O legado para uma cidade e para centenas de famílias

 

Placa na Praça da Estação – construção inaugurada em março de 1933

 

A primeira lembrança que tenho da Polícia Militar foi quando o Tobias (amigo do meu pai), foi até nossa casa em um Fusquinha da PM e me levou para passear por Itapecerica, cidade onde morávamos em 1979. Aos poucos fui descobrindo que meu avô Benedito, meus tios (Rubens, Wilton, Wilson, Geraldo) e meu pai (Roberto) faziam parte da dileta corporação, que nesse ano completa 80 anos de existência do seu batalhão em nossa Bom Despacho. Antes era o Batalhão de Infantaria, depois Batalhão de Polícia Militar. As histórias de centenas de famílias se confundem com a história profissional e institucional de muitos comandantes e comandados.

É incontestável a contribuição que a PM deixa em nossa economia e no respeito da nossa cidade para o resto do Estado. Durante muitas gerações o comando-geral ou Estado-maior contou com filhos bondespachense para sua liderança. O nosso Colégio Tiradentes por diversas vezes foi exemplo de preparação para admissão nos cursos de formação de soldados e oficiais (até passei na prova escrita, mas eles não me quiseram por lá – sem mágoas).

 

Quando voltamos a morar em Bom Despacho no ano de 1983, passei momentos muito aprazíveis nas dependências do Batalhão. Lembro-me do Cabo Morato cuidando da piscina, do Teotônio, inspetor de alunos do Colégio Tiradentes, do Antônio Gregório caprichando na fabricação de mapas logísticos e de estratégias de defesa pública.

 

Agradeço ao Batalhão pela sua contribuição incontestável na vida de todos nós. Fica aqui o relato de uma pessoa que diretamente participou de alguns dos 80 gloriosos anos de sua existência em BD.

 

Cabe-nos respeitar esse legado e contribuir para sua continuidade em nossa Economia e vidas.

 

PS: este artigo é dedicado à minha prima Fernanda Nizato (filha da prima Valéria e neta do meu padrinho Rubens ), que recentemente colocou a nossa família na história da PM.

 

 

Rápidas e Rasteiras:

 

 

Descaso e mais descaso: a foto a seguir diz tudo, nossos governantes do Poder Executivo não se preocupam em nada com a aparência da nossa cidade. Até quando?

 

 

Foto: fachada da Prefeitura Municipal de Bom Despacho – Fotógrafo: Rosemberg

 

Churrascão de Bom Despacho: será realizado no dia 20 de agosto o primeiro Churrascão de Bom Despacho com sorteio de 01 carro e 04 motos . O evento será no Parque de Exposições coordenado pelas Lojas Maçônicas de nossa cidade. Procurem os organizadores para adquirir ingressos.

 

Rotay Club BD sob nova Diretoria: será na próxima quinta-feira, dia 14, a reunião festiva onde tomarão posse como presidente do Clube o casal Dr. Magno César da Silva e Maria Aparecida em substituição ao grande amigo José Cardoso de Mesquita e Celma.

 

Audiência  Pública de Saúde: ocorreu na última quarta-feira, dia 29, mais uma audiência onde foram apresentados dados sobre a saúde de nosso município. Apesar da pouca presença dos usuários a audiência foi muito produtiva. Além de atender uma determinação legal constitui em excelente instrumento de avaliação da prestação de serviços e dos gastos objetivando cada dia melhorar.

 

Equipe ninja: o restaurante do casal Gleice e Marco Túlio é um bom exemplo de negócio bem sucedido. Além do ambiente bacana a comida japonesa é bem feita e agrada mesmo aqueles que a desconhecem.

 

 

Marco e seus ninjas: uma equipe fora de série

 

Visita a Paracatu: segunda e terça fui a Paracatu/MG para levantar os últimos dados para minha palestra sobre a EFP, que vai acontecer no domingo às 13:30 no Batalhão. O evento será uma oficina dentro do III Festival de Inverno da Cidade. Espero te ver por lá.

 

Vitrais: em breve contaremos com a ajuda do Sr. Alberico, fotógrafo profissional, para o projeto de fotografar os vitrais de nossas igrejas. A seguir a foto de um vitral na Igreja da Matriz, a foto foi tirada com apoio do Majela da Ótica e Sr. Vicente, zelador da igreja.

 

 

 

Mega-alô da semana: vai para o grande Laender (designer gráfico e radialista)  aniversariante neste sábado.Somos amigos há muito tempo, seu profissionalismo e versatilidade se confundem com seu jeito legal e divertido de levar a vida. Parabéns pela data e muitos anos de vida!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta