CEMIG pesquisa solução de bioenergia em Martinho Campos

Fazer uso da biomassa para gerar energia tem sido uma das saídas para se aproveitar o que antes era jogado fora ou não totalmente utilizado. Em Bom Despacho funciona o maior biodigestor para dejetos de suínos do mundo, capaz de produzir o equivalente a 200 botijões de gás por dia. Outro projeto converte o esterco em energia elétrica.

A CEMIG em parceria com a ArcelorMittal BioEnergia, está investindo R$ 8 milhões em um projeto de pequisa e desenvolvimento que utiliza os gases obtidos no processo de carbonização da madeira, realizado para a produção de biorredutor (carvão vegetal). O projeto prevê o uso de uma Unidade de Produção de Energia (UPE) Buritis, localizada no município de Martinho Campos (MG), com potência de 1 MW a 2,5 MW, que aproveitará os gases do processo para gerar energia elétrica.

O projeto está no começo, com duração prevista de 36 meses de desenvolvimento. “Sob a ótica de eficiência energética, é um recurso que é perdido. Mas o processo de produção de carvão vegetal não tem outra forma de ser executado”, explica o gerente do projeto, Cláudio Homero Ferreira da Silva, da Gerência de Alternativas Energéticas da Cemig. “O protótipo será um dos mais avançados na utilização de biomassa, sendo pioneiro e ambicioso, além de elegível como mecanismo de desenvolvimento limpo, agregando ao sistema elétrico energia de fonte limpa e renovável”.

Fonte: Agência Ambiente Energia; CEMIG

Rápidas e Rasteiras:

Orçamento 2011: votado e aprovado na última reunião da Câmara Municipal o orçamento para o ano de 2011. Após ampla discussão, foram feitas emendas em conjunto que visam beneficiar entidades que prestam relevantes serviços à nossa cidade como a ABAP e a APAE que tiveram suas subvenções aumentadas pelos vereadores.

Rotary na Escola: o Programa Rotary na Escola que distribuiu esse ano mais de 400 Kits escolares coordenado pelo Rotary Club Bom Despacho-Arraial fez uma brilhante homenagem no dia 30/11/2010 em sua reunião a 2 alunos de cada escola que foram beneficiados pelo Programa por seu desempenho durante esse ano letivo.Parabéns a todos os alunos. A meta do Rotary para o próximo ano é chegar a beneficiar 500 alunos.

Natal da SSVP: será realizado no dia 17/12 o já tradicional Natal dos Assistidos da Sociedade São Vicente de Paulo. Esse ano terá o almoço no Salão São Vicente e também no pátio da Igreja de São José ambos a partir das 11:00 horas, comemorando o Natal com muita confraternização e alegria .

Suinocultura: aconteceu no dia 23 de novembro, estudantes e profissionais de Medicina Veterinária da região Centro- Oeste de Minas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura através da palestra: “PNDS, Uma realidade em Minas” ministrada pelo vice-presidente da  Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) José Arnaldo Cardoso Penna. “Compartilhar informações sobre este projeto, que tanto tem agregado ao setor suinícola, com pessoas ligadas à área são de extrema importância para conseguirmos o apoio e a multiplicação do conceito do PNDS e com isso fazermos com que a carne suína seja cada vez mais consumida” disse Penna. A palestra fez parte do I Encontro Técnico de Suinocultura da Região Centro-Oeste de Minas, que aconteceu na Faculdade Unipac de Bom Despacho e contou também com a explanação do Diretor de Marketing da  ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Fernando Barros, com o tema: Carne Suína, um negócio inexplorado . “A suinocultura brasileira é hoje referência de qualidade em todo o mundo, no entanto o desconhecimento a respeito de suas facetas dificulta o incremento do consumo desta proteína no país. Através de palestras como esta conseguimos sensibilizar consumidores e formadores de opinião objetivando o aumento do consumo” explicou o diretor da ABCS.

CEASF: o Clube de Engenheiros e Arquitetos do Alto São Francisco convida todos os seus associados a participarem de uma reunião no dia 07 de dezembro, a partir das 20 hs, no Restaurante Varandas (Rua da Olaria). No encontro os participantes irão discutir o plano diretor da entidade e em seguida jantar em comemoração ao Dia do Engenheiro.

Iniciativas de proteção ao meio-ambiente: os alunos, Cleudes, Kênia, João Paulo, Isabela, e Matheus,  todos do 4° período de engenharia Ambiental da UNIPAC, apresentaram no último dia 18 o projeto da FEAM (Minas sem Lixões) em Palestra para 100 pessoas no prédio da UNIPAC,  com o objetivo de erradicar os lixões a céu aberto em Minas Gerais e principalmente em nossa região. No dia 21, em Moema, alunos da Escola Santa Clara (Lagoa da Prata/MG), repartiram mudas de várias espécies de árvores na Praça. São ações simples e eficazes para melhorar nossa qualidade de vida.

Foto: alunos e moradores de Moema recebendo mudas de plantas

Compras de Natal: os comerciantes já preparam suas vitrines, a expectativa é muito positiva e todos aguardam um ano com recordes de vendas. Não deixe de prestigiar o comércio de Bom Despacho, compre em nossa cidade aquele presente que fará uma pessoa feliz.

Alô da semana: grande abraço para o João Pedro Ferraz Araújo, estudante do Colégio Tiradentes e admirador de bicicross. João fez aniversário no último dia 22 de novembro.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta