O clandestino nosso de cada dia

Consultando o dicionário, temos as seguintes explanações sobre as palavras clandestino e irregular:

clan.des.ti.no

adj. 1. Dir. Que não apresenta as condições de publicidade prescritas na lei. 2. Feito às escondidas.

ir.re.gu.lar

adj. m. e f. 1. Que não é regular, que não obedece às regras. 2. Contrário à regra. 3. Oposto à justiça ou à lei.

Assim, o que temos visto em situações na cidade como:

– transporte clandestino de passageiros entre Bom Despacho e Belo Horizonte por vans não credenciadas no DER-MG;

– venda de CD e DVD “piratas” ou falsificados em plena praça pública;

– vendedores ambulantes e camelôs, estabelecendo comércio irregular em qualquer ponto da cidade.

São 3 simples e evidentes exemplos de ações do nosso cotidiano, nas quais nós mesmos somos os prejudicados.

Quem acha que ao pagar mais barato por uma passagem até a capital, mesmo se o condutor deixa o passageiro no local do destino com mais segurança, está economizando, engana-se. Isso não está de acordo com a legislação que cobra das empresas de transporte intermunicipais a manterem seguro de vida aos passageiros, para a bagagem, carro reserva, condições mínimas de manutenção, motoristas treinados e uma série de outras iniciativas para preservar o consumidor.

No início do ano, em artigo aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS, comentamos sobre os vendedores ambulantes que vêm de fora da cidade para concorrerem em patamar desigual com o restante do comércio da cidade, que paga altos impostos e precisa manter um local adequado para a venda dos seus produtos. O quadro não mudou muito.

O que me preocupa é que parece à primeira vista valer a famosa Lei de Gerson, onde se você está em vantagem é melhor e mais honroso. Pense bem, o clandestino nosso de todo dia é prejudicial e a curto prazo traz conseqüências muitas vezes irreversíveis.

Se a moda pega, daqui uns dias tem gente vendendo remédio falsificado para disfunção erétil, dor de cabeça, contra a gripe suína, abortivo e ninguém faz nada. Além das autoridades municipais, cabe-nos também agir.

Denuncie: ligue para o número 181 ao ver uma situação de clandestinidade ou irregularidade, a ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Rápidas e Rasteiras:

Peça teatral made in Bom Despacho: o produtor teatral Júnior de Souza, incansável empreendedor da cultura em nossa cidade, marcou mais um golaço fora do nosso gramado. O seu grupo, Fama Produções, irá apresentar nos dias 18 a 20 de setembro a peça Amor a 2 no Teatro do Clube dos Oficiais da Polícia Militar. Quem ainda não viu a peça e se encontra em BH, terá essa oportunidade única. Vamos lá incentivar os trabalhos dos nossos conterrâneos.

Cinema de qualidade no SESC: o projeto com apoio do Centro de Arte e Cultura de BD, exibirá no domingo os filmes “Bicho de Sete Cabeças”, tema adulto e “Kiriku e a Feiticeira”, tema infantil. O primeiro, conta a história baseada em fatos reais de um jovem que é obrigado a viver em um hospício. Para quem visitou e lembra-se da antiga Febem, na saída para o povoado da Garça, as cenas do filme retratam bem como eram esses verdadeiros depósitos de gente. Para saber mais sobre os horários de exibição e próximos filmes, procure o SESC, telefone 3522-7523.

Futebol 1 – campeonato Municipal: está a todo vapor o campeonato promovido pela liga Municipal. Vale destacar o empenho do presidente da liga Tiaguinho que não vem medindo esforços para promover e resgatar essa tradição de Bom despacho.Nossos cumprimentos também aos clubes participantes e à comunidade que sempre vai a campo prestigiar seu time preferido.

Futebol 2 – final da copa Alterosa: apesar de não ter ganhado a 2ª edição da competição (o vencedor foi o CAP de Pompéu), nossa equipe bondespachense, Cristalino Futebol Clube, está de parabéns pela atuação no campeonato que finalizou no último dia 16. Estaremos acompanhando e torcendo no próximo ano.

Rotary Arraial: o jovem estudante de engenharia agrícola da Universidade de Campinas,o bondespachense Juliano foi contemplado entre milhares de concorrentes com uma bolsa de estudos patrocinada pelo Rotary Internacional e estudará por um ano na universidade de Valência na Espanha.Ele embarca no próximo dia 06 de setembro.Parabéns ao Juliano e que ele represente bem o Rotary e nosso Brasil.

APAE: nesta semana que passou foi comemorado pela APAE a semana do excepcional. O evento contou com diversas atividades visando sensibilizar a comunidade.

Comércio local recebe investimentos: Vejamos alguns exemplos: construção de centro comercial na Praça da Inconfidência, loja franqueada de doces e chocolates, colchões, abertura de filial de loja de eletrodomésticos e utilidades (com sede em BD), 2 novos bares, 2 novos restaurantes, concessionária de motos e assim caminha o empreendedorismo afastando de vez a crise financeira.

ACIBOM: vem desenvolvendo trabalho participativo junto aos comércios e indústrias da cidade, bem como com a comunidade bondespachense. Projetos que merecem destaque: melhoria do trânsito na cidade e seminário empresarial com palestras.

Entrevistas da Rádio Difusora na Internet: o comunicador Rosemberg Rodrigues, radialista bondespachense, tem gravado e exibido no seu blog as entrevistas de personalidades e políticos de nossa cidade. Vale a pena conferir no endereço http://www.bomdespacho-mg.blogspot.com.

3o Encontro de Trilheiros vai agitar a cidade: os amantes de motocas, esporte radical e pura adrenalina não podem deixar de participar do evento no dia 20 de setembro. Além disso teremos rua de lazer e 2a Maratona Metal Bike de ciclismo. Mais informações com o Deninho (celular 8817-0602).

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta