mercado de Ações somente para quem tem grande conhecimento do assunto.

Ítalo: Qual sua percepção sobre o crescimento da cidade?

Alexandre: Bom Despacho está carente de um Parque Industrial, o que geraria receitas para o Município e principalmente empregos. Observo um número considerável de comércio com pouco tempo de sobrevivência.

Ítalo: Crescimento Imobiliário: bolha ou oportunidade?

Alexandre: O crescimento imobiliário no Brasil é diferente do que aconteceu nos Estados Unidos, lá a expansão do crédito ocorreu de forma desordenada com imóveis sendo oferecido em garantia de dividas de até três vezes o seu valor. Aqui no Brasil bancos públicos e privados operam de forma segura nesta carteira, com uma boa margem de segurança. Como o mercado Imobiliário está em plena expansão, mesmo com a crise,  a demanda é elevadíssima e investir em imóvel é uma boa oportunidade.

Ítalo: Como é o seu trabalho na agência?

Alexandre: Estou na cidade há exatos dois anos e nesse período tenho feito todo o possível para atender a população e as empresas em suas necessidades. Adequamos a nossa agência para um atendimento mais digno, confortável e agradável, melhoramos a segurança, os padrões da Acessibilidade, assentos para espera na filha dos caixas (uma raridade em nosso banco) terminal de Cheque expresso, postos de atendimento bancários em comércios nos bairros São Vicente, Fátima e São José e principalmente a formação de funcionários capacitados. Por regras da empresa infelizmente não permanecerei por muito tempo em Bom Despacho, mas as realizações ficarão. É o mínimo que poderia fazer a esta  cidade que tão bem me acolheu.

Rápidas e Rasteiras:

Reunião na Associação comunitária dos bairros São José e Outros: foi realizada no último dia 25/06 uma reunião muito importante na sede da associação com a presença da secretária municipal Joice Quirino, membros da secretaria e a comunidade ficando definido e aprovado a incorporação no PSF Jardim América dos moradores do lado do São José da Av. Carlos Cardoso Carvalho para cima.Também mais 3 reivindicações da Associação foram comprometidas pela secretaria diante de toda a comunidade presente:mais um médico e uma rampa de acesso para deficientes no posto São José(dentro de 30 dias) e a implantação do PSF São José até junho de 2010.Parabéns a Associação que sempre se preocupa com os problemas da comunidade e vamos ficar de olho se a secretária vai cumprir o que prometeu.

Posse no Rotary Club Bom Despacho-Arraial: tomou posse como novo presidente no último dia 30/06/2009 o companheiro Herivelton Mesquita Melo para o ano rotário 2009/2010 em substituição ao companheiro Geraldo Antônio Pereira (Geraldinho da ótica), que desenvolveu juntamente com toda sua equipe um brilhante trabalho.Ao novo presidente nossos votos de um feliz trabalho.(apesar de não participar do Rotary, explico: companheiro é a forma de tratamento entre os rotarianos).

Acessibilidade: conforme aprovado pela Câmara Municipal foi incluído dentro do PPA (Plano Plurianual que estabelece as ações governamentais para os próximos 4 anos) a acessibilidade que proporcionará melhor acesso e mais comodidade a todos os deficientes físicos.Foi muito importante nesse projeto a participação do ministério público através do promotor Dr. Luciano.Vamos agora cobrar para que sejam executadas dentro dos próximos anos as obras em nossas vias e prédios públicos.

Preço alto do leite não remunera produtor: apesar da aceleração dos preços para o consumidor, os produtores não estão satisfeitos com o preço pago, que não cobriria o custo da produção. “Eles querem que o brasileiro passe a consumir mais leite, para que o lucro venha com a escala. Com o leite nesse preço não tem jeito de o consumo aumentar”, protesta Paulino Gontijo, presidente do Sindicato Rural de Bom Despacho, no Centro Oeste do estado. Segundo ele, o custo da produção é de R$ 0,80. “O máximo que o leite deveria custar no supermercado deveria ser R$ 1,70”, aponta. Segundo levantamento do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), o consumo do produto caiu 15%, mas, este mês, os preços ainda não devem apresentar tendência de queda. Fonte: Portal Uai – Diários Associados.

Arame farpado Made in China: já está entre nós, no comércio podemos comprar produtos de empresas metalúrgicas chinesas, vamos ver se segura tão bem os animais no pasto quanto os nacionais.

A Embaré Indústrias Alimentícias de Lagoa da Prata volta a registrar aquecimento: a indústria sofreu quase 12% de queda no faturamento do primeiro trimestre, mas já registrou aumento de 20% na produção.

Trecho de música para reflexão: “Todo mundo olha para cima e sente a esperança que nós estávamos esperando. Todo mundo está feliz porque nosso silencioso medo e temor desapareceram.” (Michael Jackson – 1958-2009)

Semana que vem: vou reviver uma história muito interessante sobre goiabada e salame, se você ainda não provou, aproveite a semana para pensar sobre isso (quem sabe saborear esta iguaria). Aguardem…

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta