Sinal da TV aberta em Bom Despacho: descaso?

Hoje em Bom Despacho são retransmitidos 9 sinais de canais de TV Aberta, ou seja, do seu aparelho televisor é possível receber a programação gratuitamente com uma antena comum. Cada cidade dispõe de uma central de antenas e aparelhos repetidores de sinal que fazem a distribuição dos vários canais existentes de TV Aberta.

Atualmente as 2 torres de retransmissão, uma localizada na COPASA (BR-262) e outra próxima ao condomínio Pica-Pau (atrás do Bairro Ana Rosa), contam os seguintes canais:

– Frequência VHF: Record (2), Band (4), Vida (5), Globo-TV União (7), SBT-Alterosa (9), TV Pará de Minas (REDEMINAS) (11), Canção Nova (13);

– Frequência UHF: Assembléia (28), REDEMINAS (41).

* entre parêntesis o número dos canais no seu aparelho televisor

Foto ilustrativa de uma estação típica repetidora – divulgação

A manutenção dos aparelhos localizados na torre do Pica-Pau é feita por empresa terceirizada. A torre da Copasa é uma iniciativa do governo do Estado e sob sua responsabilidade. Sobre a compra de equipamentos ela acontece em 2 momentos: fornecimento do aparelho que recebe o sinal e depois o aparelho que irá fazer a repetição do sinal de TV. O aparelho receptor geralmente é fornecido pela emissora e o aparelho repetidor é uma iniciativa da prefeitura.

Esquema da repetição do sinal – divulgação

Fizemos uma pesquisa bem simples e chegamos às seguintes conclusões:

– o sinal é bom (em nenhum local encontramos a condição ótimo) no Bairro Ana Rosa, Jardim dos Anjos e imediações;

– o sinal é regular no Bairro São José, Bairro de Fátima, Aeroporto e imediações

– o sinal é ruim no restante da cidade.

Em geral as pessoas optam pelo uso da antena parabólica que oferece 32 canais abertos e a programação é nacional. Algumas pessoas usam TV por assinatura. Acredita-se que apenas 30% da população assiste à TV aberta. A maior parte deles para saber sobre o Esporte estadual e as novelas da maior emissora de TV do país. Assim concluímos que divulgar produtos e serviços na TV Aberta em Bom Despacho é um péssimo negócio.

O descaso da prefeitura que teria como agir fortemente para resolver essas questões esbarra na falta da própria população não se interessar pelo assunto ou pela programação da TV Aberta. Quem fica refém de tudo isso é a população carente que não tem para onde fugir.

Fonte: pesquisa de campo, Governo de Minas, DENTEL, ANATEL

Rápidas e Rasteiras:

Rei dos hamburguers: na última segunda, dia 20, Buba e eu tivemos a grata oportunidade de comermos um calórico sanduíche preparado pela Dona Dida na lanchonete Rei do Côco. O estabelecimento fica na saída para a BR-262, na Rua do Rosário. Parabéns aos proprietários e aos funcionários pela dedicação no atendimento.

Buba e o cardápio especialmente feito para o Rei do Côco

Direcional avança no Norte do Brasil: Manaus tem 1.802.525 habitantes. Os últimos três dígitos são de mineiros levados para lá pela Direcional Engenharia, construtora de Minas que fez do Norte do País seu principal mercado. Essa é uma tarefa complicadíssima numa cidade em que construtoras de fora não conseguem ir além do segundo empreendimento. Por isso, quem chega costuma se associar a companhias locais. A Direcional, do bondespachense Ricardo Valadares, é a única forasteira na capital amazonense.

Cadê o D? será que até isso eles foi roubado e surrupiado da prefeitura de Bom Despacho?

No detalhe a frente da Prefeitura localizada na Praça da Santa Casa

Câmara Municipal: o famoso recesso parlamentar que existe em julho e final de ano é uma paralisação das reuniões ordinárias. Porém os trabalhos dos vereadores e o atendimento na Câmara continuam funcionando normalmente. Portanto se você precisar de algo pode contar que o poder legislativo estará à sua disposição.

Secretário Marco Aurélio: está sendo comentado na cidade que o secretário municipal de obras estará deixando sua pasta no início do ano. Marco Aurélio desde que chegou em nossa cidade conquistou muitas pessoas com seu jeito atencioso e sempre procurando atender dentro de suas possibilidades as reivindicações que lhe são apresentadas.

Iluminação da Praça da Matriz: nosso grande cartão postal recebeu neste final de ano mais uma bela decoração para alegrar o povo e trazer as pessoas para verem como é bela nossa Praça. Fica aqui registrado o pedido para que após as festas natalinas a população em geral, associação de bairro e Prefeitura cuidem melhor da praça e ao seu redor.

Agradecimentos: a todos aqueles que contribuíram para a minha coluna o meu muito obrigado. Saibam que não é fácil reunir informações toda semana para que possam ser publicadas no JORNAL DE NEGÓCIOS. Sem a ajuda de vocês isso não seria possível. Fica aqui o meu muito obrigado.

JORNAL DE NEGÓCIOS abaixo de zero: se a neve deixar o próximo artigo será escrito diretamente de Nova Iorque onde estarei presente para passar o Reveillon. Ontem em BH a temperatura chegou a 40º C, para quem vai viajar e encontrar -4º C, será um choque térmico e tanto.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta